A ação intitulada “As Regiões do
Brasil” foi desenvolvida na
E.M.E.I.F. Cecília Estolano
Meireles na turma do 7° ano A do Ensino Fundamental II. O objetivo geral desta
ação era apresentar para os alunos as características regionais do Brasil. Nossos
objetivos específicos eram: Conceituar Região; Mostrar as diversas
características regionais do Brasil que as distinguem (aspectos físicos e
sociais) e explanar a diversidade regional do Nordeste e suas potencialidades. A mesma ocorreu
em um período de três semanas, sucedendo-se em três encontros.
No primeiro encontro foi feito uma abordagem teórica a respeito do processo de regionalização brasileira, onde trabalhamos com uma breve explanação dos elementos que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE levou em consideração para que ocorresse a divisão do Brasil em regiões, e as contribuições que o geógrafo brasileiro Milton Santos concedeu para que essa divisão se efetivasse. Ainda neste encontro, trabalhamos a Divisão Regional do Brasil fazendo uma abordagem teórica e ilustrativa através de mapas e slides contendo imagens e vídeos que facilitassem a compreensão dos educandos no processo de ensino/aprendizagem. Com relação as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste descrevemos suas principais características físicas, naturais, sociais e econômicas.
No primeiro encontro foi feito uma abordagem teórica a respeito do processo de regionalização brasileira, onde trabalhamos com uma breve explanação dos elementos que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE levou em consideração para que ocorresse a divisão do Brasil em regiões, e as contribuições que o geógrafo brasileiro Milton Santos concedeu para que essa divisão se efetivasse. Ainda neste encontro, trabalhamos a Divisão Regional do Brasil fazendo uma abordagem teórica e ilustrativa através de mapas e slides contendo imagens e vídeos que facilitassem a compreensão dos educandos no processo de ensino/aprendizagem. Com relação as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste descrevemos suas principais características físicas, naturais, sociais e econômicas.
No segundo encontro
foi realizada uma breve explanação do que foi trabalhado anteriormente. Então
seguimos com a mesma metodologia para concluir as abordagens teóricas sobre as
duas últimas regiões, Sudeste e Sul das atividades planejadas. Após concluir a
apresentação das regiões brasileiras, encerramos as atividades deste dia com a
exibição e discussão do vídeo “Homenagem as regiões brasileiras.
Por fim, no último encontro finalizarmos a ação desenvolvendo
uma atividade prática buscando a participação dos alunos no processo de
construção de metodologias interativas ressaltando o conhecimento dos mesmos. Dessa
forma, com o auxílio dos alunos bolsistas, os educandos confeccionaram um
quebra cabeça que ressaltava as cinco macros regiões brasileiras que resultaria
no mapa do território do Brasil.
Também trabalhamos a regionalização do Brasil através de imagens, na qual estas representavam as características gerais das referidas regiões. Durante as realizações destas atividades tivemos a participação efetiva de toda a turma, na qual distribuímos estas imagens, para que os mesmos fixassem-nas no mapa caracterizando assim as devidas regiões.
Também trabalhamos a regionalização do Brasil através de imagens, na qual estas representavam as características gerais das referidas regiões. Durante as realizações destas atividades tivemos a participação efetiva de toda a turma, na qual distribuímos estas imagens, para que os mesmos fixassem-nas no mapa caracterizando assim as devidas regiões.
Nesta perspectiva, identificamos que durante a ação obteve-se
um bom resultado, principalmente no tocante a participação dos alunos durante
todo o desenvolvimento das atividades, outro ponto que merece destaque é com
relação a caracterização regional do Brasil no que diz respeito a região
Nordeste, obtivemos uma maior interação dos alunos devido esta fazer parte da
realidade dos mesmos.
A importância de se trabalhar as divisões regionais do Brasil se faz necessário devido alguns alunos desconhecerem o processo de formação e as características físicas, naturais, sociais e econômicas a qual foi formado. Sendo assim, foi possível identificar que podemos trabalhar as práticas pedagógicas de forma lúdica levando para a sala de aula atividades que estimulem a criatividade do aluno efetivando-se assim, uma maior aprendizagem no ensino de geografia.
A importância de se trabalhar as divisões regionais do Brasil se faz necessário devido alguns alunos desconhecerem o processo de formação e as características físicas, naturais, sociais e econômicas a qual foi formado. Sendo assim, foi possível identificar que podemos trabalhar as práticas pedagógicas de forma lúdica levando para a sala de aula atividades que estimulem a criatividade do aluno efetivando-se assim, uma maior aprendizagem no ensino de geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário