sexta-feira, 1 de maio de 2020

Semana de 12 a 16/08/2019 -



14-08-2019
PALESTRA SOBRE O PROJETO FUTURE-SE

A reunião começou com a fala do diretor do campus de Cajazeiras- CFP-UFCG, abordando o posicionamento das unidades, onde:
Geografia votou contraria com 1º votos contra e 1 voto a favor e dois nulos;
ETSC votou contra com unanimidade
PEDAGOGIA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA também votou contra com unanimidade, ENFERMAGEM E CIÊNCIAS DA VIDA não se posicionaram formalmente.
Com a fala o diretor da ETSC abordou que os discentes serão prejudicados, sendo este projeto o início da privatização. Mariana Moreira em sua fala aponta que esta proposta merece recusa imediata. O aluno bruno de História e o presidente do partido dos trabalhadores aponta sua indignação e sentimento de recusa do projeto.


14/08/2019

REUNIÃO COM O SUPERVISOR FRANCISCO ODAIR

No dia quatorze de agosto de dois mil e dezenove ocorreu a reunião com o supervisor Francisco Odair, na sala 207 do Ca2 na UFCG.
Começamos sobre os conteúdos para o terceiro bimestre no sétimo ano, onde vai ser tabalhado a região sul e Nordeste, assim como temas relacionados a Cajazeiras pelo aniversário da cidade no dia 22-08-2019. Decidimos também a data para a amostra pedagógica dos materiais construídos com a colaboração do PIBID no dia 31-10-2019.
Como materiais proposto para a construção foi:
As maquetes do espaço rural e urbano;
Apresentação das fotos do estudo do meio em Baixa grande e no açude grande;
Materiais recicláveis;
Jogo do estado e capitais;
Quebra cabeça da região Nordeste;
Quebra cabeça do Brasil;
Exposição das sementes do Semi-árido.
Assim como a definição das demais turmas.

REUNIÃO COM O SUPERVISOR






15-08-2019

AULA DE CAMPO DO SÉTIMO ANO PARA  CONHECER E ANALISAR O AÇUDE GRANDE - CAJAZEIRAS-PB

                                       
 No dia quinze de agosto de dois mil e dezenove ocorreu uma visita as margens do Açude Grande com a turma do 7° ano da E.M.E.I.F Matias Duarte Rolim, tendo em vista que estavam trabalhando temas relacionados ao município de Cajazeiras-PB, por ser o aniversário da cidade. Sendo que foram trabalhados conteúdos em sala sobre o açude grande, com demonstrações de fotografias.
          No local, foi lembrada a comemoração ao aniversário da cidade ocorreu aulas sobre os aspectos de Cajazeiras e um dos pontos discutidos foi o açude, então vimos alguns agraves que está prejudicando o açude, onde está pouco a pouco morrendo. Mas por que está morrendo? Com o estudo podemos perceber a quantidade de lixo, esgoto, o mau cheiro, a agua escura, a poluição. A mata ciliar está destruída, em diversos pontos estão aterrando o açude devido a construção. A criação de porcos a margem do rio poluindo as águas também é um grande influenciador.  Então, foi proposto a observação dos graves problemas que estão prejudicando o açude, tendo como temática: “O açude grande pouco a pouco morrendo”. Assim, nos direcionamos ao campo com o intuito de compreender os motivos e o porque do açude está morrendo.
            Portanto, observamos que o esgoto está tendo contato direto com o açude, contendo lixos em suas proximidades, tendo em vista que isso está causando mal odor na comunidade, além de está contaminando a água, tornando-a escura. Também foi possível perceber que mata ciliar está morrendo devido o aterramento que está cada vez maior nas margens do açude, sendo que o local será utilizado para construção de casas.  Nas proximidades do açude, encontramos animais caprinos e suínos que são criados no local, além da construção de chiqueiros de porcos, sendo que tem contato diretamente com água do açude. Dessa maneira, percebemos que os males e causas para o açude grande está morrendo são muitos e a maioria são causados pela própria comunidade que não cuida do mesmo.
            No final, os alunos do 7° Ano construíram desenhos do açude grande e textos do que foi visto em campo.

ESTUDO DE CAMPO PARA O AÇUDE GRANDE- CAJAZEIRAS,PB



14-08-2019

No dia quatorze de agosto de dois mil e dezenove aconteceu uma Assembleia Geral com docentes, discentes e técnico-administrativos com o diretor do centro de Formação de Professores, Prof. Dr. Antônio Fernandes Filho para discussão sobre o “Future-se” no Ginásio Poliesportivo, às 10h30min.
            Posicionamento das unidades acadêmicas na votação:
Geografia: 10 votos contra o future-se, 1 a favor e 2 nulos.
ETSC: Contrária
Centros Acadêmicos: Contrária
Pedagogia: Contrária por unanimidade
História: Contrária
Ciências exatas e da natureza: Contrária
Enfermagem: ciência da vida: não se posicionaram
            Sendo que com a implementação do Programa, os discentes serão os mais prejudicados. A proposta do Projeto será para a privatização das Universidades Públicas, assim tirando sua autonomia.
            Então, é não para o Future-se, pois as escolas públicas, Universidades lutam pela sua autonomia e transparência, assim sem precisamos nem discutir e sim recusar o Projeto imediatamente.
            Além disso, conseguimos os espaços da Universidade (pesquisa, ensino e extensão) com muita luta então os discentes precisam vivenciá-la diariamente e cotidianamente.
            Logo, foi aberto para a discussão e no final ocorreu à votação dos discentes do CFP/UFCG, Campus Cajazeiras-PB. Assim, o resultado da votação foi CONTRA POR UNANIMIDADE.





14-08-2019
REUNIÃO COM SUPERVISOR
           No dia quatorze de agosto de dois mil e dezenove, às 16h ocorre uma reunião dos Bolsistas ID juntamente com o Supervisor Francisco Odair na sala 207, Ca1.

Então, aconteceu o compartilhamento dos conteúdos que estão sendo trabalhados em cada turma:
6° ano: tipos de clima, massas de ar e o interior da terra;
7° ano: está sendo trabalhado a Região Sul e posteriormente a Região Nordeste;
9° ano: a Oceania, porte da industrialização, economia e depois as regiões polares.
            Sendo que não semana seguinte será trabalhado apenas conteúdos relacionados a Cajazeiras-PB. Além disso, também ocorrerá a reunião com os pais.
            Também aconteceu a discussão em relação aos materiais que seriam construídos para a exposição na Escola. Assim, o Professor Odair nos passou algumas dicas do que poderia ser feito em cada turma, então havendo esse compartilhamento de ideias.

ESTUDO DO MEIO ÀS MARGENS DO AÇUDE GRANDE - CAJAZEIRAS/PB


        


16/10/2019

Finalização da oficina: Construção do quebra cabeça do Brasil e do Nordeste na turma do 7° ano. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário