sexta-feira, 1 de maio de 2020

Semana de 10 a 14/12/18 -

I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS  DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO CFP/UFCG: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES- 2018.2


No dia onze de dezembro de dois mil e dezoito ocorreu no auditório central do CFP/UFCG a realização do I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO CFP/UFCG: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES- 2018.2
            Esse evento é resulta em atividades didático-pedagógicas que correspondem ao tripé formativo da Universidade Federal de Campina Grande (ensino, pesquisa e extensão). As ações foram desenvolvidas nos componentes curriculares de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, Prática de Ensino em Geografia Humana. Além dessas o Projeto de extensão “Ensino Interdisciplinar e Educação do Campo na formação discente e formação continuada docente em Geografia na E.E.E.F. Monsenhor João Milanês”, localizada em Cajazeiras, Paraíba e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
            As atividades foram divididas em três momentos.  Manhã: iniciando as 08h com apresentações culturais: xaxado e indígena.




Logo, aconteceu a mesa intitulada: Sentidos da educação em experiências educadoras em Geografia, sendo que nessa mesa foi abordado experiências do PROBEX e suas vivências no II CIEDOC e Educação do Campo, como também salientaram uma Educação Transformadora, trazendo como exemplo, a experiência na Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada em Bananeiras, Paraíba.

           
Mesa redonda: experiências de educação vivenciadas no semestre letivo.
As 14h iniciaram as oficinas, sendo que me direcionei para a oficina de Teatro. 

Educandos que participaram do evento de Tocantins em oficinas como ministrantes de oficinas no evento de Geografia
As 19h30min iniciaram os debates sobre o trabalho de campo enquanto metodologia: Teoria e Prática, a Geografia é um elemento que não se faz sem estudo do meio, pois é necessário que quem estuda precisa vivenciar e analisar o campo. Assim, não podemos apenas nos ater a teoria, mas sim que haja o contato, uma relação com o meio para que consigamos identificar os elementos na prática.
Além disso, também foi ressaltado o estudo do meio como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem para o conhecimento do espaço geográfico. 
A noite foi realizada a mesa intitulada: O estudo do meio enquanto processo metodológico para as distintas linguagens no ensino de Geografia.
As 19:30 iniciou os debates sobre o trabalho de campo enquanto metodologia: Teoria e Prática, a geografia é um elemento que não se faz sem o estudo do meio, é necessário que quem estuda precisa “ver”, analisar e estudar o meio. Não podemos apenas nos ater somente a teoria, é preciso que aja o contato uma relação para que consigamos identificar os elementos na prática.

Foi abordado também O estudo do meio como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem para conhecimento do espaço geográfico: fases do estudo meio e suas correlações com a Geografia. Devemos salientar que o estudo do meio não é uma viagem o passeio, ele possui todo um planejamento e objetivo para o crescimento do aluno.  Antes de qualquer estudo existe toda a fase preparatória, as leituras bibliográficas sobre p lugar na qual estamos indo, sobre os elementos que iremos observar. Após o estudo do meio existe a pós-fase, nele será analisado todos os pontos estudados, será debatido e só após isso se encerra o estudo do meio. 
mesa redonda sobre experiências de educação: educação indígena, educação transformadora, projetos de extensão (PROBEX) e de ensino (PIBID) no Ensino Superior.
12/12/2018

Evento para os bolsistas PIBID: Culminância
No dia 12/12/2018 as 09h00min no Auditório Central do CFP ocorreu uma Culminância dentro do círculo de palestras da UNAGEO, voltada para as atividades docentes, com o tema: Sentidos da Educação em Experiência Educadoras em Geografia. Mesa redonda composta pelo professor da educação básica Odair Dantas e outros alunos da unidade acadêmica de geografia como Mateus Vieira, Jose Lindemberg Bernardo, Lauriane Fernandes e Ezequias Sarmentos. Cada um falou sobre suas experiências vividas tanto no PIBID como no PROBEX, CIEDOC evento que ocorreu no IFTO de Palmas-TO e experiencias de estágios.
Após o final da fala dos integrantes da mesa a professora Ivanalda Dantas, falou sobre o evento como um todo como é importante na formação docente as experiencias vividas em sala de aula quanto no campo. Por fim o professor David Luiz fez uma fala, que parabenizou o curso e o evento. E por fim, os agradecimentos finais, e em seguida uma confraternização entre os participantes.
O evento também teve oficinas ministradas por os próprios alunos com os conteúdos que trouxeram da ida para o estudo de campo, as mesas redondas em dois períodos do dia, um dia proveitoso onde juntos alunos de derivados sub programas da instituição.


14 de dezembro de 2018

Às 09:00h, na sala de reuniões aconteceu uma reunião com os Bolsistas ID juntamente com a Coordenadora  Prof. Drª Ivanalda Dantas Nóbrega DI Lorenzo e o Supervisor Francisco Odair Dantas.
Iniciou falando sobre a confecção das camisetas dos participantes do PIBID e também das atividades a serem realizadas durante as férias, organização das fichas catalográficas e elaboração de um plano de aula. Prof. Drª Ivanalda salientou algumas experiências vividas pela mesma em relação ao estágio curricular supervisionado. Ressaltou também que aprendeu a elaborar um plano de aula somente quando foi passar por uma seleção. Comentou sobre as responsabilidades das frequências dos alunos do PIBID, alimentação do blog e relatório. 
Reunião de Coordenação e Supervisão com a Equipe Matias Rolim



OFICINA DE SEMENTES: UM USO DIDÁTICO PARA A SALA DE AULA



No dia quatorze de dezembro de dois mil e dezoito foi realizada a ultima reunião do PIBID do ano de 2018, realizada na sala de reuniões as 09h00min horas, ministrada pela Prof. Dra.Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo (CFP).
Como primeiro passo foi feito encaminhamentos paras as atividades a serem realizados nas férias, como leituras de livros, fichamentos, resumos e resenhas. Como também a organização das fichas catalográficas dos livros da biblioteca do Matias Duarte Rolim.
Foi realizada uma explanação da confecção do plano de aula, onde foi entregue um exemplo, demostrando também que tais elementos precisam estar sempre conectados, os fatos como assuntos, objetivos, metodologias com as atitudes do professor, interligando com o sentido que a aula trará para o aluno estando tudo presente no plano de aula.
Um ponto abordado foi à frequência dos alunos nas escolas e nas reuniões, onde não será permitido acima de 30 faltas podendo ocasionar o desligamento do aluno, também novamente comentado a alimentação do blog, onde todas as reuniões semanais e quinzenais com o supervisor, coordenador e nas escolas devem ser postadas.
Como ultima orientação foi debatido o retorno nas escolas, juntamente com o inicio das aulas no dia sete de fevereiro de dois mil e dezenove.

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