segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Desenvolvimento da 3º ação: O uso de drogas na adolescência e suas consequências . E.M.E.I.F. Cecilia Estolano Meireles

 AÇÃO: O uso de drogas na adolescência e suas consequências


          A terceira ação tem como tema, O uso de drogas na adolescência, realizada com a turma dos alunos do 8º ano A da referida escola, constituída exclusivamente por adolescentes de faixa etária entre 13 e 15 anos. Considerando o público alvo, torna-se necessário trabalhar esse tema no contexto escolar, uma vez que é nessa faixa etária onde geralmente ocorrem os primeiros contatos com as drogas e tais discussões ainda apresentam-se escassas. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi sensibilizar os alunos a cerca das conseqüências físicas e sociais do uso das drogas, a partir disso, definimos os seguintes objetivos específicos: apresentar o conceito de drogas e os diferentes tipos; desenvolver o conhecimento crítico dos alunos em relação ao uso de drogas; discutir as conseqüências que o uso de drogas ocasiona para a saúde física e mental.  

Primeiro encontro

Iniciamos a partir da exibição de um vídeo, na qual tratava de uma reportagem do “Jornal Hoje” onde abordava sobre o reencontro de uma filha com sua mãe, que era uma usuária de drogas.
            



Segundo encontro

Para o segundo encontro levamos um texto, intitulado “Carta do Viciado”, que descreve o arrependimento de um jovem que entrou no mundo das drogas, demonstrando as conseqüências que o mundo das drogas trouxe para sua vida. Assim, buscamos por meio desse texto, sensibilizar os alunos, levando-os a refletir sobre os problemas que as drogas podem acarretar.    


Terceiro  e quarto encontro
No terceiro e quarto encontro, propomos a confecção de cartazes, para expressarem suas percepções sobre as drogas. Foi muito interessante esse momento, pois eles utilizaram da criatividade para se expressarem por meio dos cartazes, e aqueles que não se pronunciaram durante as conversas nas salas de aulas, tiveram um ótimo desempenho nessa atividade. 

Produção dos cartazes







Cartazes produzidos pelos alunos





                




sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Apresentação dos resultados do diagnostico e das ações realizadas na E.M.E.F.E.I Cecília Estolano Meireles

      Esta apresentação tinha como principal objetivo mostrar para o corpo docente e administrativo da escola, os resultados obtidos através do diagnostico e das ações  realizadas na Escola Cecília Estolano Meireles. O diagnostico trazia informações importantes acerca dos alunos desta escola como também, sobre a comunidade que vive em torno da mesma. Partindo desse objetivo, utilizamos este momento também para apresentar aos docentes da escola o que vem a ser o PIBID, a importância deste tanto para a escola e alunos dos cursos de licenciatura, o subprojeto de geografia da UFCG o qual atuamos e por fim, as ações já desenvolvidas na escola até o momento.
       
                                                                                                                          
                             
                                         



                                                                                                                   


sábado, 3 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS NO VI ENCONTRO DO PIBID


EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES CONTRUIDAS PELOS ALUNOS DO 6º A E B DA E.M.E.I.F. CECILIA ESTOLANO MEIRELES E DAS LIXEIRAS DE COLETA SELETIVA CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 8º A DA MESMA ESCOLA





APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO VI ENCONTRO DO PIBID


EQUIPE DA E.M. E.I.F. CECILIA ESTOLANO MEIRELES





EQUIPE DA E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COÊLHO




VI ENCONTRO DO PIBID UFCG - CAJAZEIRAS-PB

VI ENCONTRO DO PIBID UFCG
Impactos e perspectivas políticas na formação e atuação docente
01 a 02 de outubro de 2015- Cajazeiras - PB


Dia 01 de outubro iniciamos nosso grande encontro do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Campus Cajazeiras, onde tivemos a participação de todos os sub-projetos dos campus de Campina Grande, Cuité, Patos e Sumé.