sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AÇÃO: MAPAS TEMÁTICOS


A ação intitulada “Mapas Temáticos”­­­ foi desenvolvida na turma do 7° ano B do Ensino Fundamental II da E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral desta ação era apresentar para os alunos a importância dos mapas temáticos no ensino de Geografia, tendo em vista a grande diversidade de mapas existentes, levando assim os alunos a observar e compreender o uso dos mapas de forma crítica e reflexiva.
 Nossos objetivos específicos eram: Definir mapas; Abordar o uso dos mapas pelos seres humanos ao longo dos anos; Identificar os elementos cartográficos contidos nos mapas destacando a importância de cada um; Diferenciar mapas de cartas e plantas topográficas e Mostrar os diferentes tipos de mapas temáticos e sua função. A referente ação correspondeu há um período de um mês, sucedendo-se em quatro encontros.
           Antes de iniciarmos nossa ação, aplicamos um questionário nas turmas do 7° ano A e B para que pudéssemos conhecermos a opinião dos alunos, referente ao uso dos mapas nas aulas de Geografia, assim como, a importância que estes atribui os mapas no processo de ensino e aprendizagem.
No primeiro encontro ocorreu a abordagem teórica, onde buscamos inicialmente conhecer os saberes prévios dos alunos, acerca dos mapas e sua importância na formação pessoal e profissional. Em seguida, através da exposição de vários mapas temáticos em sala, apresentamos os seguintes conteúdos: Mapas e seus elementos cartográficos que o compõem;  Uso dos mapas ao longo dos anos; Diferença entre Mapas, Cartas e Plantas topográficas e Mapas temáticos e sua função.

Abordagem teórica dos conteúdos.
         No segundo encontro propomos a confecção de mapas temáticos do Estado da Paraíba.  Dividimos a turma em cinco equipes de três integrantes e distribuímos um mapa temático e mudo da Paraíba para cada equipe. As equipes ao receberem os mapas, teriam que analisar e identificar os elementos e as informações contidas no mesmo. Em seguida, os alunos reproduziriam determinado tipo de mapa temático do Estado da Paraíba no mapa mudo. Sendo assim, os alunos vivenciaram etapas de produção de escala, título, legenda, demarcação de áreas, etc.

Mapas temáticos e mudo do Estado da Paraíba. 

Alunos confeccionado os mapas temáticos.
       No terceiro encontro demos continuidade as atividades que não tinha sido concluído na aula anterior. Por fim, no quarto encontro expomos os mapas produzidos pelos alunos. Realizamos uma discussão com a turma sobre o material produzido em sala e refletimos sobre a importância dos mapas, assim como dos critérios para a elaboração dos mesmos. Além do mais, revisamos os assuntos que  foram trabalhados nos encontros anteriores. 

Mapas temáticos da Paraíba produzidos pelos alunos

Reflexão sobre as atividades realizadas em sala e revisão dos conteúdos.
         Nessa perspectiva, podemos afirmar que a ação dos mapas temáticos desenvolvida na turma do 7° ano B, teve um resultado bastante significativo, uma vez que a maioria dos alunos apresentavam dificuldades em interpretar e compreender o significado dos mapas. Identificamos uma evolução do processo de aprendizagem dos educandos onde, em todos os momentos buscamos fazer com que os próprios discentes construíssem o conhecimento a partir de uma abordagem teórico/prático.



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