A oficina Materiais recicláveis: Recursos didáticos para o ensino de
Geografia, consistiu na primeira oficina a ser realizada na E.M.E.I.E.F.
Cecília Estolano Meireles. Esta foi pensada com o intuito de proporcionar uma
reflexão sobre a problemática do lixo no meio ambiente, demonstrando aos alunos
que é possível reutilizar e transformar os materiais que serão descartados em
recursos didáticos para as aulas de Geografia.
Desenvolvida com as turmas do
7º ano do ensino fundamental ( 7º A e 7° B) em cinco encontros, tinha os
seguintes objetivos específicos: Apresentar o lixo como um dos problemas
ambientais atuais; Discutir os impactos numa perspectiva local e global que o
lixo ocasiona ao meio ambiente; Mostrar medidas para a diminuição do lixo no
meio ambiente (Redução, Reutilização e Reciclagem); Destacar a importância da
preservação ambiental e das ações de sustentabilidade e Construir maquetes com
a utilização de resíduos sólidos.
No primeiro encontro, ocorreu a abordagem teórica nas duas turmas, onde
desenvolvemos uma aula expositiva e dialogada, com a utilização de slides. Neste encontro, também exibimos um vídeo da Turma da Mônica intitulado como: Um plano para salvar o
planeta. Os conteúdos trabalhados nas
turmas foram: O lixo numa perspectiva local e global; Causas e consequências do
lixo ao meio ambiente; Definição e benefícios da Redução, Reutilização e
Reciclagem para o meio ambiente; Importância da preservação ambiental e das
ações de sustentabilidade.
|
Abordagem teórica na turma do 7ºA |
|
Exibição do vídeo na turma do 7º A |
|
Abordagem teórica na turma do 7º B |
|
Exibição do vídeo na turma do 7º B |
Como um dos nossos objetivos específicos era a construção de maquetes
com a utilização de resíduos sólidos, decidimos confeccionar com os alunos
cinco maquetes representando: Paisagem Urbana, Paisagem Rural; Paisagem
contendo os espaços urbano e rural, Bacia hidrográfica hipotética e as principais formas
de relevo continental do Brasil. Nesta perspectiva, os alunos do 7° ano A
ficariam responsáveis por produzir as maquetes das distintas paisagens enquanto
que, os alunos do 7º B confeccionariam as maquetes da bacia hidrográfica
hipotética e das principais formas de relevo.
Para a confecção desses recursos didáticos, realizamos ainda no
primeiro encontro, uma breve revisão desses conteúdos. Foi discutido no 7° A a
categoria geográfica paisagem e no 7º B,
abordamos os conteúdos relevo brasileiro e bacia hidrográfica.
No segundo encontro, dividimos os alunos de ambas as turmas em equipes
para iniciarmos a produção das maquetes. Os materiais que utilizamos para a
confecção destes recursos didáticos foram: tecidos velhos, jornal, caixas de
remédios, madeira de móveis usados e descartados, sacolas plásticas, palitos de
picolé, folhas de ofício usadas, cola, tesoura, clips, caixas de papel, palitos
de dentes, esponja usada e entre outros.
|
Construção das maquetes 7ºA |
|
Construção das maquetes 7ºA |
|
Construção das maquetes 7º B |
|
Construção das maquetes 7º B |
No terceiro e quarto encontro continuamos com a confecção destes
recursos didáticos. Já no quinto e último encontro, finalizamos a oficina nas
duas turmas. No 7º A, cada equipe apresentou sua maquete para os demais alunos
presentes em sala. Enquanto que, no 7º B,
invertemos as equipes para que, os alunos identificassem com placas contendo os
nomes dos elementos contidos nas distintas maquetes. Em seguida, a equipe
responsável pela produção da maquete, analisou as respostas dos alunos,
verificando se a equipe tinha acertado ou não, explicando os motivos dos erros
e acertos.
|
Construção das maquetes 7ºA |
|
Construção das maquetes 7ºA |
|
Construção das maquetes 7º B |
|
Apresentação e discussão das maquetes 7ºA |
|
Apresentação e discussão das maquetes 7ºA |
|
Apresentação e discussão das maquetes 7ºA |
|
Identificação e discussão dos elementos nas maquetes 7ºB |
|
Identificação e discussão dos elementos nas maquetes 7ºB |
|
Alunos do 7º B |
|
Maquetes produzidas pelos alunos do 7º ano A e B. |
|
Equipe Cecília Estolano Meireles |
Após esse momento, refletimos sobre o lixo como um problema ambiental
atual, os materiais produzidos em sala de aula e a necessidade de recursos
didáticos para o ensino e aprendizagem de determinados conteúdos geográficos,
encerrando assim as atividades propostas na oficina.