“Violência
no trânsito: Educar para a cidadania”, foi a 7ª ação desenvolvida na turma do
8º B do Ensino Fundamental II da E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho. O objetivo Geral é a compreensão da educação no
trânsito como elemento essencial para a formação do cidadão.
Os objetivos específicos eram: Identificar os principais
sinais de trânsitos como medida para o exercício da cidadania; Conscientizar os
jovens para a prática educativa no trânsito enquanto pedestres, ciclistas e
passageiros; Despertar no aluno as virtudes importantes para a convivência em
sociedade e em harmonia com o trânsito, tais como: paciência, tolerância,
responsabilidade, coletividade; Observar o crescimento urbano que incide nos
fluxos em diferentes horários em determinadas localizações do Município de
Cajazeiras- PB.
A ação teve início com uma abordagem teórica com uma
revisão dos diferentes modais de transportes existentes, diferenciando-os e
enfatizando a importância de cada um deles. Em seguida tratamos sobre
urbanização e violência no trânsito. Estes conteúdos trouxeram discussões
enriquecedoras para a sala de aula os alunos poderão contar com experiências já
vividas por eles no trânsito, e ainda correlacionando a diferença entre
motorista e pedestre em diferentes situações. Esses conteúdos foram vistos no
primeiro e no segundo encontro.
Abordagem
Teórica em sala.
No
terceiro encontro a ação foi além da sala de aula fomos as principais ruas de
Cajazeiras-PB observar como estava o trânsito na prática. Para isso tivemos uma
conversa com os alunos alertando como deveriam se comportar e quais medidas deveríamos
tomar diante do que foi visto. Para isso foram feitos panfletos que foram distribuídos
pelos estudantes durante o percurso e ainda uma “multa cidadã” que era aplicada
aos motoristas que agiam de forma irregular para que servisse de alerta e os
mesmos não voltassem a cometer a infração.
Panfletagem durante o percurso
Aplicação de “Multa Cidadã” em veículos estacionados de forma irregular.
No quarto encontro voltamos para
sala e através de uma roda de conversas os estudantes compartilharam a experiências
contando qual importância de ter realidade aquela intervenção. Com boa
participação dos alunos com dúvidas, questionamentos e relatos de experiências tivemos
uma boa roda de conversa participativa e motivadora ao ouvir os relatos dos
estudantes, bolsistas e professora que também participaram.
Confecção de
Fanzines
Confecção de
Fanzines
No quinto e último encontro
finalizamos a ação com a confecção de Fanzines (A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais). Os
estudantes participaram ativamente do início ao fim desta confecção, realizando
cortes em revistas, colagens de imagens e etc. tudo isso no voltado para os
temas trabalhados em sala e buscando a consciência de que no transito não se
deve haver violência e sim respeito. A ação aconteceu no período de Setembro e Outubro de 2016.
Confecção de Fanzines
Confecção de Fanzines
Confecção de Fanzines
Nenhum comentário:
Postar um comentário