sexta-feira, 1 de maio de 2020

Semana de 29 a 31/10/2019 -

No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dezenove, ministramos a aula e após a construção de uma oficina no 7° ano juntamente com José Richard Ferreira dos Santos, pois foi uma atividade coletiva, sendo do PIBID e da disciplina de Prática de Ensino em Geografia Humana. O tema abordado foi o espaço urbano e rural, suas relações sociais existentes e principais atividades econômicas.
Inicialmente foi exposta uma apresentação sobre o tema em sala de aula, onde foram expostas algumas histórias em quadrinhos construídas pelos alunos da disciplina de Prática de Ensino em Geografia Humana com o intuito de orientar e incentivar os educandos. No momento da aula, buscamos apresentar de forma clara e coesa um pouco sobre os espaços urbanos e rurais e suas relações, bem como sanar todas as dúvidas dos alunos.
A construção de HQ’s, por parte dos alunos, proporcionou o estímulo da capacidade criativa e de comunicação dos mesmos, tendo em vista que foi desenvolvida de maneira individual e/ou em dupla, bem como em formas de desenhos, ilustrações, textos e junções de ambos os elementos.

Assim, não excluímos os recursos do livro didático, mas acreditamos na necessidade de que haja metodologias inovadoras que proporcionem aos alunos vivenciar e explorar diversos espaços e que contribuam para a ampliação de suas habilidades que muitas vezes não são trabalhadas no âmbito escolar. 


plano de aula confeccionado:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PLANO DE AULA

MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMPO ESTIMADO DE AULA: 1h
TEMA: O URBANO, O RURAL E A ECONOMIA BRASILEIRA.

·         OBJETIVO GERAL:
Compreender as peculiaridades dos espaços rural e urbano e suas relações contribuintes para a economia brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Identificar as características do espaço rural e urbano.
·         Analisar a influência da agricultura no espaço rural brasileiro.  
·          Refletir sobre o uso de metodologias inovadoras em sala de aula.
·         Identificar o grau de dificuldade dos alunos durante a construção das HQ’s.

CONTEÚDOS:
·         As características dos espaços rural e urbano;
·         A interdependência entre o rural e o urbano;
·         O espaço rural e a agricultura brasileira;
·         Contrastes no campo brasileiro;
·         O crescimento das cidades e os problemas urbanos;
·         Problemas ambientais nos espaços urbano e rural;
·         As atividades que movem a economia;

METODOLOGIA:
A aula se iniciará com uma apresentação expositiva do conteúdo, sendo perpassada por momentos de diálogos com os alunos. Logo após será expostas histórias em quadrinhos já construídas pelos discentes de Geografia. Em seguida, serão construídas pelos alunos do 7° ano suas próprias historias em quadrinhos.

MATERIAIS DIDÁTICOS:
Computador, projetor multimídia (data show), lousa e histórias em quadrinhos construídas.

REFERÊNCIAS:

TORREZANI, Neiva Camargo. O urbano, o rural e a economia brasileira. In: TOREEZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber geografia. 2.ed- São Paulo: FTD, 2015.

               
            

29/10/2019



MUDANÇAS NAS RELAÇÕES HOMEM X NATUREZA AO LONGO DO TEMPO[C1] 

            No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceu o ciclo de palestras promovida pela UNAGEO, as 19h30min com a temática MUDANÇAS NAS RELAÇÕES HOMEM X NATUREZA AO LONGO DO TEMPO, ministrada pela Professor Dr. Marcelo Henrique de Melo Brandão.
            Em sua fala, salienta que para entender as mudanças na relação homem x natureza, é preciso compreender que a evolução humana acontece através de “Revoluções”. Sendo que estas “(R)evoluções” são a base das modificações espaço temporais que podemos observar. Ao longo da história de nossa espécie, é possível identificar três importantes (R)evoluções: a revolução cognitiva, agrícola e a científica.
            Os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos.  Então, temos a (R)evolução Cognitiva que entre setenta mil e trinta mil anos atrás, observa-se o início da linguagem, a comunicação entre os grupos. Desde essa revolução, vivemos uma dupla realidade: a objetiva e a imaginada (deuses, nações, corporações).
            Na (R)evolução Agrícola I (12.000 AP) ocorreu a produção do espaço, a domesticação das espécies (animais e vegetais), o aumento da produção e da população. Além disso, também aconteceu a divisão do trabalho. E durante a (R)evolução Agrícola II/ Revolução Verde (Pós Segunda Guerra Mundial) começaram a utilizar fertilizantes, fungicidas, herbicidas e pesticidas. Também houve o aumento da produtividade no campo.
            Com a (R)evolução Científica (-500 anos), ocorreu a ruptura entre o conhecimento científico e os dogmas.
            O Prof. Marcelo ressalta uma citação de Milton Santos que diz “A relação entre o homem e a natureza, ou melhor, a relação entre o homem e o meio é dado pela técnica”.




30/10/2019

          No dia trinta de outubro de dois mil e dezenove aconteceu, às 14h30min na sala de áudio visual da biblioteca uma reunião com a Coordenadora Ivanalda, o Supervisor Francisco Odair e a Supervisora Micaele juntamente com os Bolsistas ID.
            Inicialmente falou sobre a apresentação da exposição pedagógica que irá ocorrer no Matias no dia 07 de novembro. Logo, a apresentação do júri simulado no IFPB no dia 08 de novembro as 08h. A SEMAGEO, sendo que foram apresentados os motivos para o adiantamento para maio de 2020.
            Evento do PIBID que irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro. Além disso, foi ressaltado que as aulas no Matias encerram dia 12 de dezembro e mais 03 dias para as finais. A viagem para a Bahia da Traição nos dias 21 e 22 de novembro.
            Além disso, a coordenadora deixou alguns encaminhamentos como avisar até o dia 06 de novembro o tema do artigo para o livro e fazer a lista dos materiais produzidos em cada turma.







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