Ação 1
Trabalhar o
conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo (O ESPAÇO).
Objetivos
- Conceituar
espaço geográfico;
- Apresentar
a diferença entre ambos os espaços;
- Trabalhar
a relação entre os dois espaços: rural e urbano;
- Mostrar
a importância dos dois espaços para a formação cidadã.
Conteúdo
- O espaço geográfico; e
- Espaço rural e urbano.
Metodologia
No primeiro momento,
realizaremos uma discussão com os alunos
sobre o conceito de espaço geográfico, a fim de verificar o conhecimento que os mesmos possuem sobre o
mesmo. No segundo momento será dividida cada turma em duas equipes para a
construção dos mapas mentais do espaço de vivência dos alunos, onde uma equipe
trabalhará com o espaço urbano e a outra com o espaço rural. De acordo com a
construção dos mapas mentais, será feito uma avaliação dos desenhos mais
representativos para a confecção das maquetes. As maquetes serão confeccionadas
juntamente com os alunos, em seguida serão apresentadas pelos mesmos cada qual
defendendo sua temática (Campo X Cidade). Ao final serão expostas as maquetas
confeccionadas com os alunos , sendo eles os responsáveis pela apresentação de
como foi realizada a construção, bem como objetivos e contribuições desse
recurso metodológico para uma aprendizagem significativa.
Período: 4 semanas
Materiais
Modelo de Mapas mentais; Papel
ofício; Canetas hidrográficas; Lápis de cor; Lápis grafite; Placas de isopor 15
e 10mm; Cortador de isopor; Cola de isopor; Tinta para tecido; Palitos de
picolé, caixas de remédios, tesoura e palitos de dentes.
Ação 2
Sensibilização junto aos alunos e
a comunidade a respeito da importância questões relacionadas ao meio ambiente.
(Problemas do Bairro/Cidade – Escala Global).
Objetivos
- Conceituar
o termo meio ambiente;
- Discutir
os principais problemas ambientais existentes na esfera global fazendo uma
contextualização com a escala local (o espaço de vivência dos alunos); e
- Sensibilizar
os alunos quanto à questão dos principais problemas ambientais.
Conteúdos
- A
poluição da água:
- Os
principais agentes geradores da poluição da água;
- Problemas
gerados pela poluição da água;
- A
problemática da escassez de água.
- Lixo:
- Tipos
de lixo;
- A
reciclagem;
- A
coleta seletiva e suas vantagens;
- Principais
problemas ambientais provenientes do lixo.
- A
poluição do ar:
- Os
principais agentes causadores da poluição atmosférica; e
- Problemas
ocasionados pela poluição do ar.
Metodologia
No
primeiro momento será feita uma discussão com os alunos a respeito da temática
ambiental, destacando o que é meio ambiente, como o ser humano interfere e
modifica os espaços naturais, e os problemas ambientas mais relevantes na
atualidade, questionando os alunos e buscando ouvir suas opiniões a respeito do
tema, todas essas problemáticas ambientais serão discutidas fazendo uma conexão
através da escala. Posteriormente, será confeccionado painéis com imagens de
problemas ambientais em escala global e local. Em seguida será exibido dois
vídeos: um plano para salvar o planeta e
os impactos do lixo na natureza: a reciclagem como uma solução. Por fim
finalizaremos com a construção das lixeiras da coleta seletiva.
Materiais
Fotos, aparelho de som, Canetas
Hidrocor, Lápis Grafite, Tesoura; Cola; EVA, Data show; Computador; Pen Drive,
Pinceis, Pistolas, caixas de papelão e
Isopor.
Período: 4 semanas
Ação 3
O uso de
drogas na adolescência.
Objetivos
- Apresentar
o conceito de drogas e os diferentes tipos;
- Desenvolver
o conhecimento crítico dos alunos em reação ao uso de drogas; e
- Discutir
as consequências que o uso de drogas ocasiona para a saúde física e
mental.
Conteúdo
- Definição de drogas e seus diferentes tipos;
- O uso de drogas; e
- Problemas
e consequências.
Metodologia
Como
parâmetro para o desenvolvimento dessa ação, será realizada em primeiro
momento, uma aula expositiva dialogada com apresentação de slides sobre drogas
e suas consequências. Em seguida, os alunos confeccionarão cartazes contendo
intervenções sobre o uso de drogas e se possível, será elaborada uma parodia
sobre a temática trabalhada em sala de aula. Depois ocorrerá uma palestra na
escola, sendo ministrada por uma psicóloga
abordando o conceito e os tipos de drogas. Ao
longo da palestra serão realizados questionamentos aos educandos sobre a
temática, buscando desenvolver nestes a visão crítica sobre o uso de drogas. Ao
final será apresentado um texto, a carta do viciado, a fim de
sensibilizá-los sobre os problemas e as consequências enfrentadas pelos
usuários, como também levar um alerta sobre a problemática nos dias atuais.
Período :4 semanas
Materiais
Data
show; Computador; Pen Drive; Cartolina; Papel Crepom; EVA; Pinceis; Lápis de
Cor; Tesoura; Imagens; Texto: Carta do viciado.
Observações
Possivelmente
levar para a escola um ex usuário de drogas e, todo material elaborado durante
a execução desta ação será exibido no dia da palestra.