sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Ação: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO EDUCAR PARA A CIDADANIA.

“Violência no trânsito: Educar para a cidadania”, foi a 7ª ação desenvolvida na turma do 8º B do Ensino Fundamental II da E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho.  O objetivo Geral é a compreensão da educação no trânsito como elemento essencial para a formação do cidadão.
Os objetivos específicos eram: Identificar os principais sinais de trânsitos como medida para o exercício da cidadania; Conscientizar os jovens para a prática educativa no trânsito enquanto pedestres, ciclistas e passageiros; Despertar no aluno as virtudes importantes para a convivência em sociedade e em harmonia com o trânsito, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coletividade; Observar o crescimento urbano que incide nos fluxos em diferentes horários em determinadas localizações do Município de Cajazeiras- PB.
A ação teve início com uma abordagem teórica com uma revisão dos diferentes modais de transportes existentes, diferenciando-os e enfatizando a importância de cada um deles. Em seguida tratamos sobre urbanização e violência no trânsito. Estes conteúdos trouxeram discussões enriquecedoras para a sala de aula os alunos poderão contar com experiências já vividas por eles no trânsito, e ainda correlacionando a diferença entre motorista e pedestre em diferentes situações. Esses conteúdos foram vistos no primeiro e no segundo encontro.


Abordagem Teórica em sala.

No terceiro encontro a ação foi além da sala de aula fomos as principais ruas de Cajazeiras-PB observar como estava o trânsito na prática. Para isso tivemos uma conversa com os alunos alertando como deveriam se comportar e quais medidas deveríamos tomar diante do que foi visto. Para isso foram feitos panfletos que foram distribuídos pelos estudantes durante o percurso e ainda uma “multa cidadã” que era aplicada aos motoristas que agiam de forma irregular para que servisse de alerta e os mesmos não voltassem a cometer a infração.

Panfletagem durante o percurso

Aplicação de “Multa Cidadã” em veículos estacionados de forma irregular. 

         No quarto encontro voltamos para sala e através de uma roda de conversas os estudantes compartilharam a experiências contando qual importância de ter realidade aquela intervenção. Com boa participação dos alunos com dúvidas, questionamentos e relatos de experiências tivemos uma boa roda de conversa participativa e motivadora ao ouvir os relatos dos estudantes, bolsistas e professora que também participaram.


Confecção de Fanzines

Confecção de Fanzines

No quinto e último encontro finalizamos a ação com a confecção de Fanzines (A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais). Os estudantes participaram ativamente do início ao fim desta confecção, realizando cortes em revistas, colagens de imagens e etc. tudo isso no voltado para os temas trabalhados em sala e buscando a consciência de que no transito não se deve haver violência e sim respeito. A ação aconteceu no período de Setembro e Outubro de 2016.

            Confecção de Fanzines

     
 Confecção de Fanzines

 Confecção de Fanzines

















Nenhum comentário:

Postar um comentário