Considerando
as atividades desenvolvidas pelo PIBID na E. E. E. F. M. Professor Crispim
Coelho, a partir de aplicações de questionários sócio econômicos, com alunos e
comunidade no entorno da escola, foram pensadas algumas ações a serem
desenvolvidas com toda a comunidade escolar. Partindo da realidade obtida por
meio deste diagnóstico foi possível pensar algumas ações que serão realizadas
tendo como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, dentre as
quais pode-se citar:
A questão de se
trabalhar sobre as drogas e de bebidas alcoólicas, através do uso de
documentários, mostrando a visão de alguns usuários a respeito do assunto:
A
primeira ação proposta traz como temática “O USO DE DROGAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS
NO CONTEXTO SOCIAL”, mais especificamente no ensino fundamental II, onde serão
expostos alguns documentários sobre a temática em sala de aula, e a partir daí
com a necessidade de algo mais concreto evolvendo a escola e comunidade
procurando mostrar a história de vida de pessoas que fazem parte desse
contexto, e trazer o testemunho de um ex-usuário, com intuito de quebrar tabus
e passar uma realidade de quem entra no mundo das drogas, e de todos os
problemas que essa dependência causa aos indivíduos e a sociedade em que eles
estão inseridos. Trabalhar com os discentes
sobre o significado da Geografia na vida de cada um deles, mostrando o seu
objeto de estudo e a sua importância para a formação crítica do cidadão;
A
partir das análises feitas por meio dos questionários, foi constatada a
deficiência dos educandos com relação ao conhecimento em torno do objeto de
estudo da Geografia. Partindo desse pressuposto, serão desenvolvidas discussões
acerca da importância de estudar a Geografia, na perspectiva de desenvolver o
senso crítico do cidadão, onde o mesmo venha atuar como um agente crítico e
reflexivo em sociedade.
Neste
aspecto, faz-se necessário desenvolver temáticas voltadas para o objeto de
estudo de Geografia, evidenciando as transformações feitas pela sociedade no
referido espaço, mostrando que o mesmo pode ser entendido como produto das
relações sociedade-meio que se estabelecem no espaço. Outro ponto a
destacar é com relação a utilização da escala geográfica como forma de
compreensão dos conteúdos geográficos, uma vez que, percebe-se que os discentes
tem um conhecimento desses conteúdos de forma superficial. Sendo assim,
busca-se trabalhar a escala na perspectiva de relacionar o local com o global e
obter uma aprendizagem mais efetiva acerca do objeto de estudo da Geografia. Promover oficinas a respeito
da educação ambiental na escola e na comunidade, tendo como pauta principal a
preservação do meio ambiente e do espaço escolar em si;
Pensando em trabalhar a
temática meio ambiente, serão realizadas oficinas de reciclagem, contando com a
participação do alunado e de pais que se colocam a disposição, para o
desenvolvimento de materiais, como forma de redução do lixo na escola e na
comunidade. Busca-se com isso reutilizar materiais que iriam ser dispostos em
locais abertos, contribuindo para a poluição do meio natural. Sendo assim, a
transformação desses materiais busca sensibilizar o alunado, como forma de
colaborar para a obtenção de um ambiente mais limpo e preservado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário