ESCOLA CRISPIM COELHO
AÇÕES/PIBID
AÇÃO 1
O uso de drogas e bebidas alcoólicas no contexto social
OBJETIVOS
Compreender a importância de se trabalhar com as drogas lícitas e ilícitas na Escola;
Refletir sobre a história de vida de ex-usuários de drogas;
Alertar sobre os problemas que as drogas causam aos usuários e a sociedade em que estão inseridos;
PERÍODO
Julho a Agosto de 2015
CONTEÚDOS
Alcoolismo;
Efeitos do alcoolismo no organismo;
Problemas sociais oriundos do alcoolismo;
Tipos de drogas;
Drogas ilícitas;
Fatores de risco para o uso de drogas ilícitas nos usuários e na família;
METODOLOGIA
Para concretizar o primeiro objetivo exibiremos o filme: “Bicho de sete cabeças”. A produção fílmica é um drama brasileiro lançado no ano 2000. O mesmo é baseado em fatos reais e retrata os conflitos familiares de um jovem que se envolveu com a maconha. Após a exibição do mesmo, será aberta uma discussão, destacando a relação do filme com o cotidiano dos discentes. Para consolidar o segundo objetivo traremos à escola um ex usuário de drogas que dará testemunho das experiências vividas durante o tempo em que fazia uso de substâncias ilícitas; Por fim, para alcançarmos o terceiro e último objetivo faremos uso de uma aula expositiva dialogada, através do uso de slides, onde ressaltaremos os principais problemas causados pelas drogas aos usuários dessas substâncias, bem como aos familiares dos mesmos.
MATERIAIS
Data show - Computadores - Caixa de som – Pendrive - Slides-Microfone - Quadro branco – Pincel –Apagador – Embalagens, plásticos – Papéis – Vidros – Metais.
OBSERVAÇÕES
Tendo em vista o fato de que os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Crispim Coelho ainda serem adolescentes, optamos por não abordamos de forma profunda esses assuntos.
Para concretizar o primeiro objetivo utilizaremos a música: “Triste Partida” do cantor Luiz Gonzaga. Esta música retrata a partida de uma família que sai do Nordeste e vai à São Paulo por causa da seca. Após a música, será aberta uma discussão, destacando a relação com o conteúdo proposto.Para consolidação o segundo objetivo exibiremos o vídeo: “Vidas Cheias”. É um documentário produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT NE2) no ano de 2010. Este retrata como os camponeses enfrentavam as secas antes e a agora. Depois da exibição abriremos para o diálogo a partir do vídeo, através da questão: qual a relação do vídeo com a nossa vida? Por último, propomos um estudo de campo ao açude que abastece a cidade de Cajazeiras e a construção da transposição do Rio São Francisco na cidade de São José de Piranhas – PB.
Apresentar o objeto de estudo da geografia e sua contribuição para a vida dos educandos;
OBJETIVOS
Compreender a importância de se trabalhar com as drogas lícitas e ilícitas na Escola;
Refletir sobre a história de vida de ex-usuários de drogas;
Alertar sobre os problemas que as drogas causam aos usuários e a sociedade em que estão inseridos;
PERÍODO
Julho a Agosto de 2015
CONTEÚDOS
Alcoolismo;
Efeitos do alcoolismo no organismo;
Problemas sociais oriundos do alcoolismo;
Tipos de drogas;
Drogas ilícitas;
Fatores de risco para o uso de drogas ilícitas nos usuários e na família;
METODOLOGIA
Para concretizar o primeiro objetivo exibiremos o filme: “Bicho de sete cabeças”. A produção fílmica é um drama brasileiro lançado no ano 2000. O mesmo é baseado em fatos reais e retrata os conflitos familiares de um jovem que se envolveu com a maconha. Após a exibição do mesmo, será aberta uma discussão, destacando a relação do filme com o cotidiano dos discentes. Para consolidar o segundo objetivo traremos à escola um ex usuário de drogas que dará testemunho das experiências vividas durante o tempo em que fazia uso de substâncias ilícitas; Por fim, para alcançarmos o terceiro e último objetivo faremos uso de uma aula expositiva dialogada, através do uso de slides, onde ressaltaremos os principais problemas causados pelas drogas aos usuários dessas substâncias, bem como aos familiares dos mesmos.
Data show - Computadores - Caixa de som – Pendrive - Slides-Microfone - Quadro branco – Pincel –Apagador – Embalagens, plásticos – Papéis – Vidros – Metais.
OBSERVAÇÕES
Tendo em vista o fato de que os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Crispim Coelho ainda serem adolescentes, optamos por não abordamos de forma profunda esses assuntos.
AÇÃO 2
A seca no Semiárido
Nordestino
OBJETIVOS
Buscar compreender as
características da seca no Nordeste;
Despertar nos alunos o censo crítico para uso sustentável da água
PERÍODO
Agosto a Setembro de 2015
CONTEÚDOS
O ciclo hidrológico;
Sertão nordestino do passado ao presente;
Secas causas e consequências,
Água uso e distribuição.
METODOLOGIA
Para concretizar o primeiro objetivo utilizaremos a música: “Triste Partida” do cantor Luiz Gonzaga. Esta música retrata a partida de uma família que sai do Nordeste e vai à São Paulo por causa da seca. Após a música, será aberta uma discussão, destacando a relação com o conteúdo proposto.Para consolidação o segundo objetivo exibiremos o vídeo: “Vidas Cheias”. É um documentário produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT NE2) no ano de 2010. Este retrata como os camponeses enfrentavam as secas antes e a agora. Depois da exibição abriremos para o diálogo a partir do vídeo, através da questão: qual a relação do vídeo com a nossa vida? Por último, propomos um estudo de campo ao açude que abastece a cidade de Cajazeiras e a construção da transposição do Rio São Francisco na cidade de São José de Piranhas – PB.
MATERIAIS
Música - data show – computador - caixa de som - pen drive -
apresentação em PowerPoint papel oficio - caneta esferográfica – cartolina
- revistas ou livros para recorte – cola – tesoura – pincel - lápis de cor.
OBSERVAÇÕES
Para a realização dessa atividade precisamos conseguirmos transporte
para o deslocamento dos alunos bolsistas, dos alunos das salas envolvidas, dos
professores e supervisores.
AÇÃO 3
Produzindo
novos materiais através da reciclagem: Uma ação para a preservação do meio
ambiente escolar.
OBJETIVOS
Discutir
o conceito de meio Ambiente;
Destacar
os problemas provocados pelo lixo ao meio ambiente e aos seres humanos;
Fazer com
que os alunos Compreendam a importância da reciclagem para o meio ambiente.
PERÍODO
Outubro
de 2015
CONTEÚDOS
Relação
homem-natureza e preservação do meio ambiente;
Tipos de
lixo;
O que é
reciclagem?
Como
implantar os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar ?
METODOLOGIA
Para concretizar o primeiro objetivo solicitaremos aos alunos que se dirijam ao laboratório de informática da escola e façam pesquisas relacionadas ao conceito de meio ambiente, bem como as interferências provocadas pelo homem ao meio. Logo após, faremos uma socialização das pesquisas, buscando a construção coletiva do referido conceito; Para consolidar o segundo objetivo, faremos uso de uma aula expositiva dialogada, onde através da amostra de algumas imagens em sala de aula, discutiremos alguns dos problemas que o lixo pode ocasionar ao meio ambiente e à população; Por fim, para alcançarmos o terceiro e último objetivo serão realizadas oficinas de reciclagem, contando com a participação do alunado e de pais que se colocarem a disposição, para a confecção de materiais, como forma de redução do lixo na escola e na comunidade. Busca-se com isso reutilizar materiais que iriam ser dispostos em locais abertos, contribuindo para a poluição do meio natural. Sendo assim, a transformação desses materiais busca sensibilizar o alunado, como forma de colaborar para a obtenção de um ambiente mais limpo e preservado.
Para concretizar o primeiro objetivo solicitaremos aos alunos que se dirijam ao laboratório de informática da escola e façam pesquisas relacionadas ao conceito de meio ambiente, bem como as interferências provocadas pelo homem ao meio. Logo após, faremos uma socialização das pesquisas, buscando a construção coletiva do referido conceito; Para consolidar o segundo objetivo, faremos uso de uma aula expositiva dialogada, onde através da amostra de algumas imagens em sala de aula, discutiremos alguns dos problemas que o lixo pode ocasionar ao meio ambiente e à população; Por fim, para alcançarmos o terceiro e último objetivo serão realizadas oficinas de reciclagem, contando com a participação do alunado e de pais que se colocarem a disposição, para a confecção de materiais, como forma de redução do lixo na escola e na comunidade. Busca-se com isso reutilizar materiais que iriam ser dispostos em locais abertos, contribuindo para a poluição do meio natural. Sendo assim, a transformação desses materiais busca sensibilizar o alunado, como forma de colaborar para a obtenção de um ambiente mais limpo e preservado.
MATERIAIS
Data show
- Computadores - Caixa de som – Pendrive - Slides-Microfone - Quadro branco –
Pincel – Apagador – Embalagens, plásticos – Papéis – Vidros – Metais.
OBSERVAÇÕES
Pensando na hipótese de que os pais podem não estar disponíveis para a
oficina de reciclagem, mesmo assim a mesma será realizada, com o apoio dos
estudantes da Escola professor Crispim Coelho.
AÇÃO 4
O
significado da Geografia na formação do cidadão.
OBJETIVOS
Apresentar o objeto de estudo da geografia e sua contribuição para a vida dos educandos;
Refletir sobre as
modificações causadas pela sociedade ao meio.
PERÍODO
Outubro e
Novembro 2015
CONTEÚDOS
As
relações sócio espaciais;
Transformações
provocadas pela sociedade no meio.
METODOLOGIA
Estabelecer uma debate a respeito do significado da Geografia pré estabelecidos por cada um e confrontar essas idéias com as que o conteúdo fornece. A partir disso, proporcionar que sejam construídos seus próprios conceitos sobre o verdadeiro significado da Geografia e sua importância na vida de cada um.Ainda para compreender a relação do homem e meio, precisa-se entender quais as construções de cada um nesse contexto. Assim, será proposto a exposição de fotografias de espaços que sofreram modificações pelo homem e as grandes consequências disso para o meio, tornando o meio produto da sociedade. Dessa forma, apresentar algumas alternativas e tentar inserir na escola alguns métodos para amenizar os impactos na natureza.
Estabelecer uma debate a respeito do significado da Geografia pré estabelecidos por cada um e confrontar essas idéias com as que o conteúdo fornece. A partir disso, proporcionar que sejam construídos seus próprios conceitos sobre o verdadeiro significado da Geografia e sua importância na vida de cada um.Ainda para compreender a relação do homem e meio, precisa-se entender quais as construções de cada um nesse contexto. Assim, será proposto a exposição de fotografias de espaços que sofreram modificações pelo homem e as grandes consequências disso para o meio, tornando o meio produto da sociedade. Dessa forma, apresentar algumas alternativas e tentar inserir na escola alguns métodos para amenizar os impactos na natureza.
MATERIAIS
Pincel – Quardo – Apagador – Slides – Fotos – Datashow -
Computador - Pen drive – Livros.
OBSERVAÇÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário