No dia vinte e nove de novembro de dois mil e
dezoito foi realizado a reunião com membros do Pibid. Neste encontro foi
tratada uma serie de eventos relacionados ao estudo de campo de Tocantins, como
também foi realizadas oficinas e discursões sobre o programa.
A reunião deu-se inicio abordando as metas e vivências
dos alunos do PIBID, ressaltando a elaboração de relatórios semestrais e o relatório
final. A execução dos mesmos é direcionado a uma meta, na qual todos devem
cumprir.
Iniciando os comentários sobre as experiências da aldeia Javaé - TO e a relação do trabalho de campo com as leituras- Boletim paulista de Geografia
da AGB N 84, foi feito uma dinamização onde todos os integrantes teve um
momento de fala, abordando contribuições e ligações entre ambos aspectos.
Podemos ressaltar que o BPG da AGB N 84 busca ao longo do artigo caracterizar o
trabalho de campo como ferramenta geográfica, na qual o campo é uma pesquisa e
o ensino de Geografia está intrinsecamente ligado a isso.
Foi mencionado como manusear o blog, pois ainda
tinha integrantes com dificuldades gerando também um atraso nas postagens. Foi
explicado e retirado qualquer duvida existente neste aspecto. Outro ponto
comentado foi o ciclo de relatórios dos debates, na qual ficou estabelecida
novamente uma ordem de realização da escrita.
Sobre as diversidades existentes no cotidiano
escolar, um ponto mencionado dos participantes que visitaram a aldeia Javaé em
Tocantins foi relacionado a uma pergunta feita por um membro do grupo. Perguntaram aos indígenas quais dificuldades
eles vê no seu ambiente? Eles responderam que não vê dificuldade. Quem vem de
fora pode encontrar ou achar que encontrou empecilhos no ambiente, coisas que
seriam “barreiras” no seu ponto de vista. Mas para os indígenas não tem. Devemos
ressaltar que para o que nós seria difícil para eles podem não ser, são
perspectivas de visão diferentes, são culturas e diversidades diferentes.
Foram elaborados em grupos de trabalho direcionados as seguintes reflexões:
G1- FORTALEZAS (INTERNAS) – União, Interesse pela aprendizagem, Planejamento.
G2-OPORTUNIDADES (EXTERNAS)-Novas experiências, Interação entre culturas
diferentes.
G3-FRAQUEZAS (INTERNAS) – Desunião do grupo, Falta de compromisso.
G4-AMEAÇAS (EXTERNAS)- Assistência financeira (capes), Atraso das bolsas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário