sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Desenvolvimento da 1° ação - E.E.F.I. CECILIA ESTOLANO MEIRELES


AÇÃO: TRABALHAR O CONCEITO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO SEU OBJETO DE ESTUDO (O ESPAÇO GEOGRÁFICO)

A referida ação foi desenvolvida com os alunos do 6º ano A e B do ensino fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, no qual utilizamos a maquete, como ferramenta metodológica para a construção do conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico.
PRIMEIRO ENCONTRO:
  •  Exposição do tema;
  • Dinâmica;
  • Apresentação  do conceito de espaço geográfico através de discussões e apresentação dos slides










SEGUNDO ENCONTRO
  •  Revisão da aula passada;
  • Dialogamos  sobre o seu espaço de vivência dos alunos,  para que os mesmos descrevam o bairro ou sítio onde moram;
  • Construímos o conceito de espaço geográfico através da contextualização com o espaço de vivência dos alunos, destacando o conceito de espaço urbano e espaço rural.
TERCEIRO  E QUARTO ENCONTRO
  • Dividimos a turma em duas equipes ( zona urbano e  zona rural)
  •  Iniciamos a produção das maquetes
                                                                                                                                                                  





QUINTO ENCONTRO
Finalizamos a ação através da contextualização das maquetes, com seus espaços de vivências. 





MAQUETES DO ESPAÇO URBANO E RURAL CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 6º A



MAQUETES DO ESPAÇO URBANO E RURAL CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 6º B


Refletindo sobre a ação executada podemos concluir que a mesma proporcionou o desenvolvimento da aprendizagem tanto para os alunos do 6 ° A da escola Cecília Estolano Meireles quanto para nós Pibidianos.
Para os alunos:
  • O interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades;
  • O despertar da criatividade;
  • Possibilitou maior afinidade dos alunos com a disciplina geográfica;
  • Reconhecimento da importância dos conhecimentos geográficos para a formação cidadã;
  • Percepção da geografia enquanto disciplina dinâmica, crítica e reflexiva.
Enquanto para nós Pibidianos:
  • Reflexão a cerca do espaço escolar e suas diferentes linguagens no ensino;
  • A relação professor/ aluno no qual tivemos a oportunidade de vivenciar;
  • A importância da utilização de novos recursos e metodologias para a efetivação do processo de ensino/ aprendizagem. 



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Desenvolvimento da 2ª ação na E.M.E.I.F. Cecilia Estolano Meireles.


Ação: Sensibilização junto aos alunos e a comunidade a respeito da importância questões relacionadas ao meio ambiente. (Problemas do Bairro/Cidade – Escala Global). 

Sabemos que o meio deve ser visto enquanto palco de acontecimentos, neste se entrelaçam diferentes relações, desde as vistas, sentidas e conseqüentemente refletidas socialmente, até aquelas que não se pode ver a olho nu. Isso nos convida a pensar o Meio Ambiente enquanto local de realizações entre os elementos vivos e não vivos e, de como esses se representam a partir das relações.
Na busca de promover a sensibilização tanto dos alunos quanto da comunidade a respeito do que é o meio ambiente, sua importância e preservação, desenvolvemos uma ação com a temática: Meio ambiente na turma do 8º ano A do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles.
A necessidade de trabalhar esta temática surgiu tanto da análise das respostas dos questionários aplicados aos alunos como também, pela observação do espaço na qual a escola está inserida. Mediante a isto, foram trabalhados os seguintes conteúdos: Poluição das águas, do ar e sonora;Os agentes causadores destas poluições e as consequências para o meio ambiente;o Lixo e os problemas ambientais gerados por ele; Reciclagem e as vantagens da coleta seletiva.

Introdução ao conteúdo

Realizamos uma aula expositiva dialogada com apresentação de slides seguida de discussões. 








Posteriormente produzimos em conjunto com a turma dois painéis, um referente aos problemas ambientais em escala global e outro em escala local. Foram exibidos vídeos abordando os problemas ambientais gerados pelo lixo e a importância da reciclagem. 

Confecção de painéis 



      



Por fim, através de caixas de papelão usadas, construímos as lixeiras da coleta seletiva na busca de sensibiliza-los quantos a problemática ambiental bem como, deixá-las para que todos possam jogar seus lixos seletivos.

Confecção de  lixeiras de coleta seletiva




Ao finalizar a ação pode-se enfatizar a participação dos educandos no processo de construção dos painéis e das lixeiras, efetivando uma sensibilização dos alunos em relação as questões ambientes da atualidade , bem como possibilitou a concretização de uma metodologia que partiu dessa interação professor/alunos e de buscar a partir destes, a construção do conhecimento a cerca do que foi trabalhado, buscando constantemente a construção do saber, visando os conhecimentos que os mesmos já tinham sobre o meio ambiente.



Portfólio de ações a serem trabalhadas na E.M.E.I.E.F. Cecília Estolano Meireles

Ação 1


                       Trabalhar o conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo (O ESPAÇO). 

Objetivos

  •      Conceituar espaço geográfico;
  •        Apresentar a diferença entre ambos os espaços;
  •       Trabalhar a relação entre os dois espaços: rural e urbano;
  •      Mostrar a importância dos dois espaços para a formação cidadã.

Conteúdo

  • O espaço geográfico; e 
  •  Espaço rural e urbano.

Metodologia


 No primeiro momento, realizaremos uma discussão  com os alunos sobre o conceito de espaço geográfico, a fim de verificar  o conhecimento que os mesmos possuem sobre o mesmo. No segundo momento será dividida cada turma em duas equipes para a construção dos mapas mentais do espaço de vivência dos alunos, onde uma equipe trabalhará com o espaço urbano e a outra com o espaço rural. De acordo com a construção dos mapas mentais, será feito uma avaliação dos desenhos mais representativos para a confecção das maquetes. As maquetes serão confeccionadas juntamente com os alunos, em seguida serão apresentadas pelos mesmos cada qual defendendo sua temática (Campo X Cidade). Ao final serão expostas as maquetas confeccionadas com os alunos , sendo eles os responsáveis pela apresentação de como foi realizada a construção, bem como objetivos e contribuições desse recurso metodológico para uma aprendizagem significativa.

Período: 4 semanas

 Materiais


Modelo de Mapas mentais; Papel ofício; Canetas hidrográficas; Lápis de cor; Lápis grafite; Placas de isopor 15 e 10mm; Cortador de isopor; Cola de isopor; Tinta para tecido; Palitos de picolé, caixas de remédios, tesoura e palitos de dentes.

Ação 2

Sensibilização junto aos alunos e a comunidade a respeito da importância questões relacionadas ao meio ambiente. (Problemas do Bairro/Cidade – Escala Global).

Objetivos


  •      Conceituar o termo meio ambiente;
  •    Discutir os principais problemas ambientais existentes na esfera global fazendo uma contextualização com a escala local (o espaço de vivência dos alunos); e
  •   Sensibilizar os alunos quanto à questão dos principais problemas ambientais.

Conteúdos


  •        A poluição da água:
  •       Os principais agentes geradores da poluição da água;
  •        Problemas gerados pela poluição da água;
  •       A problemática da escassez de água.
  •        Lixo:
  •        Tipos de lixo;
  •           A reciclagem;
  •        A coleta seletiva e suas vantagens;
  •       Principais problemas ambientais provenientes do lixo.
  •        A poluição do ar:
  •          Os principais agentes causadores da poluição atmosférica; e
  •           Problemas ocasionados pela poluição do ar.

Metodologia


 No primeiro momento será feita uma discussão com os alunos a respeito da temática ambiental, destacando o que é meio ambiente, como o ser humano interfere e modifica os espaços naturais, e os problemas ambientas mais relevantes na atualidade, questionando os alunos e buscando ouvir suas opiniões a respeito do tema, todas essas problemáticas ambientais serão discutidas fazendo uma conexão através da escala. Posteriormente, será confeccionado painéis com imagens de problemas ambientais em escala global e local. Em seguida será exibido dois vídeos:  um plano para salvar o planeta e os impactos do lixo na natureza: a reciclagem como uma solução.   Por fim finalizaremos com a construção das lixeiras da coleta seletiva.

Materiais

Fotos, aparelho de som, Canetas Hidrocor, Lápis Grafite, Tesoura; Cola; EVA, Data show; Computador; Pen Drive, Pinceis, Pistolas, caixas de papelão e  Isopor.

Período: 4 semanas

Ação 3

                                                       O uso de drogas na adolescência.

Objetivos

  •        Apresentar o conceito de drogas e os diferentes tipos;
  •        Desenvolver o conhecimento crítico dos alunos em reação ao uso de drogas; e
  •        Discutir as consequências que o uso de drogas ocasiona para a saúde física e mental. 

Conteúdo

  •        Definição de drogas e seus diferentes tipos;
  •        O uso de drogas; e
  •        Problemas e consequências.

Metodologia


Como parâmetro para o desenvolvimento dessa ação, será realizada em primeiro momento, uma aula expositiva dialogada com apresentação de slides sobre drogas e suas consequências. Em seguida, os alunos confeccionarão cartazes contendo intervenções sobre o uso de drogas e se possível, será elaborada uma parodia sobre a temática trabalhada em sala de aula. Depois ocorrerá uma palestra na escola, sendo ministrada por uma psicóloga     abordando o conceito e os tipos de drogas. Ao longo da palestra serão realizados questionamentos aos educandos sobre a temática, buscando desenvolver nestes a visão crítica sobre o uso de drogas. Ao final será apresentado um texto, a carta do viciado, a fim de sensibilizá-los sobre os problemas e as consequências enfrentadas pelos usuários, como também levar um alerta sobre a problemática nos dias atuais.

Período :4 semanas

Materiais


 Data show; Computador; Pen Drive; Cartolina; Papel Crepom; EVA; Pinceis; Lápis de Cor; Tesoura; Imagens; Texto: Carta do viciado.

    Observações 

 Possivelmente levar para a escola um ex usuário de drogas e, todo material elaborado durante a execução desta ação será exibido no dia da palestra.

domingo, 20 de setembro de 2015

DESENVOLVIMENTO DA 1 AÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS NO CONTEXTO SOCIALO NA E.E.E.F.M.PROFESSOR CRISPIM COELHO


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

EQUIPE DA ESCOLA E,E,F,M,CRISPIM COÊLHO







EQUIPE DA E.E.I.F. Cecilia Estolano Meireles




































PLANEJAMENTO DAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NA E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO

Considerando as atividades desenvolvidas pelo PIBID na E. E. E. F. M. Professor Crispim Coelho, a partir de aplicações de questionários sócio econômicos, com alunos e comunidade no entorno da escola, foram pensadas algumas ações a serem desenvolvidas com toda a comunidade escolar. Partindo da realidade obtida por meio deste diagnóstico foi possível pensar algumas ações que serão realizadas tendo como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais pode-se citar: A questão de se trabalhar sobre as drogas e de bebidas alcoólicas, através do uso de documentários, mostrando a visão de alguns usuários a respeito do assunto:

A primeira ação proposta traz como temática “O USO DE DROGAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS NO CONTEXTO SOCIAL”, mais especificamente no ensino fundamental II, onde serão expostos alguns documentários sobre a temática em sala de aula, e a partir daí com a necessidade de algo mais concreto evolvendo a escola e comunidade procurando mostrar a história de vida de pessoas que fazem parte desse contexto, e trazer o testemunho de um ex-usuário, com intuito de quebrar tabus e passar uma realidade de quem entra no mundo das drogas, e de todos os problemas que essa dependência causa aos indivíduos e a sociedade em que eles estão inseridos. Trabalhar com os discentes sobre o significado da Geografia na vida de cada um deles, mostrando o seu objeto de estudo e a sua importância para a formação crítica do cidadão;

A partir das análises feitas por meio dos questionários, foi constatada a deficiência dos educandos com relação ao conhecimento em torno do objeto de estudo da Geografia. Partindo desse pressuposto, serão desenvolvidas discussões acerca da importância de estudar a Geografia, na perspectiva de desenvolver o senso crítico do cidadão, onde o mesmo venha atuar como um agente crítico e reflexivo em sociedade.

Neste aspecto, faz-se necessário desenvolver temáticas voltadas para o objeto de estudo de Geografia, evidenciando as transformações feitas pela sociedade no referido espaço, mostrando que o mesmo pode ser entendido como produto das relações sociedade-meio que se estabelecem no espaço.  Outro ponto a destacar é com relação a utilização da escala geográfica como forma de compreensão dos conteúdos geográficos, uma vez que, percebe-se que os discentes tem um conhecimento desses conteúdos de forma superficial. Sendo assim, busca-se trabalhar a escala na perspectiva de relacionar o local com o global e obter uma aprendizagem mais efetiva acerca do objeto de estudo da Geografia. Promover oficinas a respeito da educação ambiental na escola e na comunidade, tendo como pauta principal a preservação do meio ambiente e do espaço escolar em si;

Pensando em trabalhar a temática meio ambiente, serão realizadas oficinas de reciclagem, contando com a participação do alunado e de pais que se colocam a disposição, para o desenvolvimento de materiais, como forma de redução do lixo na escola e na comunidade. Busca-se com isso reutilizar materiais que iriam ser dispostos em locais abertos, contribuindo para a poluição do meio natural. Sendo assim, a transformação desses materiais busca sensibilizar o alunado, como forma de colaborar para a obtenção de um ambiente mais limpo e preservado.

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS - E.E.E.F.M Professor Crispim Coelho

   

ESCOLA CRISPIM COELHO


AÇÕES/PIBID

AÇÃO 1

O uso de drogas e bebidas alcoólicas no contexto social

OBJETIVOS

Compreender a importância de se trabalhar com as drogas lícitas e ilícitas na Escola;
Refletir sobre a história de vida de ex-usuários de drogas;
Alertar sobre os problemas que as drogas causam aos usuários e a sociedade em que estão inseridos; 

PERÍODO 

Julho a Agosto de 2015

CONTEÚDOS

Alcoolismo;
Efeitos do alcoolismo no organismo;
Problemas sociais oriundos do alcoolismo;
Tipos de drogas;
Drogas ilícitas;
Fatores de risco para o uso de drogas ilícitas nos usuários e na família;

METODOLOGIA

Para concretizar o primeiro objetivo exibiremos o filme: “Bicho de sete cabeças”. A produção fílmica é um drama brasileiro lançado no ano 2000. O mesmo é baseado em fatos reais e retrata os conflitos familiares de um jovem que se envolveu com a maconha. Após a exibição do mesmo, será aberta uma discussão, destacando a relação do filme com o cotidiano dos discentes. Para consolidar o segundo objetivo traremos à escola um ex usuário de drogas que dará testemunho das experiências vividas durante o tempo em que fazia uso de substâncias ilícitas; Por fim, para alcançarmos o terceiro e último objetivo faremos uso de uma aula expositiva dialogada, através do uso de slides, onde ressaltaremos os principais problemas causados pelas drogas aos usuários dessas substâncias, bem como aos familiares dos mesmos.


MATERIAIS

Data show - Computadores - Caixa de som – Pendrive - Slides-Microfone - Quadro branco – Pincel –Apagador – Embalagens, plásticos – Papéis – Vidros – Metais.

OBSERVAÇÕES

Tendo em vista o fato de que os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Crispim Coelho ainda serem adolescentes, optamos por não abordamos de forma profunda esses assuntos.


AÇÃO 2

A seca no Semiárido Nordestino

OBJETIVOS

Buscar compreender as características da seca no Nordeste;
Despertar nos alunos o censo crítico para uso sustentável da água

PERÍODO

Agosto a Setembro de 2015

CONTEÚDOS

O ciclo hidrológico;
Sertão nordestino do passado ao presente;
Secas causas e consequências,
Água uso e distribuição.

METODOLOGIA

Para concretizar o primeiro objetivo utilizaremos a música: “Triste Partida” do cantor Luiz Gonzaga. Esta música retrata a partida de uma família que sai do Nordeste e vai à São Paulo por causa da seca. Após a música, será aberta uma discussão, destacando a relação com o conteúdo proposto.Para consolidação o segundo objetivo exibiremos o vídeo: “Vidas Cheias”. É um documentário produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT NE2) no ano de 2010. Este retrata como os camponeses enfrentavam as secas antes e a agora. Depois da exibição abriremos para o diálogo a partir do vídeo, através da questão: qual a relação do vídeo com a nossa vida? Por último, propomos um estudo de campo ao açude que abastece a cidade de Cajazeiras e a construção da transposição do Rio São Francisco na cidade de São José de Piranhas – PB.

MATERIAIS 

Música - data show – computador - caixa de som - pen drive - apresentação em PowerPoint papel oficio - caneta esferográfica – cartolina - revistas ou livros para recorte – cola – tesoura – pincel - lápis de cor.

OBSERVAÇÕES

Para a realização dessa atividade precisamos conseguirmos transporte para o deslocamento dos alunos bolsistas, dos alunos das salas envolvidas, dos professores e supervisores.

AÇÃO 3

Produzindo novos materiais através da reciclagem: Uma ação para a preservação do meio ambiente escolar.

OBJETIVOS

Discutir o conceito de meio Ambiente;
Destacar os problemas provocados pelo lixo ao meio ambiente e aos seres humanos;
Fazer com que os alunos Compreendam a importância da reciclagem para o meio ambiente.

PERÍODO

Outubro de 2015

CONTEÚDOS

Relação homem-natureza e preservação do meio ambiente;
Tipos de lixo;
O que é reciclagem?
Como implantar os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar ? 

METODOLOGIA

Para concretizar o primeiro objetivo solicitaremos aos alunos que se dirijam ao laboratório de informática da escola e façam pesquisas relacionadas ao conceito de meio ambiente, bem como as interferências provocadas pelo homem ao meio. Logo após, faremos uma socialização das pesquisas, buscando a construção coletiva do referido conceito; Para consolidar o segundo objetivo, faremos uso de uma aula expositiva dialogada, onde através da amostra de algumas imagens em sala de aula, discutiremos alguns dos problemas que o lixo pode ocasionar ao meio ambiente e à população; Por fim, para alcançarmos o terceiro e último objetivo serão realizadas oficinas de reciclagem, contando com a participação do alunado e de pais que se colocarem a disposição, para a confecção de materiais, como forma de redução do lixo na escola e na comunidade. Busca-se com isso reutilizar materiais que iriam ser dispostos em locais abertos, contribuindo para a poluição do meio natural. Sendo assim, a transformação desses materiais busca sensibilizar o alunado, como forma de colaborar para a obtenção de um ambiente mais limpo e preservado.

MATERIAIS

Data show - Computadores - Caixa de som – Pendrive - Slides-Microfone - Quadro branco – Pincel – Apagador – Embalagens, plásticos – Papéis – Vidros – Metais.

OBSERVAÇÕES

Pensando na hipótese de que os pais podem não estar disponíveis para a oficina de reciclagem, mesmo assim a mesma será realizada, com o apoio dos estudantes da Escola professor Crispim Coelho.

AÇÃO 4

O significado da Geografia na formação do cidadão.

OBJETIVOS

 Apresentar o objeto de estudo da geografia  e sua contribuição para a vida dos educandos;
 Refletir sobre as modificações causadas pela sociedade ao meio.

PERÍODO

Outubro e Novembro 2015

CONTEÚDOS

As relações sócio espaciais;

Transformações provocadas pela sociedade no meio.

METODOLOGIA

Estabelecer uma debate a respeito do significado da Geografia pré estabelecidos por cada um e confrontar essas idéias com as que o conteúdo fornece. A partir disso, proporcionar que sejam construídos seus próprios conceitos sobre o verdadeiro significado da Geografia e sua importância na vida de cada um.Ainda para compreender a relação do homem e meio, precisa-se entender quais as construções de cada um nesse contexto. Assim, será proposto a exposição de fotografias de espaços que sofreram modificações pelo homem e as grandes consequências disso para o meio, tornando o meio produto da sociedade. Dessa forma, apresentar algumas alternativas e tentar inserir na escola alguns métodos para amenizar os impactos na natureza.

MATERIAIS

Pincel – Quardo – Apagador – Slides – Fotos – Datashow -  Computador - Pen drive – Livros.

OBSERVAÇÕES