domingo, 6 de novembro de 2016

NOTA SOBRE O FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE


      O filme Escritores da Liberdade é um filme motivacional e ao mesmo tempo revelador sobre a prática docente e os desafios que os professores deparam no espaço escolar. Um filme que nos leva a refletir sobre o espaço escolar, os sujeitos internos e externos que o compõem e o processo de ensino e aprendizagem.
      Mediante ao mesmo, concluimos que o professor é um profissional que está presente na formação do aluno desde o ensino básico ao ensino superior, tornando-se um instrumento de destaque na vida do indivíduo. Muitos destes vão além do seu ofício, não se limitando apenas a serem mediadores do conhecimento, formando para a vida pessoal e profissional. 
     Nessa perspectiva, podemos afirmar que a prática do docente na sala de aula pode influenciar de forma total ou parcial na aprendizagem dos alunos, uma vez que quando o trabalhado não é desenvolvido com compromisso, seriedade e responsabilidade os discentes terão uma formação insuficiente e certamente não estarão preparados para o mercado de trabalho e muito menos para a vida.
       O cotidiano da sala de aula é o lugar onde professor e aluno irão trocar ideias e passar horas do dia. Então é necessário que ambos tenham uma boa relação para que haja essa troca de conhecimento e até de amizade. Contudo, as coisas não funcionam sempre assim, pois muitos alunos não veem professores como amigos ou alguém que possa ser de grande importância para sua vida. Vê o professor apenas com um receptor de notas e alguém que fala muito. Devido a isso e outros motivos, ambos (professores e alunos) acabam não respeitando um ao outro, tornado difícil a manutenção de uma boa relação.
        O ensino e aprendizagem consistem em ações que requer esforço, empenho e contribuições tanto dos alunos quanto do professor. Uma vez que não é possível desempenhar com facilidade tais ações na escola, no contexto atual da sala de aula de forma eficácia e significativa.
       A aprendizagem não acontece apenas na sala de aula com o auxilio do professor preso ao livro didático. Ela acontece em outras situações, seja através de uma leitura de um livro, relatos de experiências, observações e entre outras. Todas estas atividades permite também um novo aprendizado ao sujeito em formação.
      O conteúdo pode está incorporado de forma implícita no livro paradidático, em um texto, notícia, relato e até mesmo no dia a dia do aluno. Cabe ao professor ligar essas experiências que o aluno irá vivenciar ao conteúdo que se pretende abordar de forma sistematizada.
      Apesar de todas as dificuldades o professor precisa apresentar dinâmicas novas e trazer para a realidade dos alunos novas formas de ensinar e aprender, buscando acima de tudo conhecer os problemas do aluno para se melhor planejar nas suas ações. É preciso também firmar parcerias junto a direção para a busca de soluções eficazes para a prática docente. A ausência dessa parceria ou uma relação conflituosa com a direção escolar, afeta diretamente o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.
     Diante a isto, indicamos esse filme a todos os docentes e gestores escolares em atuação e em formação, para que estes reflitam sobre suas práticas, inspire-se em soluções e visualizem o espaço escolar como ambiente de formação para além do capital.


 Pibidianos da E.M.E.I.F.Cecília Estolano Meireles.

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