sexta-feira, 1 de maio de 2020

Semana de 27 a 31/05/2019 -

            No dia vinte e nove de maio de dois mil e dezenove, a aula no 7° Ano teve como conteúdo a discussão sobre a Reforma Agrária. Sendo que nesta aula foi construído o conceito de Reforma Agrária, buscando entender quais movimentos sociais existentes e etc.
            Após a aula, aplicamos uma dinâmica sendo uma roleta, então dividimos a turma em dois grupos, o aluno girava a seta e aonde parasse, seria puxada uma pergunta e daí o grupo teria que responder. Caso contrário, passava a vez. As perguntas eram relacionadas ao conteúdo explicado em aula.
            Dessa maneira, foi possível perceber a interação entre os grupos, também se divertiram bastante com a dinâmica, sendo algo inovador para se trabalhar em sala de aula como auxiliador na aplicação do conteúdo.




Construção de Plano de aula:


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PLANO DE AULA

MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMPO ESTIMADO DE AULA: 1h30min
TEMA: REFORMA AGRÁRIA BRASILEIRA

OBJETIVO GERAL:
·         Analisar o processo histórico de centralização da estrutura fundiária no Brasil, abordando a estruturação da reforma agrária no país.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Analisar a reforma agrária brasileira;
·         Entender de que forma a reforma agrária acontece no Brasil;
·         Identificar os principais movimentos sociais e como ocorre o trabalho deles.

CONTEÚDOS:
·         O que é Reforma Agrária
·         Movimentos sociais
·         Estruturação da reforma agrária brasileira

METODOLOGIA:
            No primeiro momento serão expostas através de apresentação expositiva-dialogada, sendo que posteriormente ocorrerá um momento de debate entre os alunos presentes, tendo em vista uma melhor forma de aprendizado sobre o tema proposto. Em seguida, ocorrerá uma dinâmica através de uma roleta com perguntas.
MATERIAIS DIDÁTICOS:
Lousa, pincel, roleta.
REFERÊNCIAS:

OLIVEIRA, Ariovaldo U. Modo Capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária. SP: FFLCH, 2007.

STÉDILE, J. P (org.) A questão Agrária no Brasil. São Paulo: Atual, 1997.

VEIGA, J. E. O que é Reforma Agrária. SP: Editora Brasiliense, 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário