quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Desenvolvimento da 2ª ação na E.M.E.I.F. Cecilia Estolano Meireles.


Ação: Sensibilização junto aos alunos e a comunidade a respeito da importância questões relacionadas ao meio ambiente. (Problemas do Bairro/Cidade – Escala Global). 

Sabemos que o meio deve ser visto enquanto palco de acontecimentos, neste se entrelaçam diferentes relações, desde as vistas, sentidas e conseqüentemente refletidas socialmente, até aquelas que não se pode ver a olho nu. Isso nos convida a pensar o Meio Ambiente enquanto local de realizações entre os elementos vivos e não vivos e, de como esses se representam a partir das relações.
Na busca de promover a sensibilização tanto dos alunos quanto da comunidade a respeito do que é o meio ambiente, sua importância e preservação, desenvolvemos uma ação com a temática: Meio ambiente na turma do 8º ano A do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles.
A necessidade de trabalhar esta temática surgiu tanto da análise das respostas dos questionários aplicados aos alunos como também, pela observação do espaço na qual a escola está inserida. Mediante a isto, foram trabalhados os seguintes conteúdos: Poluição das águas, do ar e sonora;Os agentes causadores destas poluições e as consequências para o meio ambiente;o Lixo e os problemas ambientais gerados por ele; Reciclagem e as vantagens da coleta seletiva.

Introdução ao conteúdo

Realizamos uma aula expositiva dialogada com apresentação de slides seguida de discussões. 








Posteriormente produzimos em conjunto com a turma dois painéis, um referente aos problemas ambientais em escala global e outro em escala local. Foram exibidos vídeos abordando os problemas ambientais gerados pelo lixo e a importância da reciclagem. 

Confecção de painéis 



      



Por fim, através de caixas de papelão usadas, construímos as lixeiras da coleta seletiva na busca de sensibiliza-los quantos a problemática ambiental bem como, deixá-las para que todos possam jogar seus lixos seletivos.

Confecção de  lixeiras de coleta seletiva




Ao finalizar a ação pode-se enfatizar a participação dos educandos no processo de construção dos painéis e das lixeiras, efetivando uma sensibilização dos alunos em relação as questões ambientes da atualidade , bem como possibilitou a concretização de uma metodologia que partiu dessa interação professor/alunos e de buscar a partir destes, a construção do conhecimento a cerca do que foi trabalhado, buscando constantemente a construção do saber, visando os conhecimentos que os mesmos já tinham sobre o meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário