quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O USO DA LITERATURA BRASILEIRA NO ENSINO DA GEOGRAFIA.


2ª ação do ano de 2016

O uso da literatura brasileira no ensino da Geografia foi uma ação desenvolvida na E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO. Tendo como objetivo despertar o interesse pela leitura, sobretudo as obras brasileiras; promover a  interdiplinaridade, discutindo conteúdos de Geografia através do livro “Vidas Secas”, para que percebam outras formas de apreender Geografia; fazer com que os alunos compreendam a importância da leitura para sua formação pessoal e profissional. A ação foi realizada com os alunos do 9° B, sendo executada em 3 encontros.
No primeiro encontro utilizamos o resumo do livro: “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos. Visto que a biblioteca da escola não disponibiliza de exemplares para todo os alunos. Fizemos a leitura com a ajuda dos alunos e logo após iniciemos uma discussão, destacando os conteúdos relacionados como a geografia como: Paisagens, Espaço Geográfico, Seca, Problemas Sociais dentre outros trazendo-os para a realidade dos estudantes.


















             No Segundo encontro demos continuidade a ação com a exibição do vídeo: “Vidas Secas”. É um curta metragem produzido pela S.E entretainmt no ano de 2010. O vídeo trata-se de uma adaptação do livro. Logo após a exibição abriremos para o diálogo a partir do vídeo.


 






Ainda no 2º encontro seguido a discussão do vídeo trabalhemos as músicas: “Asa Branca, e Vida de Viajante” do cantor Luiz Gonzaga. Pois estas músicas retratarem a vida dos sertanejos que enfrentam as dificuldades do sertão em busca de melhores condições. Tema este também trabalho por Ramos no livro.




No terceiro e último encontro pedimos que os alunos confeccionassem cartazes, utilizando imagens, poemas ou versos das músicas trabalhadas, formadas as equipes os estudantes dedicaram-se a confecção com recortes de livros, pesquisas na internet e até busca de matérias que representassem a vegetação descrita no livro.












A ação possibilitou tanto aos alunos, quanto a nossa supervisora Bernadete e a nós bolsistas um grande aprendizado, destacando a maneira diferenciada de tratar assuntos relacionados a Geografia e ainda utilizando a interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Português através do incentivo à leitura. De início a uma rejeição pois, sabemos a dificuldade de termos alunos leitores por isso se faz necessário o uso destas outras metodologias acima descritas. Possibilitando assim um maior aprendizado. Destacamos também a participação dos alunos nas discussões sempre perguntando e exemplificando com a sua realidade.  




segunda-feira, 5 de setembro de 2016

AÇÃO: AS REGIÕES DO BRASIL

A ação intitulada “As Regiões do Brasil” foi desenvolvida na E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles na turma do 7° ano A do Ensino Fundamental II. O objetivo geral desta ação era apresentar para os alunos as características regionais do Brasil. Nossos objetivos específicos eram: Conceituar Região; Mostrar as diversas características regionais do Brasil que as distinguem (aspectos físicos e sociais) e explanar a diversidade regional do Nordeste e suas potencialidades. A mesma ocorreu em um período de três semanas, sucedendo-se em três encontros.
          No primeiro encontro foi feito uma abordagem teórica a respeito do processo de regionalização brasileira, onde trabalhamos com uma breve explanação dos elementos que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE levou em consideração para que ocorresse a divisão do Brasil em regiões, e as contribuições que o geógrafo brasileiro Milton Santos concedeu para que essa divisão se efetivasse.   Ainda neste encontro, trabalhamos a Divisão Regional do Brasil fazendo uma abordagem teórica e ilustrativa através de mapas e slides contendo imagens e vídeos que facilitassem a compreensão dos educandos no processo de ensino/aprendizagem. Com relação as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste descrevemos suas principais características físicas, naturais, sociais e econômicas.

      No segundo encontro foi realizada uma breve explanação do que foi trabalhado anteriormente. Então seguimos com a mesma metodologia para concluir as abordagens teóricas sobre as duas últimas regiões, Sudeste e Sul das atividades planejadas. Após concluir a apresentação das regiões brasileiras, encerramos as atividades deste dia com a exibição e discussão do vídeo “Homenagem as regiões brasileiras.


                             

                 
Por fim, no último encontro finalizarmos a ação desenvolvendo uma atividade prática buscando a participação dos alunos no processo de construção de metodologias interativas ressaltando o conhecimento dos mesmos. Dessa forma, com o auxílio dos alunos bolsistas, os educandos confeccionaram um quebra cabeça que ressaltava as cinco macros regiões brasileiras que resultaria no mapa do território do Brasil. 

                

          Também trabalhamos a regionalização do Brasil através de imagens, na qual estas representavam as características gerais das referidas regiões. Durante as realizações destas atividades tivemos a participação efetiva de toda a turma, na qual distribuímos estas imagens, para que os mesmos fixassem-nas no mapa caracterizando assim as devidas regiões.

Nesta perspectiva, identificamos que durante a ação obteve-se um bom resultado, principalmente no tocante a participação dos alunos durante todo o desenvolvimento das atividades, outro ponto que merece destaque é com relação a caracterização regional do Brasil no que diz respeito a região Nordeste, obtivemos uma maior interação dos alunos devido esta fazer parte da realidade dos mesmos. 
     A importância de se trabalhar as divisões regionais do Brasil se faz necessário devido alguns alunos desconhecerem o processo de formação e as características físicas, naturais, sociais e econômicas a qual foi formado. Sendo assim, foi possível identificar que podemos trabalhar as práticas pedagógicas de forma lúdica levando para a sala de aula atividades que estimulem a criatividade do aluno efetivando-se assim, uma maior aprendizagem no ensino de geografia.