terça-feira, 8 de agosto de 2017

AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE DESENHOS



A produção de desenhos se faz presente no processo educacional desde as series iniciais. E corresponde uma das metodologias de ensino que possibilita maior desenvolvimento de aprendizagem. Dependendo da forma como são trabalhados, esses recursos didáticos despertam a criatividade e o interesse dos discentes pelo conteúdo.
É importante destacar que através desta atividade os alunos/as tornam-se construtores do saber, uma vez que, ao produzirem seus desenhos apoiados nas categorias geográficas, retratam as múltiplas imagens do imaginário, enfatizando sua realidade de vivência com o espaço geográfico.
Em algumas disciplinas essa atividade é desenvolvida geralmente sem estabelecer uma relação com os conteúdos trabalhados, desconsiderando a riqueza de informações que estes recursos englobam.
Apesar de os desenhos serem em sua maioria direcionados para disciplina de artes, estes podem serem trabalhados nos distintos campos dos conhecimentos científicos, em especifico a ciência geográfica que pode e deve desfrutar desse universo magico.
O desenho é a representação de uma imagem, que possibilita fazer uma contextualização com os conteúdos programáticos nos currículos, e comitantimente com a realidade dos alunos. É importante destacar que cada pessoa constrói os desenhos de acordo com a percepção de mundo que enxerga.
Nesta perspectiva buscamos desenvolver esta oficina na escola E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles, com a turma do 7° ano A. Essa atividade sucedeu-se em quatro em encontros.

No primeiro encontro fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as bases conceituais da disciplina geografia, logo em seguida aplicamos a interversão teórica e metodológica enfatizando as categorias geográficas: paisagem, lugar, território, região e espaço. Para que os alunos/as tivessem uma dimensão dos conceitos da ciência geográfica.

 
 Abordagem teórica sobre as categorias geográficas 
Fonte: Arquivos PIBID


   Debate sobre os desenhos nas aulas de geografia
Fonte: Arquivos PIBID

No segundo momento iniciamos a parte prática da oficina, dividindo as equipes para construção de desenhos temáticos que abarcasse as categorias geográficas. Todos foram provocados a construir desenhos que correspondessem as respectivas categorias.

 Construção dos desenhos na perspectiva das categorias geográficas 
Fonte: Arquivos PIBID

Debate sobre o material produzido
Fonte: Arquivos PIBID

Produção de desenhos em grupos
Fonte: Arquivos PIBID

No terceiro encontro demos continuidade a construção dos desenhos, e a confecção de molduras para da maior visibilidade a criatividade dos discentes. 

Apresentação dos desenhos produzidos
Fonte: Arquivos PIBID

No quarto e último encontro, fizemos uma abordagem teórica sobre a produção dos desenhos em sala de aula, contextualizando com os conteúdos geográficos e a realidade dos discentes. Durante a apresentação dos trabalhos desenvolvidos, a partir das categorias geográficas, os discentes enfatizaram temas pertinentes do seu dia a dia, como por exemplo: o processo de urbanização, a modificação da paisagem no campo e na cidade, a cultura regional e local, os territórios das drogas, problemas socioeconômicos, entre outros.

Apresentação dos desenhos por grupos
                                                              Fonte: Arquivos PIBID

 Apresentação dos desenhos por grupos 
 Fonte: Arquivos PIBID
      Nessa oficina, percebemos através da participação dos alunos/as a importância da valorização dos conhecimentos prévios, e o poder da construção do conhecimento a partir de metodologias simples e fáceis de serem trabalhados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário