sexta-feira, 1 de maio de 2020



Semana de 01 a 05/10/2018 - EMEIEF MATIAS DUARTE ROLIM

No dia primeiro de outubro de dois mil e dezoito foi à primeira aula ministrada pelas alunas do PIBID no 7° Ano da E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim. Devido alguns problemas com o transporte, chegamos as 13hrs30min na referida escola.
Ao chegarmos à Escola, nos direcionamos para a sala do 7° Ano, uma vez que o Professor Odair já tinha dado as notas do bimestre e logo após iniciamos. A temática tratada foi uma breve revisão sobre a organização econômica da Região Nordeste, sendo que a cada ponto explicado utilizamos como auxilio mapas mudos da região citada acima.
Trabalhamos esse mapa para que os alunos conseguissem identificar no mapa regiões na qual ocorre maior e menor índice de turismo no Nordeste. Quais indústrias que se concentra em alguns Estados da região. Busquemos essas atividades para fazer com que os alunos assimilem os estudos dados com a prática dos mapas.

É de extrema importância que os alunos comecem a se familiarizar com os mapas, saber localizar os Estados e descobrir curiosidades sobre o mesmo. Tendo fim essas atividades os alunos se dirigiram a sala de vídeo onde assistiram um documentário sobre o Nordeste como encerramento dessa unidade. No próximo bimestre será estudado o Centro-Oeste. Na qual já ficou uma atividade para casa, pesquisar curiosidades sobre a Região
            É de extrema importância que os alunos comecem a ter um primeiro contato com os mapas, saber localizar os Estados e descobrir algumas curiosidades sobre os mesmos. Após finalizar as atividades propostas, os alunos se dirigiram a sala de vídeo onde assistiram um documentário sobre o Nordeste como encerramento da unidade. Dessa maneira, no próximo bimestre será estudado a região Centro-Oeste.
Fonte: Arquivo PIBID: 2018.


03 de Outubro de 2018

Ocorreu a primeira aula na escola EMEIEF Matias Duarte Rolim ministradas pelos bolsistas Camila Saraiva Lacerda, Jonathan Almeida de Araujo e Wanessa Silva de França. A primeira aula a ser ministrada foi no 9° ano com o assunto “Globalização” pelo integrante Jonathan Alves. A sua dupla Maria Rodrigues Monteiro veio a se ausentar por conta de saúde. A segunda aula a ser ministrada foi no 6° ano com a dupla Camila Saraiva Lacerda e Wanessa Silva de França com o assunto “As relações entre a natureza e a sociedade nas paisagens”. Na aula ministrada foi elaborado desenhos e mapa sobre o assunto, como também desenhos elaborados pelos alunos sobre o assunto. A aula foi tranqüila, no entanto, alguns alunos sentem dificuldade em realizar tarefas e outros de comportamento.


Fonte: Acervo do PIBID, 2018



Mesmo assim, a aula foi dirigida de forma produtiva, os alunos colaboraram com o desenvolvimento da aula ao opinarem e se mostraram significativamente interessados a fazer uma pequena tarefa escrita. Neste dia, foi verificado alguns livros de Geografia para a catalogação.

Enviamos texto pelo whatsapp para interagir com os educandos por outras vias possíveis de educar e comunicar:

O FERNANDO HORTA ESCREVEU DESENHANDO


"Quando você tiver sido molestada ou estuprada e ninguém estiver ao seu lado, sabe quem vai lutar ao teu lado? As feministas aquelas esquerdopatas.
Quando você for demitido sem direitos e sem receber absolutamente nada para que possa sustentar sua família, sabe quem vai te defender? Os trabalhistas, aqueles esquerdopatas.
Quando você sofrer violência policial, for agredido intimidado, sequestrado... Sabe quem vai te ouvir, acolher e ajudar nesta luta? Os defensores dos direitos humanos, aqueles esquerdopatas.
Quando tirarem de você as escolas públicas ou a oportunidade de um ensino superior gratuito e de qualidade, sabe quem vai estar lá fazendo greve e apanhando da PM pelos teus direitos? Os professores, aqueles esquerdopatas.
Quando passarem a te servir comida transgênica sem pesquisas suficientes e inundadas de agrotóxicos, sabem quem está lá para te defender e lutar pela tua saúde alimentar? O MST, aqueles esquerdopatas.
Quando os juros forem tão altos e os salários tão baixos que você tenha perdido a dignidade social, sabe quem estará lá em greves, piquetes, estudos contrapondo os absurdos? Os partidos de esquerda, obviamente esquerdopatas...
Quando você estiver sendo agredido ou prejudicado em função do Deus que você ora, sabe quem estará lá ao seu lado encarando os fundamentalistas? Os ateus e defensores do estado laico, aqueles esquerdopatas.
Quando você estiver sem forças para negociar aumento de salário ou melhorias necessárias para o teu trabalho, sabe quem estará lá na linha de frente tomando bomba e gás na cara? O sindicalistas, aqueles esquerdopatas.
Quando você não acreditar que o governo, o judiciário o legislativo estejam retirando teus direitos, tua aposentadoria e vendendo as riquezas do teu país, sabe quem estará lá votando contra, xingando, travando votação e etc.? Os partidos de esquerda, cheios de esquerdopatas.
Enquanto isto sabe onde estão o teu deputado defensor da "família", o teu pastor defensor de "cristo", o teu senador defensor da "liberdade" ou o teu ídolo defensor do "livre mercado"? Estão em casa descansando, aproveitando o dinheiro que ganharam defendendo os que eram contra ti e prometendo continuar te entregando em troca de mais dinheiro e poder.
" Esquerdopatas" são como as mãos, os pés ou qualquer outro membro que você só sente falta quando perde. E este é o momento em que todos estamos perdendo. Pense."

3 de Outubro de 2018,

"Quando você tiver sido molestada ou estuprada e ninguém estiver ao seu lado, sabe quem vai lutar ao teu lado? As feministas aquelas esquerdopatas.
Quando você for demitido sem direitos e sem receber absolutamente nada para que possa sustentar sua família, sabe quem vai te defender? Os trabalhistas, aqueles esquerdopatas.
Quando você sofrer violência policial, for agredido intimidado, sequestrado... Sabe quem vai te ouvir, acolher e ajudar nesta luta? Os defensores dos direitos humanos, aqueles esquerdopatas.
Quando tirarem de você as escolas públicas ou a oportunidade de um ensino superior gratuito e de qualidade, sabe quem vai estar lá fazendo greve e apanhando da PM pelos teus direitos? Os professores, aqueles esquerdopatas.
Quando passarem a te servir comida transgênica sem pesquisas suficientes e inundadas de agrotóxicos, sabem quem está lá para te defender e lutar pela tua saúde alimentar? O MST, aqueles esquerdopatas.
Quando os juros forem tão altos e os salários tão baixos que você tenha perdido a dignidade social, sabe quem estará lá em greves, piquetes, estudos contrapondo os absurdos? Os partidos de esquerda, obviamente esquerdopatas...
Quando você estiver sendo agredido ou prejudicado em função do Deus que você ora, sabe quem estará lá ao seu lado encarando os fundamentalistas? Os ateus e defensores do estado laico, aqueles esquerdopatas.
Quando você estiver sem forças para negociar aumento de salário ou melhorias necessárias para o teu trabalho, sabe quem estará lá na linha de frente tomando bomba e gás na cara? O sindicalistas, aqueles esquerdopatas.
Quando você não acreditar que o governo, o judiciário o legislativo estejam retirando teus direitos, tua aposentadoria e vendendo as riquezas do teu país, sabe quem estará lá votando contra, xingando, travando votação e etc.? Os partidos de esquerda, cheios de esquerdopatas.
Enquanto isto sabe onde estão o teu deputado defensor da "família", o teu pastor defensor de "cristo", o teu senador defensor da "liberdade" ou o teu ídolo defensor do "livre mercado"? Estão em casa descansando, aproveitando o dinheiro que ganharam defendendo os que eram contra ti e prometendo continuar te entregando em troca de mais dinheiro e poder.
" Esquerdopatas" são como as mãos, os pés ou qualquer outro membro que você só sente falta quando perde. E este é o momento em que todos estamos perdendo. Pense."



5 de Outubro de 2018,


Exibição de vídeo sobre a análise da desigualdade social no pais e a centralização da classe dominante esmagando a classe trabalhadora.

O vídeo retrata sobre uma corrida que expõe a vida real. O mediador da conversa entre os participantes sempre davam passos para frente a cada pergunta que ele fazia. De acordo com os passos dados, participantes ficavam para trás e outros disparavam na frente na corrida da vida. As perguntas por ele expostas eram:

·         Dois passos a frente aquelas pessoas que não precisaram se preocupar com as 3 refeições diárias;

·         Dois passos a frente para aqueles que estudaram em escola particular a vida toda;

·         Dois passos a frente quem nunca precisou ajudar os pais com as contas de casa;

·         Dois passos a frente quem não teve preocupação de não ter um lugar onde morar;

·         Dois passos a frente quem nunca precisou de ajuda, auxilio ou qualquer tipo de beneficio do governo.

O mediador coloca que essa corrida que a posição e o lugar onde essas pessoas nasceram os colocaram bem mais próximos a linha de chegada do que os colegas que estão atrás. O mediador diz que um bom governo pode diminuir as desigualdades e começar a fazer referencia aos benefícios que o governo propõe pra aqueles de classe baixa, os colocando perto dos demais corredores e alcançando o mesmo lugar. O mediador começa a colocar os benefícios, ProUni; Fies; cotas raciais e sociais para entrar na faculdade; Programa minha casa minha vida; programa Fome Zero e Bolsa Família. O resultado da corrida é que um governo que trabalha pensando nas pessoas diminui a desigualdade do pais e beneficia as pessoas que não tem condições vencerem na vida.



Estudo do Meio na Escola N Sra do Carmo - Bananeiras - PB - 27   de Setembro de 2018


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID realizou uma experiência nova na Escola Nossa Senhora do Carmo. Esta experiência remonta sobre uma nova forma de ver a escola a partir do ensino transformador da Escola da Ponte. Chegamos ao local às 9h30min no município de Bananeiras. Em princípio fomos bem recebidos e já de início nos deparamos com algo novo. O pátio cheio de crianças e adolescentes se organizando para hora do relaxamento. À hora do relaxamento é um momento na qual todos os alunos escutam músicas instrumentais para retornarem as atividades. Os professores/tutores ficavam perto de seus alunos e levantam o dedo em sinal de silêncio e obedecido no mesmo instante pelos alunos. Os espaços ocupados pelos estudantes são amplos, onde é possível perceber a interação entre os alunos. A escola é pautada em um ensino inovador e transformador. As aulas dos estudantes ocorrem em grupos e o roteiro das aulas é elaborado por eles mesmo, além de realizarem aula de campo e pesquisas. As salas comportam no máximo 20 alunos e em cada porta da sala tem um nome diferente sobre alguém importante na história. A avaliação dos alunos é feita de 15 em 15 dias. Na escola, os alunos confeccionam um  portfólio onde mencionam suas metas e avaliações. Nesta escola apenas dois alunos foram expulsos e atualmente a escola comporta 183 alunos. Para ser concluinte, é preciso ter 90% dos conteúdos estudados. O nível de escolaridade é do Fundamental I e II. O uso do livro didático pelos alunos é apenas para pesquisa. A escola é filantrópica, ou seja, vivi de doações e os funcionários recebem a mesma quantidade de salário. Depois de termos conhecido a escola nós almoçamos. O prato era: estrogonofe, arroz, feijão com cuscuz, salada de alface e tomate, abacaxi e suco de goiaba. No entanto o aviso de NÃO DESPERDICE deixava claro a mentalidade de colocar no prato o suficiente. Desde a cozinha e os outros departamentos tudo funciona perfeitamente.

Estudo do meio na Escola Nossa Senhora do Carmo - Bananeiras - PB

Esse estudo teve como base conhecer um pouco mais sobre esta instituição. Formas diferenciadas e fora dos “padrões tradicionalistas” de ensino, o modo como às crianças agem e se comportam e os métodos de ensino e aprendizagem, como também a importância e autonomia que as crianças têm dentro da instituição.
Um dos padrões na qual ela não segue é sua forma estrutural, segundo (PACHECO, José.2004, p.62), “A Escola da Ponte é uma escola de área aberta construída por vontade dos professores, onde não foram erguidos muros nos lugares em que os arquitetos derrubaram as paredes”.
Desse modo todo o edifício desse método de ensino é arquitetado sem barreiras, como dito um lugar aberto. Porém a instituição de Nossa Senhora do Carmo ainda não está totalmente nesses padrões devido a investimentos e condições financeiras.
A instituição não está totalmente adequada aos métodos de ensino, possuindo ainda paredes e divisões, as estruturas ainda são de formas tradicionais, com divisórias de salas isso devido que o prédio não é patrimônio próprio, é das irmãs Carmelos, o espaço é apenas cedido. Os administradores possui um Sonho de ampliar, na qual já foi feito um planejamento com os funcionários, pais, mães, alunos e desenharam a instituição na forma pedagógica da escola, com todos os desejos internos e externos da mesma.
Como dita PACHECO, José. 2004 p.62, “Nesta escola não há salas de aulas e não há aulas”. A escola ela não é dividida por series e sim por núcleos. Não possui professores e sim tutores. Cada tutor trabalha em média 17 alunos. Tem alunos da Nucleação 1- alunos infantis; Nucleação 2- é no que tradicionalmente atende o primeiro e segundo ano; Nucleação 3- são no que tradicionalmente atende ao terceiro e quarto ano juntos; Nucleação 4- do quinto ao nono juntos.
Não há divisão entre os alunos, eles possuem tutores que auxiliam e orienta-os, logo após eles vão estudar e pesquisar sem tutor. Ocorre nesse modo à autonomia dos mesmos, não necessita de um professor em uma sala para que eles estudem, eles buscam os conhecimentos por vontade e instigação própria.
Observamos a autonomia das crianças de diversos modos na escola, primeiramente a como citado elas participam das tomadas de decisões, como os desejos de como será a escola. Podemos citar o modo como se resolve os conflitos internos.
Em vista de problemas com celulares na escola, onde estava ocorrendo o uso indevido, então foi feita uma assembleia com todos os alunos onde todos combinaram de não usarem celulares. A escola disponibiliza internet, equipamentos que estão acessíveis para todos os alunos quando precisar realizar pesquisas.
Outro ponto interessante é a forma de realizar seus estudos, todos os alunos possuem um portfólio. Este portfolio contém assuntos e temas a serem pesquisados e estudados. Antes de montarem um eles tem uma lista de interesses na qual juntamente com o seu tutor decidirá os temas e as curiosidades a serem trabalhadas quinzenalmente.
Os tutores levam os conteúdos com base nos temas para cada aluno. No final da quinzena tem a parte da avaliação do aluno sobre a aprendizagem adquirida, a avaliação do professor e também a avaliação dos pais nas perspectivas dos alunos. No final do período tem a tutoria, onde o professor registra o roteiro e todo um parecer sobre o que trabalhado.
Há na escola um quadro de autoajuda, onde os alunos escrevem qual assunto precisa de ajuda, e os especialistas marcam a data e o horário que pode se reunir. Possui especialista em todas as áreas, Matemática, Português, Geografia e as demais.




QUADRO DE AUTOAJUDA

A escola tem como prioridade de atender os alunos do campo, quem é baixa renda e está em questão de vulnerabilidade. Se essas vagas forem atingidas abre-se oportunidades para as demais crianças da zona urbana.
Todos os membros que trabalham são voluntários, porém todos os recursos adquiridos são divididos igualmente entre os membros da escola.
As despesas das escolas são divididas entre os pais dos alunos: água, luz, internet, gás. Se junta todas as despesas e divide entre as famílias. Atualmente a escola acolhe crianças de aproximadamente 209 famílias. As crianças também trazem a partilha do mês na merenda, onde um traz um pacote de bolacha, de biscoito, macarrão. Nesse processo de partilha a prefeitura ajuda em uma parte mínima.
A instituição possui também convênios com empresas como A Doce Mel, que exporta fruta. A diretora que mora em João Pessoa vai até Mamanguape, pega as frutas e trás para a escola.
A escola quebra padrões, ela busca o que os alunos de muitas escolas não têm como prioridade, que é o pensar da autonomia. Nessa escola é trabalhada a autonomia de pesquisar, buscar conhecimento. Nessa pratica pedagógica os alunos escolhem o que desejam estudar juntamente com seus tutores, eles se reúnem em grupos para pesquisar, sempre ocorrendo essa interação dos membros.
Em meio às observações é notória a independência das crianças para estudar, sem precisar ninguém mandar, simplesmente pegam seus instrumentos de pesquisa e se dirigem a um ambiente que lhe proporcione maior conforto.

                        Fonte: Acervo do PIBID, 2018.



          Saímos de Cajazeiras - PB 1h30min da madrugada e chegamos ao local às 9h30min no município de Bananeiras. De princípio fomos bem recebidos e já de início nos deparamos com algo novo. Ao entramos na escola nos deparamos com o pátio cheio de crianças e adolescentes se organizando para hora do relaxamento.
À hora do relaxamento é um momento no qual todos os alunos escutam músicas instrumentais para depois retornarem as atividades. Os professores/tutores ficavam perto de seus alunos e levantava o dedo em sinal de silêncio, assim todos os alunos obedecem a esse sinal. Logo em seguida alguns alunos da escola juntamente com os discentes do CFP/UFCG foram divididos em grupos com oito pessoas para mostrar as salas de aula, também falaram um pouco de cada ambiente, mostraram alguns projetos que estavam expostos. 
Os espaços ocupados pelos estudantes são amplos, onde é possível perceber a interação entre os alunos. A escola é pautada em um ensino inovador e transformador, sendo que essa escola é separada por núcleos e não por séries, visão diferente da escola tradicional. Para a seleção das inscrições, é necessário ser da comunidade e também depende da renda familiar.
As aulas acontecem em grupos e os roteiros das aulas são elaborados pelos próprios alunos, sendo que são feitos de acordo com os projetos, por exemplo, projeto de fome, energia sola entre outros e esses alunos tem o direito de escolher seu projeto, além de realizarem aulas de campo e pesquisas. As salas comportam no máximo 20 alunos, assim cada tutor fica com 17 alunos e em cada porta da sala tem um nome diferente sobre alguém importante na história. A avaliação dos alunos é feita com conceitos e de 15 em 15 dias.
Na escola, os alunos confeccionam um portfólio onde mencionam suas metas e avaliações. Nesta escola apenas dois alunos foram expulsos e atualmente a escola comporta 183 alunos. Para ser concluinte, é preciso ter 90% dos conteúdos estudados. O nível de escolaridade é do Fundamental I e II. O livro didático é utilizado somente para pesquisas. Os alunos tem autonomia para buscar o conhecimento e não ficam apenas esperando pelos conteúdos e tutores. A escola é filantrópica, ou seja, vive de doações e os funcionários recebem a mesma quantidade de salário.
Depois de termos conhecido a escola, foi possível desfrutar de um belo almoço feito pelas funcionárias da escola, uma vez que o prato era: estrogonofe, arroz, feijão com cuscuz, salada de alface e tomate, abacaxi e suco de goiaba.

Adicionar legenda
Adicionar legenda
Logo após o almoço, foi possível presenciar o Ensino Infantil, uma vez que sentamos em circulo com as crianças e as duas professoras da escola, dai então, cada um presente na sala fez seus agradecimentos a Deus. Dessa maneira, em seguida as professoras juntamente com as crianças começaram a cantar algumas músicas com coreografias, assim ensinando a nós, discentes do CFP/UFCG. Depois das brincadeiras, nos despedimos dando abraços e beijos nas crianças, agradecemos a todos da escola e voltamos para Cajazeiras – PB.
    Fonte: Acervo do PIBID, 2018.




Reunião da Equipe PIBID Geografia - 26 de Setembro de 2018


Ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Campus Cajazeiras - PB, na sala 208 CA1, às 14h30min reunião com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com a Coordenadora Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo. Houve em um primeiro momento a orientação sobre as mudanças pertinentes a Plataforma CAPES, entrando entrou-se em consenso com os bolsista a exemplo do pensamento de Karl Marx sobre o sistema Capitalista relacionando com a atual situação. No entanto, decidimos concluir a primeira atividade na qual tínhamos nos comprometidos que será a elaboração de um questionário com os discentes de cada escola vigente. Em seguida, discutimos sobre a Escola da Ponte, Pedagogia da Autonomia, as viagens de Campo como a de Bananeiras e Tocantins, a elaboração de atividades para a docência compartilhada, a aplicação no estudo do PPC e PPI das escolas. Além disso, nos orientou sobre a entrega do Portfólio na Segunda Feira dia primeiro de Setembro de 2018. Trouxe ainda em pauta as experiências de cada bolsista referente a cada escola, ou seja, Matias Duarte Rolim e o Instituto Federal da Paraíba. Após, houve um diálogo sobre os conflitos e soluções para o crescimento das equipes e nos orientou sobre a gestão do blog e o cuidado sobre o uso da escrita.


Acervo do PIBID, 2018


Orientação de leitura de texto: Livro - Escola da Ponte: autores: Rui Canário, Filomena Matos e Rui Trindade(Orgs.) – Fazer a Leitura com o objetivo de conhecer sobre educação transformadora e participar de estudo do meio na Escola Nossa Senhora do Carmo, em Bananeiras-PB.





Livro: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire 




As leituras acima, obrigatórias e se destinaram a uma visita a Escola Nossa Senhora do Carmo na cidade de Bananeiras/PB. Por fim cada bolsista relatou as suas experiências vividas no subprojeto.

A professora abriu um tempo para que cada aluno falasse um pouco sobre suas primeiras experiências em sala de aula e o que esperar daqui para frente pelo um ponto de vista mais adiantado e conservador para que o aluno admirasse a escola e fosse como uma segunda casa para se adequar ao meio, e não só dentro da sala de aula mas sim com o um todo meio escolar e outros espaços que nos tínhamos direitos e passe livre, como sala de computação, biblioteca e demais espaços pedagógicos que formam a escola como um todo.


26/09/2018 - ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM

PESQUISA RELACIONADA AO PPP DA ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM

No vinte e seis de setembro de dois mil e dezoito, às quatorze horas, em Cajazeiras-PB, UFCG-CFP, na sala 208-CA1, ocorreu à reunião do programa PIBID, juntamente com a coordenadora Prof. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo.
Neste referido dia foi solicitada uma pesquisa relacionando o PPP- Projeto Politico Pedagógico relacionado com a Geografia, a atuação do professor, os conteúdos a serem desenvolvidos, as metodologias utilizadas e meios avaliativos.
            A Geografia está presente desde a Educação Infantil – Pré I, onde abordará a Natureza e Sociedade, abordando os cuidados de si mesmo e do ambiente, correlacionados com as convivências nos diversos espaços (Coletivo e individual) e direitos e deveres dos cidadãos. Também presente na Educação Infantil – Pré II, abordando a Natureza e Sociedade como elementos: meio ambiente, seres vivos, recursos naturais, o tempo, modos de ser, viver e trabalhar de diferentes grupos sociais, respeito as regras de convivência.
Já nas series de 1º ano ao 9° ano são abordados temas específicos de geografia, na qual , o primeiro ano trata a Geografia estudando a escola; meios de comunicação e transporte, o transito. O 2º ano estuda as orientações sobre a localização da escola e seu espaço e estrutura. Demonstração de mapas e a cartografia do município de Cajazeiras. É abordado no 3º ANO Transformações nas paisagens. Relações entre a distância de casa para a escola e o centro da cidade. Pesquisa sobre matéria-prima e produtos industrializados. No 4º ANO ocorre a compreensão do mundo através de mapas. As características do planeta terra, os recursos naturais do Brasil. O 5º ANO trata do Brasil: um país de muitas diversidades e sua divisão política e regional.
No 6º ANO trata da Geografia e os lugares, representação e leitura cartográfica, a linguagem dos mapas, aspectos físicos da natureza. No 7º ANO são trabalhadas a formação histórica territorial do Brasil, sua complexidade e diversidade atual do país, o espaço indígena, os problemas urbanos e rurais, características históricas, culturais, econômicas da América. O 8º ANO vai trabalhar com conceitos de fronteiras, fronteiras políticas, culturais e econômicas, regionalização mundial – divisão internacional do trabalho, a Terra e o Sol: as fronteiras do tempo. E no 9º ANO a Geografia vai ser trabalhada com as diversas regionalizações do espaço geográficos, a nova ordem mundial, os territórios supranacionais e os papel do Estado, o Comercio em suas implicações sócio espaciais, a transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população. O espaço em rede: produção, transporte e comunicações na atual configuração territorial.
Os professores vão atuar em relação com os alunos no processo Pautado no respeito mútuo, onde as regras de convivência são discutidas e definidas de forma conjunta entre professores e alunos. Prevalência do diálogo como meio de resolver conflitos e acima de tudo com foco na afetividade.
Os Conteúdos vão ser passados baseados na sua significância com dimensão interdisciplinar que contemple tanto conceitos, como valores e atitudes, e potencialize o conhecimento e respeito a diversidade de etnia e manifestações culturais, bem como questões de gênero.
As Metodologias são baseadas em aulas dinâmicas nas quais o professor atua como mediador nas mais diversas situações para a construção do conhecimento, provocando a interação, participação e pesquisa por parte dos alunos. Vivência da interdisciplinaridade através da realização de projetos, estudos de campo e atividades extraclasses.
Já as Avaliações da aprendizagem ocorrem de forma contínua, cumulativa e sistemática do desempenho do aluno, realizada no dia a dia no contexto da sala de aula.






04 a 12/09/2018- 


05/09/2018

No dia 05/09/2018 ocorreu no IFPB uma reunião com o supervisor professor Joabson Fernandes para conhecer um pouco sobre cada turma e como funciona a dinâmica das aulas, em seguida feita a divisão dos bolsistas por turma, ficando da seguinte forma: Alexandre e Leiliane ficaram com o 1° INTEL. Júlio Cesar e Guilherme Alexandre ficaram com o 2° INTEL, Danilo e Pedro ficaram com o 2° INTIN, na quarta feira todos os bolsistas irão para a sala do 3° INTEL, e uma vez por semana todos os bolsistas fazem o planejamento das aulas junto com o supervisor.


04/09/2019
No dia quatro de setembro de dois mil e dezoito, as dezessete e quarenta, na sala 209-CA1, ocorreu à primeira reunião quinzenal do programa PIBID-Programa institucional de Bolsa a iniciação, juntamente com o supervisor Francisco Odair Dantas.
Tendo o início a reunião, foi distribuído um roteiro de como iria decorrer a reunião, na qual iniciamos realizando uma oração, direcionada pelo supervisor. Tivemos em sequência uma leitura dos dez motivos pelo qual devemos gostar de geografia, e um poema A Escola de Paulo Freire, já mencionado em reuniões anteriores, porém com bastante significância.
Adentrando em assuntos escolares, foi apresentado o PPP da escola, os horários de ensino do professor na referida escola, todo o cronograma elaborado e aprovado pela comissão de coordenação da escola.
Na reunião foi realizada uma subdivisão de equipes, para trabalhar com o sexto ano, sétimo ano, oitavo ano e nono ano. Foi entregue todo o planejamento do Professor Francisco Odair Dantas do mês de setembro, direcionando livros didáticos para que aja um auxilio no acompanhamento das aulas. Definindo-se assim também os horários e dias de cada subequipe na escola.
Ficando determinadas as seguintes divisões:
Wanessa e Camila sexto ano (Quinta feira), Sabrina e Macilândia sétimo ano (segunda feira), Jonathan e Maria oitavo ano (Quinta feira) e Jefson e Moema (segunda feira). 

Discutiu-se sobre o lugar da Geografia no horário escolar e sua relação com a funcionalidade  da educação e da escola..

Foram apresentados e discutidos os conteúdos para o mês:
CRONOGRAMA DE CONTÉUDOS PARA O MÊS DE SETEMBRO- FUNDAMENTAL II

Orientação para análise do Livro Didático de Geografia



10/09/2019
ID Maciandia
No dia dez de setembro de dois mil e dezoito aconteceu à primeira ação de observação do ambiente da (E.M.E.I.E.F.) Matias Duarte Rolim, principalmente na sala do 7º ano na qual ficamos responsáveis. Neste primeiro encontro, cada Bolsista ID se apresentou aos alunos, podendo também fazer algumas observações de como poderá ser a melhor forma para trabalhar em sala.
O Professor Francisco Odair Dantas iniciou a aula lendo um versículo do livro da sabedoria, uma vez que ressalta que necessitamos ter sabedoria para saber resolver as situações que surgem na vida. Em seguida, fez uma revisão sobre as sub-regiões do Nordeste, assim fazendo um debate da pesquisa solicitada na aula anterior.
            Realizou uma leitura de um texto “Sertão”, sendo que logo após ocorreu uma discussão acerca das características do Sertão. Também trabalhou o texto: Florestas muito mais do que um conjunto de árvores; os biomas brasileiros; e a caatinga. Para finalizar, passou uma atividade de caça palavras relacionada aos temas trabalhados na aula.     
                                

No dia 12 de setembro de 2018 houve o primeiro contato com a turma do 8º ano da E. M. E. I. E. F. Matias Duarte Rolim por parte dos alunos que acompanharão a turma durante as atividades do PIBID. Na aula o professor trabalhou o livro didático com os alunos, estudando a América Latina. Em círculo, o professor abordou temas como a população e a densidade demográfica do lugar com participação total dos alunos. Por estar trabalhando a América Latina, foi recebida a visita da coordenadora pedagógica da escola, que relatou aos alunos as experiências de sua viagem ao Chile e a Cordilheira dos Andes, fazendo uma exposição aos alunos de fotos tiradas no lugar, auxiliando assim ao professor em sua aula. Após isso, o professor Odair distribuiu fotos da Colômbia, enviadas por um sobrinho do mesmo para seus alunos e pediu para que os alunos escolhessem uma e relatassem individualmente sobre o que mais chamava atenção na foto, adaptando-as ao tema da aula. No fim, o professor aplicou uma atividade na lousa para que os alunos respondessem ainda em sala atribuindo a ela uma nota contínua. Ao fim da aula, o professor comentou sobre um aluno especial que ele recebe em sua sala de aula, mostrando assim que está focado no trabalho de inclusão dos alunos, mesmo esse aluno mostrando dificuldade nas atividades impostas aos outros. Por fim, o professor Odair pediu para que fossemos para a biblioteca da escola para revisarmos livros que tinham sido recebidos para a escola, enquanto ele ministrava aula em outras séries.


Nos dias 12 e 13 de Setembro houveram as primeiras observações feitas em sala de aula. Na turma do oitavo ano da EMEIEF. Matias Duarte Rolim, onde nos apresentamos e apresentamos um pouco sobre o subprojeto observamos alguns pontos como, metodologia do professor, e desempenho e comportamento da turma durante as aulas.


As duplas do 6° e 8° ano, dirigiram-se a Escola Matias Duarte Rolim para observarem as aulas de Geografia ministradas pelo supervisor do subprojeto e professor da educação básica Francisco Odair Dantas. Conforme estabelecido na reunião que antecedeu a observação na Escola, a dupla do 6° (da qual faço parte) são as alunas Camila Saraiva Lacerda e Wanessa Silva de França.
Durante a aula estavam presentes 24 alunos do ano. A sala tem um espaço amplo e dispõe de ventiladores, carteiras e quadro. O tema da respectiva aula foi "a interdependência entre os elementos da natureza e a formação dos solos". No início da aula utilizou-se de amostras de solo, que na aula anterior o professor havia encarregado que os alunos da turma trouxessem em um pote. Através das mostras que alguns dos alunos trouxeram o professor falou sobre os diversos tipos de solo. O professor utilizou de outros matérias didáticos, o livro didático e o quadro.
Após a explicação sobre tipos de solo, o professor os guiou para uma atividade, o mesmo distribuiu um desenho em folhas A4 e em seguida os alunos observaram e em seus cadernos descreveram a paisagem e a relação entre os elementos da natureza observada na ilustração.

ID Sabrina


10-09-2018 a primeira visita onde foi possível conhecer os espaços educacionais da escola, como as salas de aulas, de informática/biblioteca, sala dos professores, direção e refeitório. Assim me direcionei para a sala de aula do sétimo ano onde tivemos o primeiro contato com a turma que iria trabalhar. No dia 26-09-2018 na referida escola, tive a oportunidade de conhecer o PPP da escola, onde passamos a tarde para conhecer melhor o funcionamento da escola. 
A escola é um ambiente bastante agradável, com ambientes espaçosos como as salas de aulas apenas com pouca ventilação, havendo uma cantina bastante espaçosa, um ponto a destacar é a não existência de uma separação entre a biblioteca e sala de computação. A sala dos professores era em conjunto com a da coordenadora, mas no ano de 2019 houve a separação e os professores ganharam um espaço melhor. No dia 10-04-2019 fizemos uma catalogação na biblioteca dos livros relacionados a geografia com todos os membros do PIBID. A análise dos livros foi feita diante dos empréstimos que os alunos faziam referente às orientações do professor de Geografia, onde separamos os livros e assim podemos preencher a ficha com os dados do livro, como: Titulo, determinantes sociais, objetivos, autores, enredo, se possuem enfoques com a região semiárida. 


11/09/2018 

Planejamento de aulas com o supervisor Joabson Fernandes
No dia 11/09/2018 as 09h00min Planejamento junto com professor supervisor Joabson Fernandes para a turma do 3° INTEL sobre as Faces do Terrorismo, realizando ao fim da aula uma atividade referente ao apresentado em sala de aula.


12/09/2018 
Primeiro contato com a sala de aula do 3° INTEL

No dia 12/09/2018 ocorreu o primeiro contato com a sala de aula do 3° INTEL após a explicação do conteúdo: As faces do Terrorismo. Foi realizada uma atividade para melhor fixação do conteúdo.

17/09/2018 
No dia 17/09/2018 as 07h00min houve o primeiro contato com a sala do 1° INTEL, observando a aula do professor supervisor Joabson, com aula explicativa sobre o assunto: A Teoria da Deriva Continental de Alfred Wagner, no primeiro momento o correu uma discursão com os alunos sobre uma pesquisa realizada pelos alunos em casa sobre o assunto da aula, em seguida a explicação do conteúdo pelo professor, por fim os alunos fizeram uma atividade sobre o conteúdo para a fixação do mesmo. 
Como foi o primeiro encontro apenas observamos e fizemos anotações sobre a sala de aula, os alunos, em seguida tiramos dúvidas sobre o conteúdo e o livro usado por o professor, para que também soubéssemos do conteúdo, o professor pediu para que a gente se aprofundar ao máximo no conteúdo para que se alguns alunos tivessem duvidas o mesmo iria pedir para a gente tirar as determinadas dúvidas.