2ª ação do ano de 2016
O uso da literatura brasileira no ensino da
Geografia foi uma ação desenvolvida na E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO.
Tendo como objetivo despertar o
interesse pela leitura, sobretudo as obras brasileiras; promover a interdiplinaridade, discutindo conteúdos de Geografia através do livro
“Vidas Secas”, para que percebam outras formas de apreender Geografia; fazer
com que os alunos compreendam a importância da leitura para sua formação
pessoal e profissional. A ação foi
realizada com os alunos do 9° B, sendo executada em 3 encontros.
No primeiro encontro utilizamos o resumo
do livro: “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos. Visto que a biblioteca da
escola não disponibiliza de exemplares para todo os alunos. Fizemos a leitura
com a ajuda dos alunos e logo após iniciemos uma discussão, destacando os conteúdos
relacionados como a geografia como: Paisagens, Espaço Geográfico, Seca,
Problemas Sociais dentre outros trazendo-os para a realidade dos estudantes.
No Segundo encontro demos continuidade a ação com a exibição do vídeo: “Vidas Secas”. É um curta metragem produzido pela S.E entretainmt no ano de 2010. O vídeo trata-se de uma adaptação do livro. Logo após a exibição abriremos para o diálogo a partir do vídeo.
Ainda no 2º encontro seguido a discussão do vídeo trabalhemos
as músicas: “Asa Branca, e Vida de Viajante” do cantor Luiz Gonzaga. Pois estas
músicas retratarem a vida dos sertanejos que enfrentam as dificuldades do
sertão em busca de melhores condições. Tema este também trabalho por Ramos no
livro.
No terceiro e último encontro pedimos que os alunos
confeccionassem cartazes, utilizando imagens, poemas ou versos das músicas
trabalhadas, formadas as equipes os estudantes dedicaram-se a confecção com
recortes de livros, pesquisas na internet e até busca de matérias que representassem
a vegetação descrita no livro.
A ação possibilitou
tanto aos alunos, quanto a nossa supervisora Bernadete e a nós bolsistas um
grande aprendizado, destacando a maneira diferenciada de tratar assuntos
relacionados a Geografia e ainda utilizando a interdisciplinaridade com a
disciplina de Língua Português através do incentivo à leitura. De início a uma
rejeição pois, sabemos a dificuldade de termos alunos leitores por isso se faz necessário
o uso destas outras metodologias acima descritas. Possibilitando assim um maior
aprendizado. Destacamos também a participação dos alunos nas discussões sempre
perguntando e exemplificando com a sua realidade.