No dia vinte e oito de
agosto de dois mil e dezenove aconteceu à oficina: Construção da de mapas das
Regiões Sul e Sudeste contendo os Estados e Capitais de cada uma na sala do 7°
ano.
Assim, inicialmente explicamos como se faz a leitura de
um mapa, após ensinamos como constrói um mapa. Ressaltamos a importância da
legenda e da rosa dos ventos em um mapa.
Dividimos a sala em dois grupos e fizemos um sorteio para
ver qual a região que cada grupo iria ser selecionado. Então, iniciamos a
construção dos mapas.
PLANO DE AULA CONFECCIONADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
– UFCG
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES –
CAMPUS CAJAZEIRAS
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PLANO DE AULA
MINISTRANTES:
Macilândia dos Santos Custódio
Sabrina Caminha de Almeida
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMA: CONSTRUÇÃO DA DE
MAPAS DAS REGIÕES SUL E SUDESTE CONTENDO OS ESTADOS E CAPITAIS DE CADA UMA NA
SALA DO 7° ANO.
·
OBJETIVO GERAL:
·
Proporcionar
aos alunos um momento de interatividade de conteúdos já trabalhados em sala com
a ludicidade de mapas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Construir materiais lúdicos na sala de
aula.
·
Aproximar o conteúdo trabalhado com elementos
construídos pelos alunos.
·
Possibilitar interatividade entre os
alunos durante a construção dos mapas.
CONTEÚDOS:
METODOLOGIA:
A turma foi dividida em equipes,
onde cada uma construirá um mapa de determinada região e posteriormente será
feita a apresentação de sua construção.
MATERIAIS DIDÁTICOS:
·
Isopor,
EVA, cola, tesoura, livro didático do 7° ano
REFERÊNCIAS:
TORREZANI,
Neiva Camargo. O urbano, o rural e a economia brasileira. In: TOREEZANI, Neiva
Camargo. Vontade de saber geografia. 2.ed-
São Paulo: FTD, 2015.
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