sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Desenvolvimento da 1° ação - E.E.F.I. CECILIA ESTOLANO MEIRELES


AÇÃO: TRABALHAR O CONCEITO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO SEU OBJETO DE ESTUDO (O ESPAÇO GEOGRÁFICO)

A referida ação foi desenvolvida com os alunos do 6º ano A e B do ensino fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, no qual utilizamos a maquete, como ferramenta metodológica para a construção do conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico.
PRIMEIRO ENCONTRO:
  •  Exposição do tema;
  • Dinâmica;
  • Apresentação  do conceito de espaço geográfico através de discussões e apresentação dos slides










SEGUNDO ENCONTRO
  •  Revisão da aula passada;
  • Dialogamos  sobre o seu espaço de vivência dos alunos,  para que os mesmos descrevam o bairro ou sítio onde moram;
  • Construímos o conceito de espaço geográfico através da contextualização com o espaço de vivência dos alunos, destacando o conceito de espaço urbano e espaço rural.
TERCEIRO  E QUARTO ENCONTRO
  • Dividimos a turma em duas equipes ( zona urbano e  zona rural)
  •  Iniciamos a produção das maquetes
                                                                                                                                                                  





QUINTO ENCONTRO
Finalizamos a ação através da contextualização das maquetes, com seus espaços de vivências. 





MAQUETES DO ESPAÇO URBANO E RURAL CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 6º A



MAQUETES DO ESPAÇO URBANO E RURAL CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 6º B


Refletindo sobre a ação executada podemos concluir que a mesma proporcionou o desenvolvimento da aprendizagem tanto para os alunos do 6 ° A da escola Cecília Estolano Meireles quanto para nós Pibidianos.
Para os alunos:
  • O interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades;
  • O despertar da criatividade;
  • Possibilitou maior afinidade dos alunos com a disciplina geográfica;
  • Reconhecimento da importância dos conhecimentos geográficos para a formação cidadã;
  • Percepção da geografia enquanto disciplina dinâmica, crítica e reflexiva.
Enquanto para nós Pibidianos:
  • Reflexão a cerca do espaço escolar e suas diferentes linguagens no ensino;
  • A relação professor/ aluno no qual tivemos a oportunidade de vivenciar;
  • A importância da utilização de novos recursos e metodologias para a efetivação do processo de ensino/ aprendizagem. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário