terça-feira, 9 de maio de 2017

OFICINA: MATERIAIS RECICLÁVEIS: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

A oficina Materiais recicláveis: Recursos didáticos para o ensino de Geografia, consistiu na primeira oficina a ser realizada na E.M.E.I.E.F. Cecília Estolano Meireles. Esta foi pensada com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a problemática do lixo no meio ambiente, demonstrando aos alunos que é possível reutilizar e transformar os materiais que serão descartados em recursos didáticos para as aulas de Geografia.
  Desenvolvida com as turmas do 7º ano do ensino fundamental ( 7º A e 7° B) em cinco encontros, tinha os seguintes objetivos específicos: Apresentar o lixo como um dos problemas ambientais atuais; Discutir os impactos numa perspectiva local e global que o lixo ocasiona ao meio ambiente; Mostrar medidas para a diminuição do lixo no meio ambiente (Redução, Reutilização e Reciclagem); Destacar a importância da preservação ambiental e das ações de sustentabilidade e Construir maquetes com a utilização de resíduos sólidos.
No primeiro encontro, ocorreu a abordagem teórica nas duas turmas, onde desenvolvemos uma aula expositiva e dialogada, com a utilização de slides. Neste encontro, também exibimos um vídeo da Turma da Mônica intitulado como: Um plano para salvar o planeta. Os  conteúdos trabalhados nas turmas foram: O lixo numa perspectiva local e global; Causas e consequências do lixo ao meio ambiente; Definição e benefícios da Redução, Reutilização e Reciclagem para o meio ambiente; Importância da preservação ambiental e das ações de sustentabilidade.


Abordagem teórica na turma do 7ºA
Exibição do vídeo na turma do 7º A

Abordagem teórica na turma do 7º B
Exibição do vídeo na turma do 7º B

Como um dos nossos objetivos específicos era a construção de maquetes com a utilização de resíduos sólidos, decidimos confeccionar com os alunos cinco maquetes representando: Paisagem Urbana, Paisagem Rural; Paisagem contendo os espaços urbano e rural, Bacia hidrográfica hipotética e as principais formas de relevo continental do Brasil. Nesta perspectiva, os alunos do 7° ano A ficariam responsáveis por produzir as maquetes das distintas paisagens enquanto que, os alunos do 7º B confeccionariam as maquetes da bacia hidrográfica hipotética e das principais formas de relevo.
Para a confecção desses recursos didáticos, realizamos ainda no primeiro encontro, uma breve revisão desses conteúdos. Foi discutido no 7° A a categoria  geográfica paisagem e no 7º B,  abordamos os conteúdos  relevo brasileiro e bacia hidrográfica.
No segundo encontro, dividimos os alunos de ambas as turmas em equipes para iniciarmos a produção das maquetes. Os materiais que utilizamos para a confecção destes recursos didáticos  foram: tecidos velhos, jornal, caixas de remédios, madeira de móveis usados e descartados, sacolas plásticas, palitos de picolé, folhas de ofício usadas, cola, tesoura, clips, caixas de papel, palitos de dentes, esponja usada e entre outros.

Construção das maquetes 7ºA

Construção das maquetes 7ºA
Construção das maquetes 7º B

Construção das maquetes 7º B
No terceiro e quarto encontro continuamos com a confecção destes recursos didáticos. Já no quinto e último encontro, finalizamos a oficina nas duas turmas. No 7º A, cada equipe apresentou sua maquete para os demais alunos presentes em sala.  Enquanto que, no 7º B, invertemos as equipes para que, os alunos identificassem com placas contendo os nomes dos elementos contidos nas distintas maquetes. Em seguida, a equipe responsável pela produção da maquete, analisou as respostas dos alunos, verificando se a equipe tinha acertado ou não, explicando os motivos dos erros e acertos.

Construção das maquetes 7ºA
Construção das maquetes 7ºA

Construção das maquetes 7º B
Apresentação e discussão das maquetes 7ºA

Apresentação e discussão das maquetes 7ºA
Apresentação e discussão das maquetes 7ºA

Identificação  e  discussão dos elementos nas maquetes 7ºB

Identificação e discussão  dos elementos nas maquetes 7ºB

Alunos do 7º B
Maquetes produzidas pelos alunos do 7º ano A e B.
Equipe Cecília Estolano Meireles


Após esse momento, refletimos sobre o lixo como um problema ambiental atual, os materiais produzidos em sala de aula e a necessidade de recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de determinados conteúdos geográficos, encerrando assim as atividades propostas na oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário