sexta-feira, 1 de maio de 2020

Período de 16 a 31/01/2020 -

Escrita de artigo para livro

Período dedicado à escrita de artigo para produção de livro do Pibid e do Residência Pedagógica Geografia nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
Período de 01 a 15/01/2020 -

Escrita de artigo para livro

Período dedicado à escrita de artigo para produção de livro do Pibid e do Residência Pedagógica Geografia nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.


Semana de 16 a 31/12/2019 -

16/12/2019

Reunião da Equipe Encaminhamentos avaliação das ações do pibid 2018-2019.

Orientação para confecção do relatório final do Pibid.

Orientação para escrita artigo para produção de livro do Pibid e do Residência Pedagógica Geografia nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
Semana de 09 a 13/12/2019 -


Orientação de coordenação aos supervisores, bolsistas de ID e voluntários para confecção do relatório  individual e coletivo final do Pibid.
Cada participante ficou responsável por apresentar um portfólio de todas as atividades individuais, além do relatório individual e coletivo.
Semana de 02 a 06/12/2019 -


No dia três de dezembro de dois mil e dezenove aconteceu uma reunião, às 16h na sala 105, Ca2 na UFCG dos Bolsistas ID, Supervisores e Coordenadora de Área. Assim, esta reunião seria para avaliação do Subprojeto PIBID/GEOGRAFIA, onde cada aluno teve a oportunidade para expressar o que o projeto significou para sua formação acadêmica.
            Um momento de agradecimentos à equipe, pois se não houvesse a união não teria progredido e nem geraria rendimentos, aos supervisores, por ter nos recebidos de braços abertos, a coordenadora por ter sido nossa base e apoio em tudo e principalmente as Instituições, pois se não tivesse aceitado o Projeto não teríamos realizados todas as atividades, nem esse prazeroso trabalho de grande significância para a formação docente.
            Logo, foi realizada a confraternização e a despedida de um belíssimo Projeto que é o PIBID.





Semana de 25 a 30/11/2019 - EVENTO: VII ENCONTRO DO PIBID E I ENCONTRO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA


            No dia vinte e nove de novembro de dois mil e dezenove aconteceu a abertura do VII Encontro do PIBID e I Encontro do Residência Pedagógica no Ginásio Poliesportivo do CFP/UFCG, Campus Cajazeiras.




As 07h30min aconteceram as mesas redondas, assim selecionei a mesa intitulada: Aprendizagem de linguagens, ministrada pela Profª Isis Mâreu, Prof.º Marco Antônio e Profº Walter, sendo mediada pelo Prof.º Wanderley. Essa mesa foi no Auditório central do CFP/UFCG. 

No dia trinta de novembro, as 08h ocorreu os GTs, assim me direcionei para o GT 03 para apresentar juntamente com Danilo de Almeida Silva o trabalho intitulado: O estudo do meio como metodologia no ensino de Geografia e suas influências na aprendizagem na E.M.E.I.F. Matias Duarte Rolim, Cajazeiras, Paraíba. 

Equipe PIBID Geografia CFP/UFCG, Campus Cajazeiras - PB.





Semana de 18 a 22/11/2019 -


No dia dezenove de novembro aconteceu o encerramento das atividades do PIBID na Escola Matias Duarte Rolim, em particular, na sala do 7° ano. Dessa maneira, foi um momento dos alunos falarem o que achou das atividades realizadas, de agradecimentos do supervisor, alunos, pibidianos e coordenadora de área que também estava presente.
            Após, fizemos uma pequena confraternização como forma de agradecimento e gratidão a cada aluno, pois sem eles não teríamos realizado o Projeto com sucesso.


Semana de 11 a 15/11/2019 -
Semana de 01 a 08/11/2019 - EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA GEOGRÁFICA: PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM


Aconteceu dia sete de novembro de dois mil e dezenove, na Escola Matias Duarte Rolim, a Exposição Pedagógica Geográfica, como forma de cumprir com uma das ações propostas no Sub Projeto PIBID/UFCG/Geografia. O objetivo maior do evento foi à socialização e troca de experiências dos saberes produzidos pelos estudantes, professor supervisor de Geografia e bolsistas ID, destacando os resultados obtidos e as experiências vivenciadas na Escola parceira do Subprojeto.
. O Pátio da Escola foi destinado à acolhida dos participantes por parte da direção e coordenação da Escola e apresentações relacionadas às temáticas vivenciadas.






            Iniciamos a abertura com duas apresentações, sendo uma o xote das meninas de Luis Gonzaga e a outra o caboclinho, apresentada pelo grupo Semearte de Cachoeira dos Índios.




A Amostra Pedagógica Geográfica foi organizada em quatro salas de aulas, com trabalhos apresentados pelos próprios alunos do 6º ao 9º ano, bolsistas, supervisor e coordenadora do PIBID. Estiveram presentes além dos alunos, professores da Escola Matias Duarte Rolim, pais, professores da UFCG, supervisora do PIBID no IFPB e demais pessoas da comunidade.
Assim, juntamente com Sabrina Caminha de Alemida Melo estavamos responsáveis pela turma do 7° Ano.

No 7º ano foi confeccionado mapas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, em oficinas com os alunos. Além disso, também foram confeccionados dois quebra cabeças: do Brasil e do Nordeste.





Na sala encontravam-se as maquetes temáticas representando a cidade e o campo, após análise, comparação, e visita aos locais representados, ou seja, centro urbano da cidade de Cajazeiras e Comunidade Baixa Grande, município de Cachoeira dos índios, representando a zona rural.


Em visita ao campo, foi conhecido e destacado algumas das espécies vegetais da caatinga, nativas e exóticas, culminando com uma coleção de sementes presente na exposição, com destaque para a moringa oleífera, uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringas, que é utilizada no combate e prevenção de várias doenças e ainda para outras finalidades.



Como forma de culminância dos trabalhos de linguagem cartográfica, foi exposto através da tela do Datashow, a planta baixa da escola com um ponto destacado onde se encontrava um tesouro, denominado de botija, com o valor de R$ 50,00 para quem o encontrasse primeiro, a partir das referências apresentadas. 


Concluindo, podemos afirmar que foi de grande valia a experiência com o PIBID, tanto no sentido da aprendizagem para os alunos bolsistas, supervisor, e alunos do Ensino Fundamental, como também para o estreitando de laços de amizades, favorecendo um clima agradável entre todos os envolvidos, fazendo um bem enorme a toda comunidade escolar.



08/11/2019 - EQUIPE IFPB - Participação da Equipe da Escola Matias Duarte Rolim
 

            No dia oito de novembro de dois mil e dezenove, ocorreu o júri simulado no IFPB - Geografia em foco: o agronegócio do Brasil em destaque, as 08h30min no auditório do IFPB.
Iniciaram com duas paródias sendo que uma era a favor e outra contra o Agronegócio.

Em seguida, deram inicio a uma peça teatral, onde tratava sobre a reforma agrária e seus conflitos. A peça mostrava uma família pobre que estava sendo expulsa de suas terras por uma proprietária rica.


Após, iniciaram as falas de acusação e defesa do agronegócio frente ao debate da agricultura camponesa e agricultura capitalista. A atividade se deu por meio de um Júri Simulado.



Semana de 29 a 31/10/2019 -

No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dezenove, ministramos a aula e após a construção de uma oficina no 7° ano juntamente com José Richard Ferreira dos Santos, pois foi uma atividade coletiva, sendo do PIBID e da disciplina de Prática de Ensino em Geografia Humana. O tema abordado foi o espaço urbano e rural, suas relações sociais existentes e principais atividades econômicas.
Inicialmente foi exposta uma apresentação sobre o tema em sala de aula, onde foram expostas algumas histórias em quadrinhos construídas pelos alunos da disciplina de Prática de Ensino em Geografia Humana com o intuito de orientar e incentivar os educandos. No momento da aula, buscamos apresentar de forma clara e coesa um pouco sobre os espaços urbanos e rurais e suas relações, bem como sanar todas as dúvidas dos alunos.
A construção de HQ’s, por parte dos alunos, proporcionou o estímulo da capacidade criativa e de comunicação dos mesmos, tendo em vista que foi desenvolvida de maneira individual e/ou em dupla, bem como em formas de desenhos, ilustrações, textos e junções de ambos os elementos.

Assim, não excluímos os recursos do livro didático, mas acreditamos na necessidade de que haja metodologias inovadoras que proporcionem aos alunos vivenciar e explorar diversos espaços e que contribuam para a ampliação de suas habilidades que muitas vezes não são trabalhadas no âmbito escolar. 


plano de aula confeccionado:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PLANO DE AULA

MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMPO ESTIMADO DE AULA: 1h
TEMA: O URBANO, O RURAL E A ECONOMIA BRASILEIRA.

·         OBJETIVO GERAL:
Compreender as peculiaridades dos espaços rural e urbano e suas relações contribuintes para a economia brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Identificar as características do espaço rural e urbano.
·         Analisar a influência da agricultura no espaço rural brasileiro.  
·          Refletir sobre o uso de metodologias inovadoras em sala de aula.
·         Identificar o grau de dificuldade dos alunos durante a construção das HQ’s.

CONTEÚDOS:
·         As características dos espaços rural e urbano;
·         A interdependência entre o rural e o urbano;
·         O espaço rural e a agricultura brasileira;
·         Contrastes no campo brasileiro;
·         O crescimento das cidades e os problemas urbanos;
·         Problemas ambientais nos espaços urbano e rural;
·         As atividades que movem a economia;

METODOLOGIA:
A aula se iniciará com uma apresentação expositiva do conteúdo, sendo perpassada por momentos de diálogos com os alunos. Logo após será expostas histórias em quadrinhos já construídas pelos discentes de Geografia. Em seguida, serão construídas pelos alunos do 7° ano suas próprias historias em quadrinhos.

MATERIAIS DIDÁTICOS:
Computador, projetor multimídia (data show), lousa e histórias em quadrinhos construídas.

REFERÊNCIAS:

TORREZANI, Neiva Camargo. O urbano, o rural e a economia brasileira. In: TOREEZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber geografia. 2.ed- São Paulo: FTD, 2015.

               
            

29/10/2019



MUDANÇAS NAS RELAÇÕES HOMEM X NATUREZA AO LONGO DO TEMPO[C1] 

            No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceu o ciclo de palestras promovida pela UNAGEO, as 19h30min com a temática MUDANÇAS NAS RELAÇÕES HOMEM X NATUREZA AO LONGO DO TEMPO, ministrada pela Professor Dr. Marcelo Henrique de Melo Brandão.
            Em sua fala, salienta que para entender as mudanças na relação homem x natureza, é preciso compreender que a evolução humana acontece através de “Revoluções”. Sendo que estas “(R)evoluções” são a base das modificações espaço temporais que podemos observar. Ao longo da história de nossa espécie, é possível identificar três importantes (R)evoluções: a revolução cognitiva, agrícola e a científica.
            Os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos.  Então, temos a (R)evolução Cognitiva que entre setenta mil e trinta mil anos atrás, observa-se o início da linguagem, a comunicação entre os grupos. Desde essa revolução, vivemos uma dupla realidade: a objetiva e a imaginada (deuses, nações, corporações).
            Na (R)evolução Agrícola I (12.000 AP) ocorreu a produção do espaço, a domesticação das espécies (animais e vegetais), o aumento da produção e da população. Além disso, também aconteceu a divisão do trabalho. E durante a (R)evolução Agrícola II/ Revolução Verde (Pós Segunda Guerra Mundial) começaram a utilizar fertilizantes, fungicidas, herbicidas e pesticidas. Também houve o aumento da produtividade no campo.
            Com a (R)evolução Científica (-500 anos), ocorreu a ruptura entre o conhecimento científico e os dogmas.
            O Prof. Marcelo ressalta uma citação de Milton Santos que diz “A relação entre o homem e a natureza, ou melhor, a relação entre o homem e o meio é dado pela técnica”.




30/10/2019

          No dia trinta de outubro de dois mil e dezenove aconteceu, às 14h30min na sala de áudio visual da biblioteca uma reunião com a Coordenadora Ivanalda, o Supervisor Francisco Odair e a Supervisora Micaele juntamente com os Bolsistas ID.
            Inicialmente falou sobre a apresentação da exposição pedagógica que irá ocorrer no Matias no dia 07 de novembro. Logo, a apresentação do júri simulado no IFPB no dia 08 de novembro as 08h. A SEMAGEO, sendo que foram apresentados os motivos para o adiantamento para maio de 2020.
            Evento do PIBID que irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro. Além disso, foi ressaltado que as aulas no Matias encerram dia 12 de dezembro e mais 03 dias para as finais. A viagem para a Bahia da Traição nos dias 21 e 22 de novembro.
            Além disso, a coordenadora deixou alguns encaminhamentos como avisar até o dia 06 de novembro o tema do artigo para o livro e fazer a lista dos materiais produzidos em cada turma.







Semana de 19 a 25/10/2019 -


No dia nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceram aulas no 7° ano sobre a cultura do Nordeste. Assim, o professor mostrou algumas pessoas que divulgaram o Nordeste como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Maria Bonita e Lampião, e Elba Ramalho.
Então, dividiu para que cada aluno ficasse com uma pessoa apresentada acima e pesquisasse biografia, obras e etc. Depois, ocorreu a exposição das sementes do semiárido, onde o professor mostrou as sementes aos alunos, assim tiveram a oportunidade de conhecer cada uma.  Em seguida, pediu para cada aluno escrever 20 palavras de sementes do semiárido.




22/10/2019

No dia vinte e dois de outubro de dois mil e dezenove realizamos um estudo do meio com o percurso para o Museu Assaré; Fundação Casa Grande e o Museu de Paleontologia. Assim, estava presente a turma de Estágio I, Prática de Ensino em Geografia Humana, alunos do PROBEX e a turma da Professora Cecília, uma vez que foi ela que nos acompanhou no percurso.  
Na primeira parada, visitamos o Museu Assaré, sendo que vimos um pouco da história da vida de Patativa do Assaré.  


Na segunda parada tivemos a oportunidade de conhecer a Fundação Casa Grande. Assim, fomos recepcionados por membros da Fundação, uma vez que são as crianças que fazem uma excursão por todos os pontos do espaço, apresentando sua história, conquistas e desafios já enfrentados. O nosso guia foi Thiago, ele apresentou o museu da fundação com todos os elementos que estão em exposição, depois os espaços que as crianças têm acesso na Fundação como o campo, o parque, a DVDTECA- com mais de dois mil filmes, CINECLUBE, sendo que tem filmes semanalmente, TV CASA GRANDE.










Tendo atualmente 20 crianças atendidas periodicamente, existindo um responsável que acompanha nos espaços escolares. As crianças que escolhem os laboratórios que querem participar, ou, seja, não é algo imposto, mas sim tem sua própria autonomia para escolher em que local que ficar responsável. Na fundação, eles são gerentes do espaço.
Na terceira parada, visitamos o museu de paleontologia Plácido Cidade Nuvens, sendo que neste espaço foi possível conhecer um pouco do acervo paleontológico oriundo da região do Cariri. Esse museu abriga vários grupos de fósseis, como também troncos petrificados, impressões de samambaias, pinheiros e plantas; peixes, anfíbios e repteis. Todo esse material é proveniente, principalmente, das formações Missão Velha e Santana da Bacia do Araripe.




24/10/2019

No dia vinte e quatro de outubro de dois mil e dezenove ocorreu à aplicação dos questionários na sala do 7° ano sobre a metodologia de Histórias em quadrinhos.      

questionário de avaliação da oficina de HQ



QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS DO 7º ANO DA E.M.E.I.F. MATIAS DUARTE ROLIM SOBRE A OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

  1. O que você achou da oficina de Histórias em Quadrinhos?
(    ) Boa   (   ) Ruim  (   ) Ótima  (   ) Péssima 

  1. Gostou de construir sua História em Quadrinhos?
(    ) Sim    (   ) Não   (   ) Mais ou menos  (   ) Talvez  
 Comente.


  1. Como você qualifica a elaboração das Histórias em Quadrinhos?
(    ) Boa   (   ) Ruim  (   ) Ótima  (   ) Péssima   (    ) Excelente

  1. Como foi envolver os conteúdos trabalhados em sala de aula nas Histórias em Quadrinhos?
(    ) Fácil   (   ) Muito fácil   (   ) Difícil  (   ) Muito difícil 

  1. Algum professor já trabalhou com alguma metodologia parecida com a produção de Histórias em Quadrinhos em sala de aula?
(   )Sim   (   )talvez   (   )Não

  1. A metodologia utilizada facilitou ou tornou a aula mais interessante?
(  )Sim    (  )talvez    (  )Não

  1. A partir do que foi trabalhado em sala durante a confecção dos HQ's, você conseguiu relacionar os temas abordados na aula com o seu cotidiano, e você gostaria de produzir novas histórias em quadrinhos com outros temas relacionados com a Geografia?
(  )Sim    (  )talvez    (  )Não

  1.  Você considera que a metodologia de ensino aplicada em sala despertaria sua curiosidade para pesquisar mais sobre o assunto durante a aula?
(  )Sim   (  )talvez   (  )Não

  1. De acordo com o que foi explanado em sala sobre o tema, você aprendeu algo que não sabia e que é importante para seu cotidiano?
(  )Sim   (  )talvez   (  )Não

  1. Você sentiu alguma dificuldade para construir sua História em­­­­­­­ Quadrinhos?
(   ) Sim  (   ) Não    Quais ?