Literatura
de Cordel no Ensino de Geografia
O uso da literatura de
cordel no ensino de Geografia, introduz aspectos da cultura brasileira, mais
especificamente a cultura nordestina na sala de aula, uma vez que auxilia no
enriquecimento e na difusão cultural desta região, sendo que uma nação se
identifica pela sua cultura e sua resistência.
Tendo em vista isso, o
subprojeto de Geografia do PIBID da E. M. E. I. F. Cecilia Estolano Meireles,
desenvolveu uma oficina, intitulada Literatura de Cordel no Ensino de Geografia,
ministrada na turma do 7º ano B, onde foi enfatizado a história do cordel no
Brasil e principalmente na região Nordeste, a importância desse gênero
literário e a contextualização com o ensino de Geografia.
Pensamos em trabalhar com
esta temática fazendo uso da categoria geográfica Lugar, sendo que é importante
trabalhar a realidade vivida pelos alunos, dando ênfase aos aspectos peculiares
do Nordeste, da Paraíba e em particularmente do município de Cajazeiras-PB.
No primeiro encontro (imagem 01), realizou-se uma abordagem
teórica sobre a história e origem do cordel e como este chegou ao Brasil ao
Nordeste. Enfatizamos a importância desse gênero literário para a difusão da
cultura nordestina. Trouxemos exemplos de cordelistas famosos do estado da
Paraíba e suas contribuições para o enriquecimento do cordel.
Imagem 01: Abordagem teórica sobre a história e origem do cordel em nosso território
|
No segundo encontro,
foi enfatizado a categoria geográfica Lugar, onde ela está diretamente
relacionada ao espaço de vivência, onde as relações afetivas se dão
cotidianamente. Portanto, o lugar é resultante de características históricas e
culturais que são construídas no espaço e no tempo. Aqui trouxemos fotos atuais
e antigas da cidade de Cajazeiras-PB (imagem
02), para que os alunos pudessem observar as mudanças no espaço e no tempo
do seu lugar.
Imagem 02: Fotos antigas e atuais da cidade de Cajazeiras-PB
FONTE: http://diocajazeiras.com.br/
No terceiro encontro a
turma foi dividida em equipes para a construção de cordéis (imagem 03), esses deveriam abordar o
espaço de vivencia dos mesmos, tais como: o bairro, a escola, a cidade, entre outros
espaços que eles considerassem como “seus lugares”.
Imagem
03: Confecção
de cordéis pelos alunos
FONTE: PIBID: Subprojeto Geografia, 2017.
|
No quarto e último
encontro, ocorreu a apresentação dos cordéis feitos pelos alunos, nesse dia,
foi feito uma revisão do conteúdo pelos bolsistas ID’s juntamente com a professora
supervisora. Fizemos uma contextualização dos cordéis com a realidade dos
alunos, destacando mais uma vez a importância do cordel para a cultura
nordestina e para a Paraíba. No final deste encontro, construímos no quadro da
sala duas estrofes de um cordel (imagem
04), onde os alunos iam falando os versos que compunham cada uma.
Imagem
04: construção
das estrofes do cordel no quadro da sala
FONTE: PIBID: Subprojeto Geografia, 2017.
|
Ao realizar essa
oficina, foi possível perceber que os alunos já continham um conhecimento
acerca do assunto, pois, os mesmos foram bastantes participativos durante a
discussão do conteúdo. Desta forma, foi de extrema importância trabalhar com a cultura
nordestina e paraibana nesta escola, tendo em vista que o conteúdo faz parte da
sua realidade dos educandos, tanto a literatura de cordel quanto a categoria
geográfica lugar, fato importantíssimo para o sucesso da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário