AÇÃO: TRABALHAR O CONCEITO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO SEU OBJETO DE ESTUDO (O ESPAÇO GEOGRÁFICO)
A referida ação foi desenvolvida com os alunos do 6º ano A e B do ensino fundamental da Escola de
Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano
Meireles, no qual utilizamos a maquete, como ferramenta metodológica para a
construção do conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo, o espaço
geográfico.
PRIMEIRO ENCONTRO:
- Exposição do tema;
- Dinâmica;
- Apresentação do conceito de espaço geográfico através de discussões e apresentação dos slides
SEGUNDO ENCONTRO
- Revisão da aula passada;
- Dialogamos sobre o seu espaço de vivência dos alunos, para que os mesmos descrevam o bairro ou sítio onde moram;
- Construímos o conceito de espaço geográfico através da contextualização com o espaço de vivência dos alunos, destacando o conceito de espaço urbano e espaço rural.
TERCEIRO E QUARTO ENCONTRO
- Dividimos a turma em duas equipes ( zona urbano e zona rural)
- Iniciamos a produção das maquetes
QUINTO ENCONTRO
Finalizamos
a ação através da contextualização das maquetes, com seus espaços de vivências.
MAQUETES DO ESPAÇO URBANO E RURAL CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 6º A
MAQUETES DO ESPAÇO URBANO E RURAL CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 6º B
Refletindo sobre a ação executada
podemos concluir que a mesma proporcionou o desenvolvimento da aprendizagem
tanto para os alunos do 6 ° A da escola Cecília Estolano Meireles
quanto para nós Pibidianos.
Para os alunos:
- O interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades;
- O despertar da criatividade;
- Possibilitou maior afinidade dos alunos com a disciplina geográfica;
- Reconhecimento da importância dos conhecimentos geográficos para a formação cidadã;
- Percepção da geografia enquanto disciplina dinâmica, crítica e reflexiva.
Enquanto para nós Pibidianos:
- Reflexão a cerca do espaço escolar e suas diferentes linguagens no ensino;
- A relação professor/ aluno no qual tivemos a oportunidade de vivenciar;
- A importância da utilização de novos recursos e metodologias para a efetivação do processo de ensino/ aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário