segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Literatura de Cordel no Ensino de Geografia
O uso da literatura de cordel no ensino de Geografia, introduz aspectos da cultura brasileira, mais especificamente a cultura nordestina na sala de aula, uma vez que auxilia no enriquecimento e na difusão cultural desta região, sendo que uma nação se identifica pela sua cultura e sua resistência.
Tendo em vista isso, o subprojeto de Geografia do PIBID da E. M. E. I. F. Cecilia Estolano Meireles, desenvolveu uma oficina, intitulada Literatura de Cordel no Ensino de Geografia, ministrada na turma do 7º ano B, onde foi enfatizado a história do cordel no Brasil e principalmente na região Nordeste, a importância desse gênero literário e a contextualização com o ensino de Geografia.
Pensamos em trabalhar com esta temática fazendo uso da categoria geográfica Lugar, sendo que é importante trabalhar a realidade vivida pelos alunos, dando ênfase aos aspectos peculiares do Nordeste, da Paraíba e em particularmente do município de Cajazeiras-PB.
No primeiro encontro (imagem 01), realizou-se uma abordagem teórica sobre a história e origem do cordel e como este chegou ao Brasil ao Nordeste. Enfatizamos a importância desse gênero literário para a difusão da cultura nordestina. Trouxemos exemplos de cordelistas famosos do estado da Paraíba e suas contribuições para o enriquecimento do cordel.


Imagem 01: Abordagem teórica sobre a história e origem do cordel em nosso território
                                                 FONTE: PIBID: Subprojeto Geografia, 2017.

  
No segundo encontro, foi enfatizado a categoria geográfica Lugar, onde ela está diretamente relacionada ao espaço de vivência, onde as relações afetivas se dão cotidianamente. Portanto, o lugar é resultante de características históricas e culturais que são construídas no espaço e no tempo. Aqui trouxemos fotos atuais e antigas da cidade de Cajazeiras-PB (imagem 02), para que os alunos pudessem observar as mudanças no espaço e no tempo do seu lugar.
Imagem 02: Fotos antigas e atuais da cidade de Cajazeiras-PB



                                                  FONTE: http://diocajazeiras.com.br/
No terceiro encontro a turma foi dividida em equipes para a construção de cordéis (imagem 03), esses deveriam abordar o espaço de vivencia dos mesmos, tais como: o bairro, a escola, a cidade, entre outros espaços que eles considerassem como “seus lugares”.
                  Imagem 03: Confecção de cordéis pelos alunos

                  FONTE: PIBID: Subprojeto Geografia, 2017.

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 No quarto e último encontro, ocorreu a apresentação dos cordéis feitos pelos alunos, nesse dia, foi feito uma revisão do conteúdo pelos bolsistas ID’s juntamente com a professora supervisora. Fizemos uma contextualização dos cordéis com a realidade dos alunos, destacando mais uma vez a importância do cordel para a cultura nordestina e para a Paraíba. No final deste encontro, construímos no quadro da sala duas estrofes de um cordel (imagem 04), onde os alunos iam falando os versos que compunham cada uma.
           Imagem 04: construção das estrofes do cordel no quadro da sala
 



                                            FONTE: PIBID: Subprojeto Geografia, 2017.
 Ao realizar essa oficina, foi possível perceber que os alunos já continham um conhecimento acerca do assunto, pois, os mesmos foram bastantes participativos durante a discussão do conteúdo. Desta forma, foi de extrema importância trabalhar com a cultura nordestina e paraibana nesta escola, tendo em vista que o conteúdo faz parte da sua realidade dos educandos, tanto a literatura de cordel quanto a categoria geográfica lugar, fato importantíssimo para o sucesso da oficina.






 
                    








  

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