PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E NOVAS
DINÂMICAS DE EXPANSÃO URBANA EM PATOS E CAJAZEIRAS-PB
Palestrante: Dra Luciana Medeiros de Araújo
No dia nove de outubro de dois mil e dezenove aconteceu o
ciclo de palestras promovida pela Unageo, com a temática PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E
NOVAS DINÂMICAS DE EXPANSÃO URBANA EM PATOS E CAJAZEIRAS-PB, ministrada pela Professora
Drª Luciana Medeiros de Araújo.
Primeiramente foi o percurso utilizado para a construção
da tese da Professora Luciana, sendo que a pesquisa começou em 2013, partindo d
disciplina de Geografia Urbana e dos trabalhos de campo realizados com os
alunos nas atividades docentes, pensando sobre as cidades do Sertão. Suas
motivações partem das analises das dinâmicas socioespaciais e das
transformações urbanas vivenciadas nas cidades do Sertão da Paraíba, ou seja,
Patos e Cajazeiras. Então, o objetivo da pesquisa de doutorado era analisar a
recente expansão urbana nas cidades: Cajazeiras e Patos.
Sua problematização é baseada em descobrir qual a origem
do capital investido, as articulações dos agentes imobiliários, de quem eram
essas propriedades rurais e qual o tipo de conexão com os incorporadores.
Assim, surge o questionamento: Qual o papel do Estado nessas expansões e quem
está comprando?
Na cidade de Cajazeiras-PB foi realizado 23 loteamentos
com 8.230 lotes abertos e 338,6 de hectares. E na cidade de Patos foi realizado
24 loteamentos com 13.994 lotes abertos e uma área de 664,8 hectares.
09 e 19/10/2019 -
No dia nove de outubro
de dois mil e dezenove aconteceram aulas no 7° ano sobre a cultura do
Nordeste. Assim, o professor mostrou algumas pessoas que divulgaram o Nordeste
como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Maria Bonita e Lampião,
e Elba Ramalho.
Então, dividiu para que
cada aluno ficasse com uma pessoa apresentada acima e pesquisasse biografia,
obras e etc. Depois, ocorreu a exposição das sementes do semiárido, onde o
professor mostrou as sementes aos alunos, assim tiveram a oportunidade de
conhecer cada uma. Em seguida, pediu
para cada aluno escrever 20 palavras de sementes do semiárido.
No dia nove de outubro de dois mil e dezenove na
sala do sétimo ano estamos desenvolvendo atividades referentes a região
Nordeste. Neste dia foi apresentado uma coleção de sementes do professor
Francisco Odair, onde foi exibido uma parte da nossa variedade florística do
Nordeste.
FIGURA
109: EXPOSIÇÃO DAS SEMENTES
10/10/2019
No dia dez de outubro
de dois mil e dezenove aconteceu à oficina: Construção do quebra cabeça do
Brasil e do Nordeste na turma do 7° ano.
Plano de aula confeccionado:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
– UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES –
CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PLANO DE AULA
MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMA: CONSTRUÇÃO DO
QUEBRA CABEÇA DO BRASIL E DO NORDESTE NA TURMA DO 7° ANO.
·
OBJETIVO GERAL:
·
Proporcionar
aos alunos um momento de interatividade de conteúdos já trabalhados em sala com
a ludicidade de quebra cabeças
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Construir materiais lúdicos na sala de
aula.
·
Possibilitar um maior conhecimento sobre
os Estados e as Capitais de cada quebra cabeça.
·
Aproximar o conteúdo trabalhado com
elementos construídos pelos alunos.
·
Possibilitar interatividade entre os
alunos durante a construção dos quebra cabeças.
CONTEÚDOS:
Brasil e Nordeste.
METODOLOGIA:
A turma foi dividida em equipes,
onde cada uma construirá um mapa de determinada quebra cabeça e posteriormente
será feita a apresentação de sua construção.
MATERIAIS DIDÁTICOS:
·
Isopor,
EVA, cola, tesoura, livro didático do 7° ano
REFERÊNCIAS:
TORREZANI,
Neiva Camargo. O urbano, o rural e a economia brasileira. In: TORREZANI, Neiva
Camargo. Vontade de saber geografia. 2.ed-
São Paulo: FTD, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário