A
produção de desenhos se faz presente no processo educacional desde as series
iniciais. E corresponde uma das metodologias de ensino que possibilita maior
desenvolvimento de aprendizagem. Dependendo da forma como são trabalhados,
esses recursos didáticos despertam a criatividade e o interesse dos discentes
pelo conteúdo.
É
importante destacar que através desta atividade os alunos/as tornam-se construtores
do saber, uma vez que, ao produzirem seus desenhos apoiados nas categorias
geográficas, retratam as múltiplas imagens do imaginário, enfatizando sua
realidade de vivência com o espaço geográfico.
Em
algumas disciplinas essa atividade é desenvolvida geralmente sem estabelecer
uma relação com os conteúdos trabalhados, desconsiderando a riqueza de
informações que estes recursos englobam.
Apesar
de os desenhos serem em sua maioria direcionados para disciplina de artes, estes
podem serem trabalhados nos distintos campos dos conhecimentos científicos, em
especifico a ciência geográfica que pode e deve desfrutar desse universo magico.
O
desenho é a representação de uma imagem, que possibilita fazer uma
contextualização com os conteúdos programáticos nos currículos, e
comitantimente com a realidade dos alunos. É importante destacar que cada
pessoa constrói os desenhos de acordo com a percepção de mundo que enxerga.
Nesta
perspectiva buscamos desenvolver esta oficina na escola E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles, com a turma do 7° ano A. Essa
atividade sucedeu-se em quatro em encontros.
No primeiro encontro fizemos um levantamento dos
conhecimentos prévios dos alunos sobre as bases conceituais da disciplina
geografia, logo em seguida aplicamos a interversão teórica e metodológica
enfatizando as categorias geográficas: paisagem, lugar, território, região e
espaço. Para que os alunos/as tivessem uma dimensão dos conceitos da ciência
geográfica.
Abordagem teórica sobre as categorias geográficas
Fonte: Arquivos PIBID
|
Debate sobre os desenhos nas aulas de geografia
No segundo momento iniciamos a parte prática da oficina,
dividindo as equipes para construção de desenhos temáticos que abarcasse as
categorias geográficas. Todos foram provocados a construir desenhos que
correspondessem as respectivas categorias.
Construção dos desenhos na perspectiva das categorias geográficas
Debate sobre o
material produzido
Fonte: Arquivos PIBID |
Produção de desenhos em
grupos
Fonte: Arquivos PIBID |
No terceiro encontro demos continuidade a construção dos
desenhos, e a confecção de molduras para da maior visibilidade a criatividade
dos discentes.
Apresentação
dos desenhos produzidos
Apresentação
dos desenhos por grupos
Nessa oficina, percebemos através da participação dos
alunos/as a importância da valorização dos conhecimentos prévios, e o poder da
construção do conhecimento a partir de metodologias simples e fáceis de serem
trabalhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário