domingo, 20 de setembro de 2015

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NA E.E.E.F.M PROFESSOR CRISPIM COELHO

Considerando as atividades desenvolvidas pelo PIBID na E. E. E. F. M. Professor Crispim Coelho, a partir de aplicações de questionários sócio econômicos, com alunos e comunidade no entorno da escola, foram pensadas algumas ações a serem desenvolvidas com toda a comunidade escolar. Partindo da realidade obtida por meio deste diagnóstico foi possível pensar algumas ações que serão realizadas tendo como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais pode-se citar: A questão de se trabalhar sobre as drogas e de bebidas alcoólicas, através do uso de documentários, mostrando a visão de alguns usuários a respeito do assunto:

A primeira ação proposta traz como temática “O USO DE DROGAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS NO CONTEXTO SOCIAL”, mais especificamente no ensino fundamental II, onde serão expostos alguns documentários sobre a temática em sala de aula, e a partir daí com a necessidade de algo mais concreto evolvendo a escola e comunidade procurando mostrar a história de vida de pessoas que fazem parte desse contexto, e trazer o testemunho de um ex-usuário, com intuito de quebrar tabus e passar uma realidade de quem entra no mundo das drogas, e de todos os problemas que essa dependência causa aos indivíduos e a sociedade em que eles estão inseridos. Trabalhar com os discentes sobre o significado da Geografia na vida de cada um deles, mostrando o seu objeto de estudo e a sua importância para a formação crítica do cidadão;

A partir das análises feitas por meio dos questionários, foi constatada a deficiência dos educandos com relação ao conhecimento em torno do objeto de estudo da Geografia. Partindo desse pressuposto, serão desenvolvidas discussões acerca da importância de estudar a Geografia, na perspectiva de desenvolver o senso crítico do cidadão, onde o mesmo venha atuar como um agente crítico e reflexivo em sociedade.

Neste aspecto, faz-se necessário desenvolver temáticas voltadas para o objeto de estudo de Geografia, evidenciando as transformações feitas pela sociedade no referido espaço, mostrando que o mesmo pode ser entendido como produto das relações sociedade-meio que se estabelecem no espaço.  Outro ponto a destacar é com relação a utilização da escala geográfica como forma de compreensão dos conteúdos geográficos, uma vez que, percebe-se que os discentes tem um conhecimento desses conteúdos de forma superficial. Sendo assim, busca-se trabalhar a escala na perspectiva de relacionar o local com o global e obter uma aprendizagem mais efetiva acerca do objeto de estudo da Geografia. Promover oficinas a respeito da educação ambiental na escola e na comunidade, tendo como pauta principal a preservação do meio ambiente e do espaço escolar em si;

Pensando em trabalhar a temática meio ambiente, serão realizadas oficinas de reciclagem, contando com a participação do alunado e de pais que se colocam a disposição, para o desenvolvimento de materiais, como forma de redução do lixo na escola e na comunidade. Busca-se com isso reutilizar materiais que iriam ser dispostos em locais abertos, contribuindo para a poluição do meio natural. Sendo assim, a transformação desses materiais busca sensibilizar o alunado, como forma de colaborar para a obtenção de um ambiente mais limpo e preservado.

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