quinta-feira, 18 de junho de 2015

Diagnostico dos alunos da Escola Cecília Estolano



ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CECÍLIA ESTOLANO MEIRELES

O texto em questão refere-se a uma análise quantitativa, crítica e reflexiva dos questionários elaborado pelos alunos do PIBID do curso de Geografia da UFCG, campus de Cajazeiras-PB, e aplicados com todos os alunos do turno tarde da E.M.E.I.F Cecília Estolano Meireles.
 Os questionários foram elaborados visando conhecer melhor o alunado, desde o seu perfil socioeconômico, até mesmo suas ideias e opiniões com relação ao ambiente escolar e a temas atuais que consideramos relativamente importantes. Nessa perspectiva, foram abordadas questões quanto ao gênero, a idade, com quem os alunos moram, a sua renda, o bairro, o que não gosta na cidade, se gosta de estudar, o conceito de Geografia, se gosta de Geografia, o que mais gosta em Geografia, o que eles não gosta de estudar em Geografia, as melhorias na escola, a relação professor aluno, os recursos didáticos que mais gosta, a opinião do alunado com relação abo uso de drogas, se o mesmo já presenciou cena de racismo na escola e se usa bebidas alcoólicas.
Desse modo, os questionários visavam avaliar a quantidade de alunos do sexo masculino e feminino no espaço escolar, verificar a média da idade dos alunos, saber se estão no nível escolar adequado, como também, a importância da família no processo de formação e estruturação social do aluno. Correlacionar e verificar o perfil socioeconômico da família e identificar se os alunos residem no entorno da escola.
Ainda nesse sentido objetivamos, verificar os problemas locacionais do lugar onde os alunos moram, bem como as perspectivas sobre o seu visionário do espaço (valores; negação).   Caracterizar os pontos positivos e negativos presentes na escola pela perspectiva dos educandos, a importância que o aluno atribuem ao estudo, quais os outros recursos utilizados pelos alunos como apoio complementar aos estudos escolares.
Analisamos por meio das questões o conhecimento dos alunos com relação a disciplina de Geografia, verificamos se os mesmos sabem qual o objeto de estudo da disciplina em questão, o que ela estuda, bem como avaliar o nível de abstração dos mesmos, verificando se os alunos tem afinidade com a disciplina, pontos favoráveis e negativos atribuídos pelos alunos.
Para conhecermos melhor o espaço escolar da referida instituição de ensino analisamos também, a visão dos alunos quanto às melhorias que deveriam ser inseridas na escola, como ocorre a relação professor/aluno, quais os recursos didáticos despertam maior interesse dos alunos e como esses recursos influenciam no seu aprendizado. No que se refere a questões da atualidade foi analisada a percepção do alunado quanto à presença de drogas no meio social, saber se os mesmos já presenciaram cenas de racismo no ambiente escolar, como também averiguar se eles têm contato/consome bebidas alcoólicas.
Os resultados dos questionários serviram para que possamos definir as ações futuras que iremos desenvolver na E.M.E.I.F Cecília Estolano Meireles, de acordo com as necessidades identificadas. Sendo assim, após a aplicação dos questionários realizamos a tabulação dos dados em gráficos, apresentando os resultados por meio de porcentagens.





Analisando o gráficos podemos concluir que a maioria dos alunos entrevistados corresponde ao sexo feminino o equivalente a 58%, e que 42% de todos os alunos entrevistados residem no Bairro das Casas Populares onde estar localizada a escola e os demais residem em bairros próximos. 







No que se refere a faixa etária dos alunos, pode-se concluir que quase 50% do alunado tem entre 10 a 12 anos, o que mostra que os mesmo estão na faixa etária adequada para suas respectivas séries.



Outro elemento identificado é que 62% dos alunos moram com seus pais e que a renda mensal familiar demonstrou uma disparidade onde 47% tem entre 1 a 5 salários, enquanto 39% tem menos de um salário mensal.




Com relação a importância que os alunos atribuem ao estudo podemos destacar que 77% do alunado afirmaram  gostar de estudar, de todos os alunos entrevistados a maioria declarou ter afinidade com a disciplina de geografia.

No entanto com relação ao objeto de estudo da geografia as respostas foram confusas e diversificadas, onde apenas uma parcela mínima respondeu corretamente. O mesmo ocorreu com as respostas referentes ao que eles mais gostam e o que menos gostam de estudar em geografia, pois, os alunos demonstraram não ter domínio nem clareza em relação aos conteúdos geográficos. 








No que se refere a opinião dos alunos a respeito da cidade de Cajazeiras, ficou evidente que os principais problemas da cidade são: a violência, a poluição sonora e a poluição ambiental.






A visão dos alunos quanto às melhorias que deveriam ser inseridas na escola referem-se a organização do ambiente, alimentação escolar e a necessidade de uma reforma. Já no que diz respeito a relação professor aluno, os mesmos declararam ter uma relação muito boa. E no que se refere aos recursos didático preferidos por eles destacam-se filmes, textos e livros



Por fim mais não menos importante, foram analisadas as questões que abordavam sobre a percepção dos alunos a respeito do uso de drogas, do uso de bebidas e da presença de racismo na escola. 

                       






Sendo assim, ficou definido para a maioria dos alunos o uso de drogas é considerado algo ruim, prejudicial a saúde e errado. Sobre o uso de bebidas 26% afirmaram já ter ingerido bebidas alcoólicas. No que diz respeito a presença de racismo na escola 48% do alunado declarou já ter presenciado cenas de racismo cometidas por seus colegas no ambiente escolar.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Diagnostico dos Alunos na Escola Crispim Coelho


A ESCOLA VISTA PELO VIÉS DOS ALUNOS

            Responderam ao questionário 112 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite. Os mesmos continham questões sobre: o gênero, com quem mora, os bairros que residem, o que existe no bairro, renda familiar, tipos de drogas conhecidas pelos alunos, o que menos gosta na cidade, projetos sociais que os discentes estão inseridos, qualidades e defeitos da escola, relação professor-aluno, se gosta de geografia e principais recursos didáticos utilizados pelo professor em sala de aula.

Figura 1:  Quantidade de homens e mulheres.


Figura 2: Com quem os alunos moram.


Figura 3: Bairros onde os alunos residem.


Figura 4: Infraestrutura existente nos bairros em que os alunos residem.


Figura 5: Renda familiar declarada pelos alunos.
  
Figura 6: Tipos de drogas conhecidas pelos estudantes.



Figura 7: O que os alunos declararam menos gostar na cidade de Cajazeiras.


Figura 8: Como os alunos se divertem.


Figura 9: Participação em projetos sociais.


Figura 10: Qualidades e defeitos da escola apresentados pelos Alunos.


Figura 11: Recursos didáticos mais usados pelos docentes segundo os discentes.


Figura 12: Relação professor aluno.


Figura 13: Gosto pela Geografia.


Figura 14:Cenas de racismo presenciadas na escola.


Figura 15: Uso de bebidas alcoólicas pelos estudantes.