No dia nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceram aulas no 7° ano sobre a cultura do Nordeste. Assim, o professor mostrou algumas pessoas que divulgaram o Nordeste como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Maria Bonita e Lampião, e Elba Ramalho.
Então, dividiu para que cada aluno ficasse com uma pessoa apresentada acima e pesquisasse biografia, obras e etc. Depois, ocorreu a exposição das sementes do semiárido, onde o professor mostrou as sementes aos alunos, assim tiveram a oportunidade de conhecer cada uma. Em seguida, pediu para cada aluno escrever 20 palavras de sementes do semiárido.
22/10/2019
No dia vinte e dois de outubro
de dois mil e dezenove realizamos um estudo do meio com o percurso para o Museu
Assaré; Fundação Casa Grande e o Museu de Paleontologia. Assim, estava presente
a turma de Estágio I, Prática de Ensino em Geografia Humana, alunos do PROBEX e
a turma da Professora Cecília, uma vez que foi ela que nos acompanhou no
percurso.
Na segunda parada tivemos a oportunidade de
conhecer a Fundação Casa Grande. Assim, fomos recepcionados por membros da Fundação,
uma vez que são as crianças que fazem uma excursão por todos os pontos do
espaço, apresentando sua história, conquistas e desafios já enfrentados. O
nosso guia foi Thiago, ele apresentou o museu da fundação com todos os
elementos que estão em exposição, depois os espaços que as crianças têm acesso
na Fundação como o campo, o parque, a DVDTECA- com mais de dois mil filmes,
CINECLUBE, sendo que tem filmes semanalmente, TV CASA GRANDE.
Tendo atualmente 20
crianças atendidas periodicamente, existindo um responsável que acompanha nos
espaços escolares. As crianças que escolhem os laboratórios que querem
participar, ou, seja, não é algo imposto, mas sim tem sua própria autonomia
para escolher em que local que ficar responsável. Na fundação, eles são
gerentes do espaço.
Na terceira parada,
visitamos o museu de paleontologia Plácido Cidade Nuvens, sendo que neste
espaço foi possível conhecer um pouco do acervo paleontológico oriundo da
região do Cariri. Esse museu abriga vários grupos de fósseis, como também
troncos petrificados, impressões de samambaias, pinheiros e plantas; peixes,
anfíbios e repteis. Todo esse material é proveniente, principalmente, das
formações Missão Velha e Santana da Bacia do Araripe.
24/10/2019
No dia vinte e quatro de outubro de dois mil e dezenove ocorreu à aplicação dos questionários na sala do 7° ano sobre a metodologia de Histórias em quadrinhos.
questionário de avaliação da oficina de HQ
QUESTIONÁRIO
PARA OS ALUNOS DO 7º ANO DA E.M.E.I.F. MATIAS DUARTE ROLIM SOBRE A OFICINA DE
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
- O
que você achou da oficina de Histórias em Quadrinhos?
( ) Boa
( ) Ruim ( )
Ótima (
) Péssima
- Gostou
de construir sua História em Quadrinhos?
( ) Sim
( ) Não ( )
Mais ou menos ( ) Talvez
Comente.
- Como
você qualifica a elaboração das Histórias em Quadrinhos?
( ) Boa
( ) Ruim ( )
Ótima (
) Péssima ( ) Excelente
- Como
foi envolver os conteúdos trabalhados em sala de aula nas Histórias em
Quadrinhos?
( ) Fácil
( ) Muito fácil ( )
Difícil ( ) Muito difícil
- Algum
professor já trabalhou com alguma metodologia parecida com a produção de
Histórias em Quadrinhos em sala de aula?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- A
metodologia utilizada facilitou ou tornou a aula mais interessante?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- A
partir do que foi trabalhado em sala durante a confecção dos HQ's, você
conseguiu relacionar os temas abordados na aula com o seu cotidiano, e
você gostaria de produzir novas histórias em quadrinhos com outros temas
relacionados com a Geografia?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- Você considera que a metodologia de
ensino aplicada em sala despertaria sua curiosidade para pesquisar mais
sobre o assunto durante a aula?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- De
acordo com o que foi explanado em sala sobre o tema, você aprendeu algo
que não sabia e que é importante para seu cotidiano?
( )Sim
( )talvez (
)Não
- Você
sentiu alguma dificuldade para construir sua História em
Quadrinhos?
( ) Sim
( ) Não Quais ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário