domingo, 23 de setembro de 2018

Reunião do PIBID com a Coordenadora Colaboradora, Prof. Drª Cecília Esmeraldo (CFP).


No dia 04 de setembro de 2018, as 14:00 hrs , na sala 209 CA1, ocorreu a reunião semanal do  PIBID conjuntamente com os educandos do Programa RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, reunião esta ministrada pela Prof. Drª Cícera Cecília Esmeraldo Alves  (CFP). 
Foi entregue o texto: Os dez motivos para você gostar de Geografia para que se realizasse uma reflexão, bem como o texto: Escola - Paulo Freire.


Esse poema (A Escola) nos faz refletir que a escola é muito além que as paredes quadradas que temos, mostra o desenvolvimento das diferentes relações na escola que muitas vezes nós não enxergamos, mostra que vivenciando um ambiente de coletividade as coisas se tornam fáceis, estudar se torna fácil, convívio de amigos e isso proporciona felicidade.

Nessa reunião teve como primeiro momento diálogos de como está sendo o primeiro contato com as escolas, discussões dos participantes sobre os momentos com os professores e alunos, o modo de acolhimento e início das atividades nas escolas.
Em um segundo momento foi entregue um texto para reflexão denominado: Espaço Público de Educação: Um novo contrato educativo. Foi lido em conjunto na sala pelos participantes. O texto enfoca no papel da escola e da sociedade nos métodos de aprendizagem dos alunos.
“Espaço Público de Educação: Um novo contrato educativo” de Antônio Nóvoa
Acessar: https://convivernoexterior.blogspot.com/2013/04/antonio-novoa.html


Neste texto vai fazer relações sobre o papel da escola e da sociedade no processo de aprendizagem dos alunos.
Segundo os pensamentos de Antônio Nóvoa,
A frase À escola o que é da escola, À sociedade o que é da sociedade sintetiza bem as ideias que temos vindo a apresentar. A proposta anterior - Escola centrada na aprendizagem - só tem sentido se a sociedade se responsabilizar, progressivamente, por um conjunto de missões que, até agora, têm sido assumidas pela escola.
A escola estar sendo responsabilizado a atuar com um papel que deve ser iniciado na sociedade, o formar cidadão. Está-lhe sendo atribuído o seu papel inicial de aprendizado, mas, também, repassado pelos próprios pais e comunidade em geral o dever de ensinar a cidadania.
Não deveria a escola tornar-se o único responsável pela formação dos futuros cidadãos da sociedade, juntamente com ela deve-se surgir o apoio parceiro de outras instituições- familiar, social, religiosa.
Tendo como enfoque a relação do texto com o programa ele cita colaborações para a orientação dos processos educativos. Devemos buscar sempre a inovação, métodos que possibilitem um maior desenvolvimento no âmbito escolar, observando as peculiaridades de cada espaço escolar, devemos instigar os diálogos tendo novas visões para a educação.
A escola está procurando agir com o papel da formação cidadã. A sociedade exige da escola a sua função inicial de formação, mas, também repassado pelos próprios pais e comunidade em geral o dever de ensinar a cidadania. A escola não careceria tornar-se o único responsável pela formação dos futuros cidadãos da comunidade, mas simultaneamente com ela devem-se surgir como parceria outras instituições - familiar, social, religiosa.
Em outro momento, ocorreu uma breve apresentação referente ao PIBID, Edital anterior no CFP, sendo apresentado pelos antigos integrantes, Bolsistas ID, Marisa e Francisco.
Eles abordaram inicialmente os objetivos do PIBID onde é de suma importância na formação docente e, em seguida como isso contribui para a relação teoria e prática. Foi apresentado o Subprojeto em Geografia, relatando o número de vagas disponíveis no referido ano, a apresentação de todos os bolsistas que fizeram parte e as descrições das escolas participantes do Programa. Os mesmos relataram suas experiências na escola e as ações realizadas.




Após as discussões do texto Espaço Público de Educação: Um novo contrato educativo e de todos os comentários, foi feita uma breve apresentação referente ao PIBID anterior, onde ministrada por antigos integrantes Marisa e Francisco.

Eles abordaram inicialmente os objetivos que o PIBID tem- como é importante na formação profissional de professores, como isso contribui para a relação teoria e prática. Foi apresentado o Subprojeto em Geografia, descrevendo o número de vagas disponíveis no referido ano, a apresentação de todos os bolsistas que participaram as descrições das escolas participantes do programa. Os mesmos relataram suas experiências no âmbito escolar e as ações desenvolvidas.

Neste mesmo dia às 17:30 hrs, na sala 209 CA1, UFCG Campus Cajazeiras aconteceu o primeiro encontro somente entre os alunos do PIBID da Escola Matias Duarte Rolim e o Supervisor Professor Francisco Odair Dantas. Nesse primeiro momento foram discutidas diversas pautas, entre elas: os horário e dias que tem aula de Geografia na escola, ocorreu também a divisão dos 8 bolsistas em dupla do 6° ao 9° Ano, onde cada um pode escolher qual colega que quer trabalhar e o ano desejado, se encaixando também a rotina de cada um. Recebemos um plano de aula referente a todo o mês de Setembro com o conteúdo programado pelo professor de Geografia Odair Dantas, em conformidade com o livro didático. 
O supervisor iniciou sua reunião com a apresentação de uma pauta de ações para a iniciação do PIBID na Escola campo, bem como a orientação sobre a confecção de planos de aulas seguindo as orientações legais da área de conhecimento, na qual se insere a Geografia.


Definiu-se então o primeiro encontro que teremos em sala de aula para apresentação na Escola junto aos discentes da Educação Básica, o qual acontecerá no dia 10 de Setembro, segunda-feira, com as turmas do 7° e 9° Anos, da respectiva Escola. Já na quarta-feira, dia 12 de setembro, ocorrerá com as turmas do 6° e 8° Anos. Nesse primeiro encontro, cada aluno Bolsista do PIBID se apresentou aos alunos dessas turmas, podendo também fazer algumas observações de como poderá ser a melhor forma a trabalhar em sala.



página do Blog será de continuidade do blog Pibid Edital 2014.




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