Período de 16 a 31/01/2020 -
Escrita de artigo para livro
Período dedicado à escrita de artigo para produção de livro do Pibid e do Residência Pedagógica Geografia nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/UFCG/CFP
sexta-feira, 1 de maio de 2020
Semana de 16 a 31/12/2019 -
16/12/2019
Reunião da Equipe Encaminhamentos avaliação das ações do pibid 2018-2019.
Orientação para confecção do relatório final do Pibid.
Orientação para escrita artigo para produção de livro do Pibid e do Residência Pedagógica Geografia nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
16/12/2019
Reunião da Equipe Encaminhamentos avaliação das ações do pibid 2018-2019.
Orientação para confecção do relatório final do Pibid.
Orientação para escrita artigo para produção de livro do Pibid e do Residência Pedagógica Geografia nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
Semana de 09 a 13/12/2019 -
Orientação de coordenação aos supervisores, bolsistas de ID e voluntários para confecção do relatório individual e coletivo final do Pibid.
Cada participante ficou responsável por apresentar um portfólio de todas as atividades individuais, além do relatório individual e coletivo.
Orientação de coordenação aos supervisores, bolsistas de ID e voluntários para confecção do relatório individual e coletivo final do Pibid.
Cada participante ficou responsável por apresentar um portfólio de todas as atividades individuais, além do relatório individual e coletivo.
Semana de 02 a 06/12/2019 -
No dia três de dezembro
de dois mil e dezenove aconteceu uma reunião, às 16h na sala 105, Ca2 na UFCG
dos Bolsistas ID, Supervisores e Coordenadora de Área. Assim, esta reunião
seria para avaliação do Subprojeto PIBID/GEOGRAFIA, onde cada aluno teve a
oportunidade para expressar o que o projeto significou para sua formação
acadêmica.
Um momento de agradecimentos à equipe, pois se não
houvesse a união não teria progredido e nem geraria rendimentos, aos supervisores,
por ter nos recebidos de braços abertos, a coordenadora por ter sido nossa base
e apoio em tudo e principalmente as Instituições, pois se não tivesse aceitado
o Projeto não teríamos realizados todas as atividades, nem esse prazeroso
trabalho de grande significância para a formação docente.
Logo, foi realizada a confraternização e a despedida de
um belíssimo Projeto que é o PIBID.
Semana de 25 a 30/11/2019 - EVENTO: VII ENCONTRO DO PIBID E I
ENCONTRO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Equipe PIBID Geografia CFP/UFCG, Campus Cajazeiras - PB.
No dia vinte e nove de novembro de
dois mil e dezenove aconteceu a abertura do VII Encontro do PIBID e I Encontro
do Residência Pedagógica no Ginásio Poliesportivo do CFP/UFCG, Campus
Cajazeiras.
As
07h30min aconteceram as mesas redondas, assim selecionei a mesa intitulada:
Aprendizagem de linguagens, ministrada pela Profª Isis Mâreu, Prof.º Marco
Antônio e Profº Walter, sendo mediada pelo Prof.º Wanderley. Essa mesa foi no
Auditório central do CFP/UFCG.
No dia trinta de novembro, as 08h ocorreu os
GTs, assim me direcionei para o GT 03 para apresentar juntamente com Danilo de
Almeida Silva o trabalho intitulado: O
estudo do meio como metodologia no ensino de Geografia e suas influências na
aprendizagem na E.M.E.I.F. Matias Duarte Rolim, Cajazeiras, Paraíba.
Equipe PIBID Geografia CFP/UFCG, Campus Cajazeiras - PB.
Semana de 18 a 22/11/2019 -
No dia dezenove de
novembro aconteceu o encerramento das atividades do PIBID na Escola Matias
Duarte Rolim, em particular, na sala do 7° ano. Dessa maneira, foi um momento
dos alunos falarem o que achou das atividades realizadas, de agradecimentos do
supervisor, alunos, pibidianos e coordenadora de área que também estava
presente.
Após, fizemos uma pequena confraternização como forma de
agradecimento e gratidão a cada aluno, pois sem eles não teríamos realizado o
Projeto com sucesso.
Semana de 01 a 08/11/2019 - EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA GEOGRÁFICA:
PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM
Aconteceu dia sete de
novembro de dois mil e dezenove, na Escola Matias Duarte Rolim, a Exposição
Pedagógica Geográfica, como forma de cumprir com uma das ações propostas no Sub
Projeto PIBID/UFCG/Geografia. O
objetivo maior do evento foi à socialização e troca de experiências dos saberes
produzidos pelos estudantes, professor supervisor de Geografia e bolsistas ID,
destacando os resultados obtidos e as experiências vivenciadas na Escola
parceira do Subprojeto.
. O Pátio da Escola foi destinado à
acolhida dos participantes por parte da direção e coordenação da Escola e
apresentações relacionadas às temáticas vivenciadas.
Iniciamos a abertura com duas apresentações, sendo uma o xote
das meninas de Luis Gonzaga e a outra o caboclinho, apresentada pelo grupo
Semearte de Cachoeira dos Índios.
A Amostra Pedagógica Geográfica foi
organizada em quatro salas de aulas, com trabalhos apresentados pelos próprios
alunos do 6º ao 9º ano, bolsistas, supervisor e coordenadora do PIBID.
Estiveram presentes além dos alunos, professores da Escola Matias Duarte Rolim,
pais, professores da UFCG, supervisora do PIBID no IFPB e demais pessoas da
comunidade.
Assim,
juntamente com Sabrina Caminha de Alemida Melo estavamos responsáveis pela
turma do 7° Ano.
No 7º ano foi confeccionado mapas
das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, em oficinas com os alunos. Além disso,
também foram confeccionados dois quebra cabeças: do Brasil e do Nordeste.
Na sala encontravam-se
as maquetes temáticas representando a cidade e o campo, após análise,
comparação, e visita aos locais representados, ou seja, centro urbano da cidade
de Cajazeiras e Comunidade Baixa Grande, município de Cachoeira dos índios,
representando a zona rural.
Em visita ao campo, foi conhecido e
destacado algumas das espécies vegetais da caatinga, nativas e exóticas,
culminando com uma coleção de sementes presente na exposição, com destaque para
a moringa oleífera,
uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringas,
que é utilizada no combate e prevenção de várias doenças e ainda para outras
finalidades.
Como forma de culminância dos
trabalhos de linguagem cartográfica, foi exposto através da tela do Datashow, a
planta baixa da escola com um ponto destacado onde se encontrava um tesouro,
denominado de botija, com o valor de R$ 50,00 para quem o encontrasse
primeiro, a partir das referências apresentadas.
Concluindo,
podemos afirmar que foi de grande valia a experiência com o PIBID, tanto no
sentido da aprendizagem para os alunos bolsistas, supervisor, e alunos do
Ensino Fundamental, como também para o estreitando de laços de amizades,
favorecendo um clima agradável entre todos os envolvidos, fazendo um bem enorme
a toda comunidade escolar.
08/11/2019 - EQUIPE IFPB - Participação da Equipe da Escola Matias Duarte Rolim
|
No dia oito de novembro de dois mil e dezenove, ocorreu o
júri simulado no IFPB - Geografia em foco: o agronegócio do Brasil em destaque,
as 08h30min no auditório do IFPB.
Iniciaram com
duas paródias sendo que uma era a favor e outra contra o Agronegócio.
Em
seguida, deram inicio a uma peça teatral, onde tratava sobre a reforma agrária
e seus conflitos. A peça mostrava uma família pobre que estava sendo expulsa de
suas terras por uma proprietária rica.
Após, iniciaram as falas de acusação e defesa do
agronegócio frente ao debate da agricultura camponesa e agricultura capitalista. A atividade se deu por meio de um Júri Simulado.
Semana de 29 a 31/10/2019 -
29/10/2019
No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dezenove, ministramos a aula e após a construção de uma oficina no
7° ano juntamente com José Richard Ferreira dos Santos, pois foi uma atividade
coletiva, sendo do PIBID e da disciplina de Prática de Ensino em Geografia
Humana. O tema abordado foi o espaço urbano e rural, suas relações sociais
existentes e principais atividades econômicas.
Inicialmente foi
exposta uma apresentação sobre o tema em sala de aula, onde foram expostas
algumas histórias em quadrinhos construídas pelos alunos da disciplina de
Prática de Ensino em Geografia Humana com o intuito de orientar e incentivar os
educandos. No momento da aula, buscamos apresentar de forma clara e coesa um
pouco sobre os espaços urbanos e rurais e suas relações, bem como sanar todas
as dúvidas dos alunos.
A construção de HQ’s,
por parte dos alunos, proporcionou o estímulo da capacidade criativa e de
comunicação dos mesmos, tendo em vista que foi desenvolvida de maneira
individual e/ou em dupla, bem como em formas de desenhos, ilustrações, textos e
junções de ambos os elementos.
Assim, não excluímos os
recursos do livro didático, mas acreditamos na necessidade de que haja
metodologias inovadoras que proporcionem aos alunos vivenciar e explorar
diversos espaços e que contribuam para a ampliação de suas habilidades que
muitas vezes não são trabalhadas no âmbito escolar.
plano de aula confeccionado:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
– UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES –
CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PLANO DE AULA
MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMPO ESTIMADO DE AULA: 1h
TEMA: O URBANO, O
RURAL E A ECONOMIA BRASILEIRA.
·
OBJETIVO GERAL:
Compreender
as peculiaridades dos espaços rural e urbano e suas relações contribuintes para
a economia brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar as características do espaço
rural e urbano.
·
Analisar a influência da agricultura no
espaço rural brasileiro.
·
Refletir sobre o uso de metodologias
inovadoras em sala de aula.
·
Identificar o grau de dificuldade dos
alunos durante a construção das HQ’s.
CONTEÚDOS:
·
As
características dos espaços rural e urbano;
·
A
interdependência entre o rural e o urbano;
·
O
espaço rural e a agricultura brasileira;
·
Contrastes
no campo brasileiro;
·
O
crescimento das cidades e os problemas urbanos;
·
Problemas
ambientais nos espaços urbano e rural;
·
As
atividades que movem a economia;
METODOLOGIA:
A aula se iniciará com uma
apresentação expositiva do conteúdo, sendo perpassada por momentos de diálogos
com os alunos. Logo após será expostas histórias em quadrinhos já construídas pelos discentes de
Geografia. Em seguida, serão construídas pelos alunos do 7° ano suas próprias
historias em quadrinhos.
MATERIAIS DIDÁTICOS:
Computador, projetor multimídia (data show), lousa e
histórias em quadrinhos construídas.
REFERÊNCIAS:
TORREZANI,
Neiva Camargo. O urbano, o rural e a economia brasileira. In: TOREEZANI, Neiva
Camargo. Vontade de saber geografia. 2.ed-
São Paulo: FTD, 2015.
29/10/2019
MUDANÇAS
NAS RELAÇÕES HOMEM X NATUREZA AO LONGO DO TEMPO[C1]
No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dezenove
aconteceu o ciclo de palestras promovida pela UNAGEO, as 19h30min com a
temática MUDANÇAS NAS RELAÇÕES HOMEM X NATUREZA AO LONGO DO TEMPO, ministrada
pela Professor Dr. Marcelo Henrique de Melo Brandão.
Em sua fala, salienta que para entender as mudanças na
relação homem x natureza, é preciso compreender que a evolução humana acontece
através de “Revoluções”. Sendo que estas “(R)evoluções” são a base das
modificações espaço temporais que podemos observar. Ao longo da história de
nossa espécie, é possível identificar três importantes (R)evoluções: a
revolução cognitiva, agrícola e a científica.
Os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental há
cerca de 2,5 milhões de anos. Então,
temos a (R)evolução Cognitiva que entre setenta mil e trinta mil anos atrás,
observa-se o início da linguagem, a comunicação entre os grupos. Desde essa
revolução, vivemos uma dupla realidade: a objetiva e a imaginada (deuses,
nações, corporações).
Na (R)evolução Agrícola I (12.000 AP) ocorreu a produção
do espaço, a domesticação das espécies (animais e vegetais), o aumento da
produção e da população. Além disso, também aconteceu a divisão do trabalho. E
durante a (R)evolução Agrícola II/ Revolução Verde (Pós Segunda Guerra Mundial)
começaram a utilizar fertilizantes, fungicidas, herbicidas e pesticidas. Também
houve o aumento da produtividade no campo.
Com a (R)evolução Científica (-500 anos), ocorreu a
ruptura entre o conhecimento científico e os dogmas.
O Prof. Marcelo ressalta uma citação de Milton Santos que
diz “A relação entre o homem e a natureza, ou melhor, a relação entre o homem e
o meio é dado pela técnica”.
30/10/2019
No dia trinta de
outubro de dois mil e dezenove aconteceu, às 14h30min na sala de áudio visual
da biblioteca uma reunião com a Coordenadora Ivanalda, o Supervisor Francisco
Odair e a Supervisora Micaele juntamente com os Bolsistas ID.
Inicialmente falou sobre a apresentação da exposição
pedagógica que irá ocorrer no Matias no dia 07 de novembro. Logo, a
apresentação do júri simulado no IFPB no dia 08 de novembro as 08h. A SEMAGEO,
sendo que foram apresentados os motivos para o adiantamento para maio de 2020.
Evento do PIBID que irá acontecer nos dias 29 e 30 de
novembro. Além disso, foi ressaltado que as aulas no Matias encerram dia 12 de
dezembro e mais 03 dias para as finais. A viagem para a Bahia da Traição nos
dias 21 e 22 de novembro.
Além disso, a coordenadora deixou alguns encaminhamentos
como avisar até o dia 06 de novembro o tema do artigo para o livro e fazer a
lista dos materiais produzidos em cada turma.
Semana de 19 a 25/10/2019 -
Na
primeira parada, visitamos o Museu Assaré, sendo que vimos um pouco da história
da vida de Patativa do Assaré.
24/10/2019
No dia vinte e quatro de outubro de dois mil e dezenove ocorreu à aplicação dos questionários na sala do 7° ano sobre a metodologia de Histórias em quadrinhos.
questionário de avaliação da oficina de HQ
No dia nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceram aulas no 7° ano sobre a cultura do Nordeste. Assim, o professor mostrou algumas pessoas que divulgaram o Nordeste como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Maria Bonita e Lampião, e Elba Ramalho.
Então, dividiu para que cada aluno ficasse com uma pessoa apresentada acima e pesquisasse biografia, obras e etc. Depois, ocorreu a exposição das sementes do semiárido, onde o professor mostrou as sementes aos alunos, assim tiveram a oportunidade de conhecer cada uma. Em seguida, pediu para cada aluno escrever 20 palavras de sementes do semiárido.
22/10/2019
No dia vinte e dois de outubro
de dois mil e dezenove realizamos um estudo do meio com o percurso para o Museu
Assaré; Fundação Casa Grande e o Museu de Paleontologia. Assim, estava presente
a turma de Estágio I, Prática de Ensino em Geografia Humana, alunos do PROBEX e
a turma da Professora Cecília, uma vez que foi ela que nos acompanhou no
percurso.
Na segunda parada tivemos a oportunidade de
conhecer a Fundação Casa Grande. Assim, fomos recepcionados por membros da Fundação,
uma vez que são as crianças que fazem uma excursão por todos os pontos do
espaço, apresentando sua história, conquistas e desafios já enfrentados. O
nosso guia foi Thiago, ele apresentou o museu da fundação com todos os
elementos que estão em exposição, depois os espaços que as crianças têm acesso
na Fundação como o campo, o parque, a DVDTECA- com mais de dois mil filmes,
CINECLUBE, sendo que tem filmes semanalmente, TV CASA GRANDE.
Tendo atualmente 20
crianças atendidas periodicamente, existindo um responsável que acompanha nos
espaços escolares. As crianças que escolhem os laboratórios que querem
participar, ou, seja, não é algo imposto, mas sim tem sua própria autonomia
para escolher em que local que ficar responsável. Na fundação, eles são
gerentes do espaço.
Na terceira parada,
visitamos o museu de paleontologia Plácido Cidade Nuvens, sendo que neste
espaço foi possível conhecer um pouco do acervo paleontológico oriundo da
região do Cariri. Esse museu abriga vários grupos de fósseis, como também
troncos petrificados, impressões de samambaias, pinheiros e plantas; peixes,
anfíbios e repteis. Todo esse material é proveniente, principalmente, das
formações Missão Velha e Santana da Bacia do Araripe.
24/10/2019
No dia vinte e quatro de outubro de dois mil e dezenove ocorreu à aplicação dos questionários na sala do 7° ano sobre a metodologia de Histórias em quadrinhos.
questionário de avaliação da oficina de HQ
QUESTIONÁRIO
PARA OS ALUNOS DO 7º ANO DA E.M.E.I.F. MATIAS DUARTE ROLIM SOBRE A OFICINA DE
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
- O
que você achou da oficina de Histórias em Quadrinhos?
( ) Boa
( ) Ruim ( )
Ótima (
) Péssima
- Gostou
de construir sua História em Quadrinhos?
( ) Sim
( ) Não ( )
Mais ou menos ( ) Talvez
Comente.
- Como
você qualifica a elaboração das Histórias em Quadrinhos?
( ) Boa
( ) Ruim ( )
Ótima (
) Péssima ( ) Excelente
- Como
foi envolver os conteúdos trabalhados em sala de aula nas Histórias em
Quadrinhos?
( ) Fácil
( ) Muito fácil ( )
Difícil ( ) Muito difícil
- Algum
professor já trabalhou com alguma metodologia parecida com a produção de
Histórias em Quadrinhos em sala de aula?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- A
metodologia utilizada facilitou ou tornou a aula mais interessante?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- A
partir do que foi trabalhado em sala durante a confecção dos HQ's, você
conseguiu relacionar os temas abordados na aula com o seu cotidiano, e
você gostaria de produzir novas histórias em quadrinhos com outros temas
relacionados com a Geografia?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- Você considera que a metodologia de
ensino aplicada em sala despertaria sua curiosidade para pesquisar mais
sobre o assunto durante a aula?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- De
acordo com o que foi explanado em sala sobre o tema, você aprendeu algo
que não sabia e que é importante para seu cotidiano?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- Você
sentiu alguma dificuldade para construir sua História em
Quadrinhos?
( ) Sim
( ) Não Quais ?