quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O USO DA LITERATURA BRASILEIRA NO ENSINO DA GEOGRAFIA.


2ª ação do ano de 2016

O uso da literatura brasileira no ensino da Geografia foi uma ação desenvolvida na E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO. Tendo como objetivo despertar o interesse pela leitura, sobretudo as obras brasileiras; promover a  interdiplinaridade, discutindo conteúdos de Geografia através do livro “Vidas Secas”, para que percebam outras formas de apreender Geografia; fazer com que os alunos compreendam a importância da leitura para sua formação pessoal e profissional. A ação foi realizada com os alunos do 9° B, sendo executada em 3 encontros.
No primeiro encontro utilizamos o resumo do livro: “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos. Visto que a biblioteca da escola não disponibiliza de exemplares para todo os alunos. Fizemos a leitura com a ajuda dos alunos e logo após iniciemos uma discussão, destacando os conteúdos relacionados como a geografia como: Paisagens, Espaço Geográfico, Seca, Problemas Sociais dentre outros trazendo-os para a realidade dos estudantes.


















             No Segundo encontro demos continuidade a ação com a exibição do vídeo: “Vidas Secas”. É um curta metragem produzido pela S.E entretainmt no ano de 2010. O vídeo trata-se de uma adaptação do livro. Logo após a exibição abriremos para o diálogo a partir do vídeo.


 






Ainda no 2º encontro seguido a discussão do vídeo trabalhemos as músicas: “Asa Branca, e Vida de Viajante” do cantor Luiz Gonzaga. Pois estas músicas retratarem a vida dos sertanejos que enfrentam as dificuldades do sertão em busca de melhores condições. Tema este também trabalho por Ramos no livro.




No terceiro e último encontro pedimos que os alunos confeccionassem cartazes, utilizando imagens, poemas ou versos das músicas trabalhadas, formadas as equipes os estudantes dedicaram-se a confecção com recortes de livros, pesquisas na internet e até busca de matérias que representassem a vegetação descrita no livro.












A ação possibilitou tanto aos alunos, quanto a nossa supervisora Bernadete e a nós bolsistas um grande aprendizado, destacando a maneira diferenciada de tratar assuntos relacionados a Geografia e ainda utilizando a interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Português através do incentivo à leitura. De início a uma rejeição pois, sabemos a dificuldade de termos alunos leitores por isso se faz necessário o uso destas outras metodologias acima descritas. Possibilitando assim um maior aprendizado. Destacamos também a participação dos alunos nas discussões sempre perguntando e exemplificando com a sua realidade.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário