Ação: Sensibilização junto aos alunos e a comunidade a respeito da importância questões relacionadas ao meio ambiente. (Problemas do Bairro/Cidade – Escala Global).
Sabemos que o meio deve
ser visto enquanto palco de acontecimentos, neste se entrelaçam diferentes
relações, desde as vistas, sentidas e conseqüentemente refletidas socialmente,
até aquelas que não se pode ver a olho nu. Isso nos convida a pensar o Meio
Ambiente enquanto local de realizações entre os elementos vivos e não vivos e,
de como esses se representam a partir das relações.
Na busca de promover a sensibilização
tanto dos alunos quanto da comunidade a respeito do que é o meio ambiente, sua
importância e preservação, desenvolvemos uma ação com a temática: Meio ambiente
na turma do 8º ano A do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino
Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles.
A necessidade de
trabalhar esta temática surgiu tanto da análise das respostas dos questionários
aplicados aos alunos como também, pela observação do espaço na qual a escola
está inserida. Mediante a isto, foram trabalhados os seguintes conteúdos:
Poluição das águas, do ar e sonora;Os agentes causadores destas poluições e as
consequências para o meio ambiente;o Lixo e os problemas ambientais gerados por
ele; Reciclagem e as vantagens da coleta seletiva.
Introdução ao conteúdo
Realizamos uma aula expositiva dialogada com apresentação de slides seguida de discussões.
| ||
Confecção de painéis
Por fim, através de caixas de papelão usadas, construímos as lixeiras da coleta seletiva na busca de sensibiliza-los quantos a problemática ambiental bem como, deixá-las para que todos possam jogar seus lixos seletivos.
Confecção de lixeiras de coleta seletiva
Ao finalizar a ação
pode-se enfatizar a participação dos educandos no processo de construção dos
painéis e das lixeiras, efetivando uma sensibilização dos alunos em relação as questões ambientes da atualidade , bem como possibilitou a concretização de uma metodologia que partiu dessa interação
professor/alunos e de buscar a partir destes, a construção do conhecimento a
cerca do que foi trabalhado, buscando constantemente a construção do saber,
visando os conhecimentos que os mesmos já tinham sobre o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário