sábado, 20 de agosto de 2016

A importância da Cartografia no ensino de Geografia e suas aplicabilidades no dia-a-dia



         A importância da Cartografia no ensino de Geografia e suas aplicabilidades no dia-a-dia foi uma ação desenvolvida na E.M.E.I.F. Cecília  Estolano Meireles no 8 ano A do Ensino Fundamental II. O nosso objetivo geral era apresentar para os discentes a importância da Cartografia para a Geografia e sua aplicação no dia-a-dia. Esta ação foi realizada em quatro semanas, ocorrendo em quatro encontros.
       No primeiro encontro foi feito uma discussão com os alunos a respeito da temática, destacando a importância da cartografia no ensino de Geografia, questionando os alunos e buscando ouvir seus conhecimentos prévios sobre o uso da cartografia no seu cotidiano. Realizamos ainda uma abordagem sobre a trajetória histórica do uso dos mapas; apresentamos os tipos de projeções e enfocamos sobre a importância da rosa dos ventos.



       No segundo encontro da ação demos continuidade à explanação teoria do tema. Nesse momento foi trabalhado junto aos alunos sobre os movimentos da Terra, suas influências e suas conseqüências, enfocando também sobre as coordenadas geográficas. Nesse encontro abrimos um diálogo com a turma buscando contextualizar o conteúdo apresentado com a realidade dos mesmos, bem como as aplicações dos conhecimentos cartográficos na vivência dos alunos.

                                     

                                      

         No terceiro encontro, para dar continuidade a ação, pensamos em construir junto com os alunos um planisfério para ser utilizado como recurso didático nas aulas de Geografia. Para tanto, utilizamos a figura de um mapa mundi e colamos numa base de isopor, e em seguida traçamos as linhas referentes aos paralelos e meridianos utilizando-se de linhas de crochê e por fim utilizamos alfinetes para localização dos pontos da superfície terrestre.

                                         

      No quarto encontro finalizamos a ação com uma aula prática utilizando o planisfério. Para dinamizar a aula, sugerimos uma gincana, na qual dividimos a turma em quatro equipes, em seguida selecionamos alguns pontos estratégicos e entregamos aos alunos as medidas em graus dos paralelos e meridianos para localizarem tais pontos no planisfério.

                                      
                                      
                                       

       Através dessa temática proporcionamos para os alunos e a professora supervisora, uma retomada dos conteúdos referentes a cartografia, revisando alguns assuntos a fim de mostrar para os alunos, a importância de estudar sobre tal temática. Quando apresentamos a temática percebemos que os alunos rejeitaram um pouco a ideia por ser um assunto que já haviam trabalhado nas séries anteriores, no entanto ao utilizarmos a produção do planisfério, observamos a satisfação dos educandos ao perceber que podemos aprender cartografia de forma prazerosa e brincando, relacionando os conteúdos com a realidade que os mesmos estão inseridos. 
                                                          

sexta-feira, 27 de maio de 2016

1ª ação de 2016: Aedes aegypti: Problema meu e seu! E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO




       
 





     Aedes aegypti: Problema meu e seu! Foi a 1ª ação de 2016 desenvolvida na E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO. Tendo em vista a epidemia das doenças transmitida pelo mosquito. Esta foi realizada com os alunos do 8° B, sendo executada em dois encontros. O objetivo desta  é discutir os problemas causados pelo mosquito; Destacar as formas de proliferação do mosquito; Apontar as formas de prevenção da criação das larvas; Elencar as novas doenças transmitidas pelo mosquito: Chikungunya e Zika Vírus. Ao final da apresentação abrimos uma discussão com o alunado e foi bastante proveitoso e participativo, os alunos contaram casos das doenças que já havia atingindo eles mesmo ou alguém próximo a eles.

 



No primeiro encontro realizamos a apresentação do mosquito, elencando desde seu surgimento até o estágio em que se encontra nos dias de hoje, abordando seu ciclo de vida, mutações e adaptações. Apresentamos também as doenças transmitidas pelo mosquito zika, dengue, e febre Chikungunya e ainda as doenças resultantes como a suspeita de microcefalia e síndrome de Guillain-Barré. 

 













No segundo encontro propomos a construção de cartazes pelos próprios alunos com frases, desenhos e ilustrações que chamassem a atenção de toda a comunidade escolar a cerca do problema. Foi uma atividade bastante produtiva que contou com a participação de todos os alunos da sala, divididos em equipes e cada uma produzia seu cartaz, utilizando diversificados materiais e com auxilio da tecnologia para pesquisar novas informações.







     








  Através desta ação enfatizamos ainda mais o perigo a respeito dos problemas e doenças  causados pelo mosquito Aedes aegypti. o segredo é não deixar o mosquito nascer e destrui-lo ainda enquanto ovo. se todos nós fizermos nossa parte e ainda alertar aos vizinhos e parentes para fazer a sua venceremos. Além de levar esta preocupação pra escola ambiente de convivo e preciso que seja aplicado todo conhecimento e informações na nossa própria casa. 
 






quinta-feira, 21 de abril de 2016

4ª AÇÃO DESENVOLVIDA NA E.M.E.I.F. CECÍLIA ESTOLANO MEIRELES



A Multiculturalidade Musical Presente na Escola 



       A Multiculturalidade Musical Presente na Escola foi a temática abordada na 4ª ação desenvolvida na E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles. Esta foi realizada com os alunos do 9° B, sendo executada em quatro encontros. O objetivo de abordar essa temática dentro da escola surge através da necessidade de combater situações de bullying e preconceito.
         No primeiro encontro realizamos a apresentação da diversidade cultural do Brasil. Iniciamos a aula com um vídeo contendo a letra da música Inclassificáveis de Arnaldo Antunes.  Após a exibição do vídeo questionamos aos alunos do que se tratava a música e a mensagem que o Arnaldo Antunes transmitia. Diante do diálogo eles reconheceram que a música apresenta a matriz formadora do povo brasileiro no qual representa um dos fatores responsáveis pela grande diversidade humana e cultural no nosso país.  Em seguida, apresentamos a diversidade cultural no Brasil, utilizando imagens em slides. Contudo só foi possível neste encontro, abordar a diversidade musical no Brasil.


     No segundo encontro continuamos com a apresentação da diversidade cultural brasileira onde abordamos os seguintes elementos culturais: Dança, Lendas Folclóricas, Comidas, Esportes, Artes e Pinturas, Literatura e entre outros elementos que fazem parte da nossa cultura. Finalizando esta parte, introduzimos a parte mais teórica e aprofunda do conteúdo, no qual consistia na definição de cultura, multiculturalismo, os tipos de cultura, a importância de estudar sobre a cultura e como surge a mesma.

        Para o terceiro encontro propomos a construção do mural “Minha Cultura é”.  No mural continha informações individuais de cada aluno no que se refere aos elementos que faz parte de sua cultura tais como: Esporte que gosta ou prática, Gênero musical e dança que tem maior afinidade, Religião que pertence e Literatura que gosta de ler. O objetivo da construção deste mural era para que eles percebessem que a diversidade cultural existe em todos os espaços e até mesmo na escola.


                                         
    
    
                                            
        Por fim, no quarto encontro realizamos uma gincana musical com a turma. Dividimos a sala em duas equipes e levamos 15 músicas brasileiras de gêneros diferentes. Ganhava a equipe que acertasse mais quais seriam o gênero musical que cada música selecionada fazia parte. Após a gincana encerramos nossa ação com realização de uma reflexão acerca da nova concepção que os alunos passaram a ter sobre as culturas presente na escola.




                                     
 
                                    





quinta-feira, 3 de março de 2016

MANIFESTAÇÃO NA UFCG/CFP EM APOIO A MOBILIZAÇÃO NACIONAL CONTRA OS CORTES NO PIBID.

O  PIBID- Subprojeto Geografia  participou da manifestação ocorrida na UFCG/CFP em apoio a mobilização nacional, realizada em 24/02/16,  contra os cortes no PIBID  e em especial contra os cortes das bolsas dos bolsistas que completaria 24 meses.


Mobilização na UFCG/CFP com a participação de todos os subprojetos do PIBID do campus.
Integrantes do PIBID- Subprojeto Geografia
  Aluna bolsista do PIBID- Subprojeto Geografia
 
Participação da professora coordenadora do PIBID- Subprojeto Geografia
  Aluno bolsista do PIBID- Subprojeto Geografia.




Depoimento de alguns alunos bolsistas  do PIBID-Subprojeto Geografia durante a mobilização



Juntos somos uma força maior!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Desenvolvimento da 3º ação: O uso de drogas na adolescência e suas consequências . E.M.E.I.F. Cecilia Estolano Meireles

 AÇÃO: O uso de drogas na adolescência e suas consequências


          A terceira ação tem como tema, O uso de drogas na adolescência, realizada com a turma dos alunos do 8º ano A da referida escola, constituída exclusivamente por adolescentes de faixa etária entre 13 e 15 anos. Considerando o público alvo, torna-se necessário trabalhar esse tema no contexto escolar, uma vez que é nessa faixa etária onde geralmente ocorrem os primeiros contatos com as drogas e tais discussões ainda apresentam-se escassas. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi sensibilizar os alunos a cerca das conseqüências físicas e sociais do uso das drogas, a partir disso, definimos os seguintes objetivos específicos: apresentar o conceito de drogas e os diferentes tipos; desenvolver o conhecimento crítico dos alunos em relação ao uso de drogas; discutir as conseqüências que o uso de drogas ocasiona para a saúde física e mental.  

Primeiro encontro

Iniciamos a partir da exibição de um vídeo, na qual tratava de uma reportagem do “Jornal Hoje” onde abordava sobre o reencontro de uma filha com sua mãe, que era uma usuária de drogas.
            



Segundo encontro

Para o segundo encontro levamos um texto, intitulado “Carta do Viciado”, que descreve o arrependimento de um jovem que entrou no mundo das drogas, demonstrando as conseqüências que o mundo das drogas trouxe para sua vida. Assim, buscamos por meio desse texto, sensibilizar os alunos, levando-os a refletir sobre os problemas que as drogas podem acarretar.    


Terceiro  e quarto encontro
No terceiro e quarto encontro, propomos a confecção de cartazes, para expressarem suas percepções sobre as drogas. Foi muito interessante esse momento, pois eles utilizaram da criatividade para se expressarem por meio dos cartazes, e aqueles que não se pronunciaram durante as conversas nas salas de aulas, tiveram um ótimo desempenho nessa atividade. 

Produção dos cartazes







Cartazes produzidos pelos alunos





                




sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Apresentação dos resultados do diagnostico e das ações realizadas na E.M.E.F.E.I Cecília Estolano Meireles

      Esta apresentação tinha como principal objetivo mostrar para o corpo docente e administrativo da escola, os resultados obtidos através do diagnostico e das ações  realizadas na Escola Cecília Estolano Meireles. O diagnostico trazia informações importantes acerca dos alunos desta escola como também, sobre a comunidade que vive em torno da mesma. Partindo desse objetivo, utilizamos este momento também para apresentar aos docentes da escola o que vem a ser o PIBID, a importância deste tanto para a escola e alunos dos cursos de licenciatura, o subprojeto de geografia da UFCG o qual atuamos e por fim, as ações já desenvolvidas na escola até o momento.