sexta-feira, 1 de maio de 2020

Semana de 07 a 11/10/2019 - CICLO DE PALESTRAS UNAGEO


PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E NOVAS DINÂMICAS DE EXPANSÃO URBANA EM PATOS E CAJAZEIRAS-PB
Palestrante: Dra Luciana Medeiros de Araújo

            No dia nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceu o ciclo de palestras promovida pela Unageo, com a temática PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E NOVAS DINÂMICAS DE EXPANSÃO URBANA EM PATOS E CAJAZEIRAS-PB, ministrada pela Professora Drª Luciana Medeiros de Araújo.
            Primeiramente foi o percurso utilizado para a construção da tese da Professora Luciana, sendo que a pesquisa começou em 2013, partindo d disciplina de Geografia Urbana e dos trabalhos de campo realizados com os alunos nas atividades docentes, pensando sobre as cidades do Sertão. Suas motivações partem das analises das dinâmicas socioespaciais e das transformações urbanas vivenciadas nas cidades do Sertão da Paraíba, ou seja, Patos e Cajazeiras. Então, o objetivo da pesquisa de doutorado era analisar a recente expansão urbana nas cidades: Cajazeiras e Patos.
            Sua problematização é baseada em descobrir qual a origem do capital investido, as articulações dos agentes imobiliários, de quem eram essas propriedades rurais e qual o tipo de conexão com os incorporadores. Assim, surge o questionamento: Qual o papel do Estado nessas expansões e quem está comprando?
            Na cidade de Cajazeiras-PB foi realizado 23 loteamentos com 8.230 lotes abertos e 338,6 de hectares. E na cidade de Patos foi realizado 24 loteamentos com 13.994 lotes abertos e uma área de 664,8 hectares.


09 e 19/10/2019 -

No dia nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceram aulas no 7° ano sobre a cultura do Nordeste. Assim, o professor mostrou algumas pessoas que divulgaram o Nordeste como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Maria Bonita e Lampião, e Elba Ramalho.
Então, dividiu para que cada aluno ficasse com uma pessoa apresentada acima e pesquisasse biografia, obras e etc. Depois, ocorreu a exposição das sementes do semiárido, onde o professor mostrou as sementes aos alunos, assim tiveram a oportunidade de conhecer cada uma.  Em seguida, pediu para cada aluno escrever 20 palavras de sementes do semiárido.

  APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
No dia nove de outubro de dois mil e dezenove na sala do sétimo ano estamos desenvolvendo atividades referentes a região Nordeste. Neste dia foi apresentado uma coleção de sementes do professor Francisco Odair, onde foi exibido uma parte da nossa variedade florística do Nordeste.


FIGURA 109: EXPOSIÇÃO DAS SEMENTES


10/10/2019

No dia dez de outubro de dois mil e dezenove aconteceu à oficina: Construção do quebra cabeça do Brasil e do Nordeste na turma do 7° ano.
            Assim, separamos a turma em duas equipes e logo fizemos um sorteio para ver qual grupo iria ficar com o quebra cabeça do Nordeste e do Brasil. Após, iniciamos a construção dos quebra cabeças. 




Plano de aula confeccionado:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PLANO DE AULA

MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMA: CONSTRUÇÃO DO QUEBRA CABEÇA DO BRASIL E DO NORDESTE NA TURMA DO 7° ANO.

·         OBJETIVO GERAL:
·         Proporcionar aos alunos um momento de interatividade de conteúdos já trabalhados em sala com a ludicidade de quebra cabeças

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Construir materiais lúdicos na sala de aula.
·         Possibilitar um maior conhecimento sobre os Estados e as Capitais de cada quebra cabeça.
·         Aproximar o conteúdo trabalhado com elementos construídos pelos alunos.
·         Possibilitar interatividade entre os alunos durante a construção dos quebra cabeças.
CONTEÚDOS:
Brasil e Nordeste.

METODOLOGIA:
            A turma foi dividida em equipes, onde cada uma construirá um mapa de determinada quebra cabeça e posteriormente será feita a apresentação de sua construção.

MATERIAIS DIDÁTICOS:
·         Isopor, EVA, cola, tesoura, livro didático do 7° ano

REFERÊNCIAS:

TORREZANI, Neiva Camargo. O urbano, o rural e a economia brasileira. In: TORREZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber geografia. 2.ed- São Paulo: FTD, 2015.



                                                         







Nenhum comentário:

Postar um comentário