Reunião da Equipe PIBID Geografia - 26 de Setembro de 2018
Ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Campus Cajazeiras - PB, na sala 208 CA1, às 14h30min reunião com os
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID,
com a Coordenadora Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo. Houve em um primeiro
momento a orientação sobre as mudanças pertinentes a Plataforma CAPES, entrando
entrou-se em consenso com os bolsista a exemplo do pensamento de Karl Marx
sobre o sistema Capitalista relacionando com a atual situação. No entanto,
decidimos concluir a primeira atividade na qual tínhamos nos comprometidos que
será a elaboração de um questionário com os discentes de cada escola vigente.
Em seguida, discutimos sobre a Escola da Ponte, Pedagogia da Autonomia, as
viagens de Campo como a de Bananeiras e Tocantins, a elaboração de atividades
para a docência compartilhada, a aplicação no estudo do PPC e PPI das escolas.
Além disso, nos orientou sobre a entrega do Portfólio na Segunda Feira dia
primeiro de Setembro de 2018. Trouxe ainda em pauta as experiências de cada
bolsista referente a cada escola, ou seja, Matias Duarte Rolim e o Instituto
Federal da Paraíba. Após, houve um diálogo sobre os conflitos e soluções para o
crescimento das equipes e nos orientou sobre a gestão do blog e o cuidado sobre
o uso da escrita.
Acervo do PIBID,
2018
Orientação de leitura de texto: Livro - Escola da Ponte: autores: Rui
Canário, Filomena Matos e Rui Trindade(Orgs.) – Fazer a Leitura com o objetivo de conhecer sobre educação transformadora e participar de estudo do meio na Escola Nossa Senhora do Carmo, em Bananeiras-PB.
Livro: Pedagogia
da Autonomia de
Paulo Freire
As leituras acima, obrigatórias e se destinaram a uma visita a Escola
Nossa Senhora do Carmo na cidade de Bananeiras/PB. Por fim cada bolsista
relatou as suas experiências vividas no subprojeto.
A professora
abriu um tempo para que cada aluno falasse um pouco sobre suas primeiras
experiências em sala de aula e o que esperar daqui para frente pelo um ponto de
vista mais adiantado e conservador para que o aluno admirasse a escola e fosse
como uma segunda casa para se adequar ao meio, e não só dentro da sala de aula
mas sim com o um todo meio escolar e outros espaços que nos tínhamos direitos e
passe livre, como sala de computação, biblioteca e demais espaços pedagógicos
que formam a escola como um todo.
26/09/2018 - ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM
|
No vinte e seis de setembro de dois mil e dezoito,
às quatorze horas, em Cajazeiras-PB, UFCG-CFP, na sala 208-CA1, ocorreu à
reunião do programa PIBID, juntamente com a coordenadora Prof. Dra. Ivanalda
Dantas Nóbrega Di Lorenzo.
Neste referido dia foi solicitada uma pesquisa
relacionando o PPP- Projeto Politico Pedagógico relacionado com a Geografia, a
atuação do professor, os conteúdos a serem desenvolvidos, as metodologias
utilizadas e meios avaliativos.
A
Geografia está presente desde a Educação Infantil – Pré I, onde abordará a
Natureza e Sociedade, abordando os cuidados de si mesmo e do ambiente,
correlacionados com as convivências nos diversos espaços (Coletivo e
individual) e direitos e deveres dos cidadãos. Também presente na Educação
Infantil – Pré II, abordando a Natureza e Sociedade como elementos: meio
ambiente, seres vivos, recursos naturais, o tempo, modos de ser, viver e
trabalhar de diferentes grupos sociais, respeito as regras de convivência.
Já nas series de 1º ano ao 9° ano são abordados temas
específicos de geografia, na qual , o primeiro ano trata a Geografia estudando
a escola; meios de comunicação e transporte, o transito. O 2º ano estuda as
orientações sobre a localização da escola e seu espaço e estrutura.
Demonstração de mapas e a cartografia do município de Cajazeiras. É abordado no
3º ANO Transformações nas paisagens. Relações entre a distância de casa para a
escola e o centro da cidade. Pesquisa sobre matéria-prima e produtos
industrializados. No 4º ANO ocorre a compreensão do mundo através de mapas. As
características do planeta terra, os recursos naturais do Brasil. O 5º ANO
trata do Brasil: um país de muitas diversidades e sua divisão política e
regional.
No 6º ANO trata da Geografia e os lugares,
representação e leitura cartográfica, a linguagem dos mapas, aspectos físicos
da natureza. No 7º ANO são trabalhadas a formação histórica territorial do
Brasil, sua complexidade e diversidade atual do país, o espaço indígena, os
problemas urbanos e rurais, características históricas, culturais, econômicas
da América. O 8º ANO vai trabalhar com conceitos de fronteiras, fronteiras
políticas, culturais e econômicas, regionalização mundial – divisão
internacional do trabalho, a Terra e o Sol: as fronteiras do tempo. E no 9º ANO
a Geografia vai ser trabalhada com as diversas regionalizações do espaço
geográficos, a nova ordem mundial, os territórios supranacionais e os papel do
Estado, o Comercio em suas implicações sócio espaciais, a transformação
demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da
população. O espaço em rede: produção, transporte e comunicações na atual
configuração territorial.
Os professores vão atuar em relação com os alunos no
processo Pautado no respeito mútuo, onde as regras de convivência são discutidas
e definidas de forma conjunta entre professores e alunos. Prevalência do
diálogo como meio de resolver conflitos e acima de tudo com foco na
afetividade.
Os Conteúdos vão ser passados baseados na sua
significância com dimensão interdisciplinar que contemple tanto conceitos, como
valores e atitudes, e potencialize o conhecimento e respeito a diversidade de
etnia e manifestações culturais, bem como questões de gênero.
As Metodologias são baseadas em aulas dinâmicas nas
quais o professor atua como mediador nas mais diversas situações para a
construção do conhecimento, provocando a interação, participação e pesquisa por
parte dos alunos. Vivência da interdisciplinaridade através da realização de
projetos, estudos de campo e atividades extraclasses.
Já as Avaliações da aprendizagem ocorrem de forma
contínua, cumulativa e sistemática do desempenho do aluno, realizada no dia a
dia no contexto da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário