quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Portfólio de ações a serem trabalhadas na E.M.E.I.E.F. Cecília Estolano Meireles

Ação 1


                       Trabalhar o conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo (O ESPAÇO). 

Objetivos

  •      Conceituar espaço geográfico;
  •        Apresentar a diferença entre ambos os espaços;
  •       Trabalhar a relação entre os dois espaços: rural e urbano;
  •      Mostrar a importância dos dois espaços para a formação cidadã.

Conteúdo

  • O espaço geográfico; e 
  •  Espaço rural e urbano.

Metodologia


 No primeiro momento, realizaremos uma discussão  com os alunos sobre o conceito de espaço geográfico, a fim de verificar  o conhecimento que os mesmos possuem sobre o mesmo. No segundo momento será dividida cada turma em duas equipes para a construção dos mapas mentais do espaço de vivência dos alunos, onde uma equipe trabalhará com o espaço urbano e a outra com o espaço rural. De acordo com a construção dos mapas mentais, será feito uma avaliação dos desenhos mais representativos para a confecção das maquetes. As maquetes serão confeccionadas juntamente com os alunos, em seguida serão apresentadas pelos mesmos cada qual defendendo sua temática (Campo X Cidade). Ao final serão expostas as maquetas confeccionadas com os alunos , sendo eles os responsáveis pela apresentação de como foi realizada a construção, bem como objetivos e contribuições desse recurso metodológico para uma aprendizagem significativa.

Período: 4 semanas

 Materiais


Modelo de Mapas mentais; Papel ofício; Canetas hidrográficas; Lápis de cor; Lápis grafite; Placas de isopor 15 e 10mm; Cortador de isopor; Cola de isopor; Tinta para tecido; Palitos de picolé, caixas de remédios, tesoura e palitos de dentes.

Ação 2

Sensibilização junto aos alunos e a comunidade a respeito da importância questões relacionadas ao meio ambiente. (Problemas do Bairro/Cidade – Escala Global).

Objetivos


  •      Conceituar o termo meio ambiente;
  •    Discutir os principais problemas ambientais existentes na esfera global fazendo uma contextualização com a escala local (o espaço de vivência dos alunos); e
  •   Sensibilizar os alunos quanto à questão dos principais problemas ambientais.

Conteúdos


  •        A poluição da água:
  •       Os principais agentes geradores da poluição da água;
  •        Problemas gerados pela poluição da água;
  •       A problemática da escassez de água.
  •        Lixo:
  •        Tipos de lixo;
  •           A reciclagem;
  •        A coleta seletiva e suas vantagens;
  •       Principais problemas ambientais provenientes do lixo.
  •        A poluição do ar:
  •          Os principais agentes causadores da poluição atmosférica; e
  •           Problemas ocasionados pela poluição do ar.

Metodologia


 No primeiro momento será feita uma discussão com os alunos a respeito da temática ambiental, destacando o que é meio ambiente, como o ser humano interfere e modifica os espaços naturais, e os problemas ambientas mais relevantes na atualidade, questionando os alunos e buscando ouvir suas opiniões a respeito do tema, todas essas problemáticas ambientais serão discutidas fazendo uma conexão através da escala. Posteriormente, será confeccionado painéis com imagens de problemas ambientais em escala global e local. Em seguida será exibido dois vídeos:  um plano para salvar o planeta e os impactos do lixo na natureza: a reciclagem como uma solução.   Por fim finalizaremos com a construção das lixeiras da coleta seletiva.

Materiais

Fotos, aparelho de som, Canetas Hidrocor, Lápis Grafite, Tesoura; Cola; EVA, Data show; Computador; Pen Drive, Pinceis, Pistolas, caixas de papelão e  Isopor.

Período: 4 semanas

Ação 3

                                                       O uso de drogas na adolescência.

Objetivos

  •        Apresentar o conceito de drogas e os diferentes tipos;
  •        Desenvolver o conhecimento crítico dos alunos em reação ao uso de drogas; e
  •        Discutir as consequências que o uso de drogas ocasiona para a saúde física e mental. 

Conteúdo

  •        Definição de drogas e seus diferentes tipos;
  •        O uso de drogas; e
  •        Problemas e consequências.

Metodologia


Como parâmetro para o desenvolvimento dessa ação, será realizada em primeiro momento, uma aula expositiva dialogada com apresentação de slides sobre drogas e suas consequências. Em seguida, os alunos confeccionarão cartazes contendo intervenções sobre o uso de drogas e se possível, será elaborada uma parodia sobre a temática trabalhada em sala de aula. Depois ocorrerá uma palestra na escola, sendo ministrada por uma psicóloga     abordando o conceito e os tipos de drogas. Ao longo da palestra serão realizados questionamentos aos educandos sobre a temática, buscando desenvolver nestes a visão crítica sobre o uso de drogas. Ao final será apresentado um texto, a carta do viciado, a fim de sensibilizá-los sobre os problemas e as consequências enfrentadas pelos usuários, como também levar um alerta sobre a problemática nos dias atuais.

Período :4 semanas

Materiais


 Data show; Computador; Pen Drive; Cartolina; Papel Crepom; EVA; Pinceis; Lápis de Cor; Tesoura; Imagens; Texto: Carta do viciado.

    Observações 

 Possivelmente levar para a escola um ex usuário de drogas e, todo material elaborado durante a execução desta ação será exibido no dia da palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário