segunda-feira, 5 de setembro de 2016

AÇÃO: AS REGIÕES DO BRASIL

A ação intitulada “As Regiões do Brasil” foi desenvolvida na E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles na turma do 7° ano A do Ensino Fundamental II. O objetivo geral desta ação era apresentar para os alunos as características regionais do Brasil. Nossos objetivos específicos eram: Conceituar Região; Mostrar as diversas características regionais do Brasil que as distinguem (aspectos físicos e sociais) e explanar a diversidade regional do Nordeste e suas potencialidades. A mesma ocorreu em um período de três semanas, sucedendo-se em três encontros.
          No primeiro encontro foi feito uma abordagem teórica a respeito do processo de regionalização brasileira, onde trabalhamos com uma breve explanação dos elementos que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE levou em consideração para que ocorresse a divisão do Brasil em regiões, e as contribuições que o geógrafo brasileiro Milton Santos concedeu para que essa divisão se efetivasse.   Ainda neste encontro, trabalhamos a Divisão Regional do Brasil fazendo uma abordagem teórica e ilustrativa através de mapas e slides contendo imagens e vídeos que facilitassem a compreensão dos educandos no processo de ensino/aprendizagem. Com relação as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste descrevemos suas principais características físicas, naturais, sociais e econômicas.

      No segundo encontro foi realizada uma breve explanação do que foi trabalhado anteriormente. Então seguimos com a mesma metodologia para concluir as abordagens teóricas sobre as duas últimas regiões, Sudeste e Sul das atividades planejadas. Após concluir a apresentação das regiões brasileiras, encerramos as atividades deste dia com a exibição e discussão do vídeo “Homenagem as regiões brasileiras.


                             

                 
Por fim, no último encontro finalizarmos a ação desenvolvendo uma atividade prática buscando a participação dos alunos no processo de construção de metodologias interativas ressaltando o conhecimento dos mesmos. Dessa forma, com o auxílio dos alunos bolsistas, os educandos confeccionaram um quebra cabeça que ressaltava as cinco macros regiões brasileiras que resultaria no mapa do território do Brasil. 

                

          Também trabalhamos a regionalização do Brasil através de imagens, na qual estas representavam as características gerais das referidas regiões. Durante as realizações destas atividades tivemos a participação efetiva de toda a turma, na qual distribuímos estas imagens, para que os mesmos fixassem-nas no mapa caracterizando assim as devidas regiões.

Nesta perspectiva, identificamos que durante a ação obteve-se um bom resultado, principalmente no tocante a participação dos alunos durante todo o desenvolvimento das atividades, outro ponto que merece destaque é com relação a caracterização regional do Brasil no que diz respeito a região Nordeste, obtivemos uma maior interação dos alunos devido esta fazer parte da realidade dos mesmos. 
     A importância de se trabalhar as divisões regionais do Brasil se faz necessário devido alguns alunos desconhecerem o processo de formação e as características físicas, naturais, sociais e econômicas a qual foi formado. Sendo assim, foi possível identificar que podemos trabalhar as práticas pedagógicas de forma lúdica levando para a sala de aula atividades que estimulem a criatividade do aluno efetivando-se assim, uma maior aprendizagem no ensino de geografia.

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