Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/UFCG/CFP
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
AÇÃO: PROCESSO DE EROSÃO E DESERTIFICAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA
A ação intitulada Processo de Erosão e Desertificação no Estado
da Paraíba, foi desenvolvida na turma do 9° ano A da E.M.E.I.F. Cecília Estolano
Meireles. Ela ocorreu em dois encontros, sendo o último ocorrido em dois
momentos, que foram na sala de aula e em um estudo de campo.
Nesta perspectiva, tivemos como objetivo geral
apresentar para os educandos como se dá o processo de erosão e desertificação
no Estado da Paraíba e, como o ser humano pode atuar sobre estes fazendo com
que esse fenômeno seja acelerado. A partir destes, expomos os seguintes
objetivos específicos da referente ação: conceitos (erosão e desertificação);
causas e consequências desses fenômenos no solo; áreas afetadas pela
desertificação na Paraíba e no mundo e a importância da vegetação para a
proteção do solo.
No primeiro encontro fizemos uso de uma aula expositiva e dialogada
usando imagens e mapas impressos sobre a temática
trabalhada. Neste encontro, fizemos a abordagem teórica mostrando as
causas e consequências da erosão e desertificação no mundo e no Estado da Paraíba
e, as possíveis propostas do que se poderia fazer para tentar amenizar estes
impactos..
Partimos sempre de indagações aos discentes, aproximando o conteúdo
com a realidade dos mesmos. Alguns alunos elencaram
já ter visto áreas de desertificação e erosão, bem comum em nossa região, onde
a mesma é cenário de devastação da vegetação.
Abordagem teórica sobre os processos de Erosão e Desertificação |
Já
no primeiro momento do segundo encontro desta ação, levamos para sala de aula
duas garrafas cortadas, onde em uma delas continham apenas terra e na outra
terra com a sua superfície coberta por vegetação. Tínhamos a finalidade de
fazermos uma pequena representação do que possivelmente ocorre com uma área
onde temos vegetação e em uma área sem a presença da cobertura vegetal.
A partir deste experimento chamamos a atenção
dos alunos para que observassem a quantidade de terra que era perdida quando
adicionávamos água, representado a chuva, na garrafa onde continha apenas terra
desnuda a quantidade de material que era perdido em relação a garrafa que
continha terra e vegetação era bem maior. A partir deste, expomos umas das
funções que a vegetação tem, e a sua importância de ser preservada.
Demonstração de como ocorre os processos erosivos |
Demonstração de como ocorre os processos erosivos |
Na segunda parte deste encontro, fomos para uma aula prática, indo a
campo com os alunos para que tivessem noção de como é que esses fenômenos
realmente acontecem. Então, saímos da escola e partimos em direção Loteamento
Colorado localizado na cidade de Cajazeiras. Neste loteamento é bastante
perceptível os processos erosivos no solo, assim como é possível no mesmo
comparar áreas com a presença de vegetação e desnudas.
Mostramos áreas que estavam mais susceptíveis a perderem material
(solo) e possíveis áreas que poderiam recebe-los. Enfatizamos o desmatamento da
área como sendo um fator determinante para que esse processo erosivo fosse
acelerado, e consequentemente o solo deste local sendo degradado diariamente
pelos fatores naturais e sociais viria originar outro fenômeno, a
desertificação.
Aula de campo no Loteamento Colorado |
Após a análise e discussão sobre essas áreas e os processos que
ocorreram e acontecem atualmente, finalizamos a ação com uma reflexão ainda em
campo, sobre nossa realidade local mediante
ser uma área suscetível a desertificação, assim como acerca as atividades
desenvolvidas durante a ação.
Ao longo do desenvolvimento da referente ação, podemos observar que a
mesma trouxe resultados significativos na turma com a qual trabalhamos. Através
dessa temática mostramos para os alunos e a professora supervisora a
importância de se trabalhar esse assunto já que nossa região está inserida
nesse contexto, observado no nosso dia-dia. Identificamos no discorrer dessa
temática que alguns alunos tinham um certo conhecimento acerca de alguns tipos
de erosão, onde foram bastante participativos durante as aulas, tanto em sala
quanto em campo.