sexta-feira, 1 de maio de 2020

Semana de 06 a 10/05/2019 - EVENTO: I ENCONTRO DE PIBIDs DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIAS PIBIDEANAS NORDESTINAS


06/05/2019
08h30 – Saída de Cajazeiras.
10:00h – Chegada na UERN-Pau dos Ferros.
10h30 - Credenciamento.
           
09h – Mesa de abertura: Geografias PIBIDeanas nordestinas: subprojetos, objetos e ações (Coordenadores dos Subprojetos PIBID de Geografia)

Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG)
Prof. Dr. Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador (DGC/CERES/UFRN)
Prof Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN)
14h – Grupos de Discussão

19h – O PIBID e a relação Universidade Escola: os professores supervisores e a formação discente.

Francisco Odair Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG

Profa. Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos, Professora Supervisora PIBID CGE/CAMEAM/UERN

Prof. Valderi Idalino da Silva Tavares, Professor Supervisor PIBID CGE/CAMEAM/UERN
07/05/2019
08h – Geografias PIBIDeanas Vividas e Sentidas (Exposição)
09h30 – Mesa Redonda: Experiências Teórico-Práticas Formativas Discentes no PIBID.

Beatriz Cecilia Silva Oliveira,  Rauny Ravanelly Medeiros Barros e Sorley Lucas Venâncio Bezerra, bolsistas PIBID Geografia  (DGE/CERES/UFRN)

Wanessa Silva de França e Jefson da Costa Pereira Dantas, bolsistas PIBID Geografia (CFP/UFCG)

Vinícius Freitas Barros e Maria Alana do Nascimento Barros, bolsistas PIBID Geografia (CGE/CAMEAM/UERN)
14h – Minicursos, oficinas de produção de materiais didáticos e estratégias de ensino.

19h30 – Mesa Redonda: A Formação de Professores para a Educação Básica e o PIBID: múltiplos olhares, escutas e ações de falas.

Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG)
Prof. Dr Rosalvo Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN)

21h – Atividade cultural

Nos dias seis e sete de maio de dois mil e dezenove aconteceu o evento I ENCONTRO DE PIBIDs DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIAS PIBIDEANAS NORDESTINAS na UERN, Campus Pau dos Ferros.

06/07-05-2019
I ENCONTRO DE PIBIDS DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIAS PIBIDEANAS NORDESTINAS
Nos dias seis e sete de maio de dois mil e dezenove ocorreu o evento intitulado: I Encontro de PIBIDs de Geografia: geografias pibideanas nordestinas, organizado pelo PIBID de Geografia do Campus de Pau dos Ferros (UERN), com parceria: PIBID de Geografia da UFCG e da UFRN. Ocorrendo em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia.
I Encontro de PIBIDs de Geografia: geografias pibideanas nordestinas visa promover a interação de Subprojetos, de seus atores (professores e pibideanos) com o propósito de valorizar as trocas de conhecimentos, experiências e vivências particulares. Esperando-se contribuir para a formação inicial dos PIBIDeanos, em particular, e dos discentes de Geografia, em geral, a partir do diálogo entre Sujeitos Diversos que se formam na diversidade de espaços ou mundos da vida cultural, social e subjetivo compartilhados. 
Tendo inicio no dia seis de maio pela manha, onde as 08h ocorreram o Credenciamento e Atividade Cultural, com a Abertura oficial as 08h30 e o lançamento da Cartilha Produtos Educacionais. Dando continuidade às 09h tiveram o inicio da Mesa de abertura intitulada: Geografias PIBIDeanas nordestinas: subprojetos, objetos e ações, sendo esta ministradas pelos Coordenadores dos Subprojetos PIBID de Geografia: Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG); Prof. Dr. Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador (DGC/CERES/UFRN); Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN); Prof. Adynamor Lucena de Medeiros (DGE/CERES/UFRN).

ABERTURA DO I ENCONTRO DE PIBIDS DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIAS PIBIDEANAS NORDESTINAS            



Esse evento promovido pelo PIBID buscou promover a interação de Subprojetos, de seus atores (Coordenadores de Áreas, Supervisores e Pibideanos), assim com o propósito de valorizar as trocas de conhecimentos, experiências e vivências. Então, espera-se contribuir para a formação inicial dos Pibideanos a partir do diálogo entre sujeitos que se formam na diversidade de espaços ou em mundos da vida cultural, social e subjetivo compartilhados.
            O evento iniciou no dia seis de maio as 08h, sendo que ocorreu o credenciamento e a atividade cultural. Assim, a abertura oficial foi as 08h30min juntamente com o lançamento da Cartilha Produtos Educacionais. E as 09h deu-se inicio a mesa de abertura intitulada: Geografias PIBIDeanas nordestinas: subprojetos, objetos e ações, sendo o momento de fala dos Coordenadores dos Subprojetos PIBID de Geografia, então a mesa foi composta pela Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG), Prof. Dr. Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador (DGC/CERES/UFRN) e Prof Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN).
            Então, as 14h teve os GDs, sendo que seriam expostos as experiências dos alunos. Assim, me direcionei para o GD 05: Formação Docente.
Durante a noite, as 19h ocorreu a mesa: O PIBID e a relação Universidade Escola: os professores supervisores e a formação discente, composta por Francisco Odair Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG,Profa, Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos, Professora Supervisora PIBID CGE/CAMEAM/UERN, Prof. Valderi Idalino da Silva Tavares, Professor Supervisor PIBID CGE/CAMEAM/UERN.




Dessa maneira, o Professor Francisco Odair ressalta que diante do acolhimento do PIBID na Escola é uma grande responsabilidade, uma vez que ser Supervisor é uma base para os alunos do PIBID. Salienta que o Professor é instigado a pesquisar e buscar mais leituras, proporcionando um melhor trabalho e aprendizado a todos.
            O Subprojeto PIBID proporciona uma maior diversidade quanto às práticas docentes, a estudos do meio com os alunos, uma vez que esse projeto facilita a execução dessas ações, assim havendo uma troca de aprendizados e experiências, gerando uma motivação quanto ao Professor durante a realização de suas aulas.
            Na fala do Professor Valderi Idalino abordou o PIBID como um meio de proporcionar momentos para troca de saberes, de integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Assim, podemos nas práticas examinar os melhores caminhos para superar problemas identificados no processo Ensino e Aprendizagem. Dessa maneira, gerando múltiplas colaborações no processo formativo.
            O PIBID também proporciona uma formação continuada, gerando ações e reflexões na Geografia, assim possibilitando mudanças nas práticas docentes.
            Assim, o Professor salienta três coisas indispensáveis para a atuação para a nação se desenvolver: sendo que a primeira são as matérias primas, uma vez que sem elas nenhuma nação se desenvolve. Quando o homem desenvolveu as técnicas, a principio foi na agricultura, assim começando dos equipamentos como enxada, machados até chegar aos maquinários. E a segunda é o avanço das tecnologias.
            Então, podemos dizer que a terceira é a importância dos professores que acabam formando qualquer cidadão em um profissional. Dessa maneira, podemos perceber a importância que o professor tem para o desenvolvimento da sociedade.
                Encerraram o dia com a entrega de dois livros de uma coleção a Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo (CFP/UFCG) e Francisco Odair Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG.

No dia sete, as 08h ocorreu a exposição sobre Geografias PIBIDeanas Vividas e Sentidas, sendo que foi exposto banners, maquetes, apresentação de vídeos aulas de algumas ações desenvolvidas pelo PIBID







Logo, as 09h30, aconteceu a mesa Redonda: Experiências Teórico-Práticas Formativas Discentes no PIBID, composta por Beatriz Cecilia Silva Oliveira,  Rauny Ravanelly Medeiros Barros e Sorley Lucas Venâncio Bezerra, bolsistas PIBID Geografia  (DGE/CERES/UFRN), Wanessa Silva de França e Jefson da Costa Pereira Dantas, bolsistas PIBID Geografia (CFP/UFCG), Vinícius Freitas Barros e Maria Alana do Nascimento Barros, bolsistas PIBID Geografia (CGE/CAMEAM/UERN).

A partir das 14h aconteceu os minicursos, oficinas de produção de materiais didáticos e estratégias de ensino, então me direcionei para a Oficina Estudo do Meio na Leitura do Espaço Geográfico, ministrada pelos Bolsistas Moema Vieira Lima (DGE/CERES/UFCG) e Jefson da Costa Perreira Dantas (DGE/CERES/UFCG), pelo Supervisor Prof. Francisco Odair Dantas (DGE/CERES/UFCG) e pela Coordenadora Profa. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (DGE/CERES/UFCG). 

Textos utilizados: 
  • Trabalho de campo (Valéria de Marcos)
  • Aula de campo (boletim Paulista de Geografia da AGB 1984)

            Para a realização do estudo do meio existem três etapas: antes, durante e depois.
            Antes: ocorre a partir de leituras e pensar nos objetivos para determinado estudo. Ter um intuito para analisar determinado objeto, sendo que já possui um conhecimento prévio. Além disso, também é preciso pensar nas vestimentas, uma vez que não é permitido todo tipo de roupa em um estudo do meio.
            Durante: pode ser elaborados questionários sobre aspectos do lugar onde irá ocorrer o estudo do meio. Sendo que é uma etapa para colocar em prática toda a parte teórica vista no antes. Além disso, também as dificuldades irão aparecer durante o estudo.  E como geógrafo, é de suma importância observar os pontos geográficos: relevo, clima, vegetação, localização.
            Depois: nesta etapa, ocorre à socialização, sendo relatadas as experiências do estudo do meio, assim apresentando os pontos negativos e positivos, processo que pode ser por meio de uma exposição para a comunidade escolar dos aspectos físicos, culturais, naturais, históricos, populacionais, sociais e econômicos do estudo. A aula de campo favorece a interdisciplinaridade. As atividades que podem ser realizadas na aula de campo, na parte prática são croquis e entrevistas. Além disso, temos os conceitos e categorias geográficas, sendo ESPAÇO, LUGAR, PAISAGEM, TERRITÓRIO e REGIÃO.



Na parte da tarde às 14h teve os Grupos de Discussão, expondo como contribuição para o evento um resumo de uma ação realizada na escola, pelo projeto Pibid. No eixo 3. Metodologias de Ensino, o resumo intitulado: (RE) UTILIZAÇÃO DE MATERIAS RECICLAVÉIS: CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO 7° ANO DA E.E.E.F MATIAS DUARTE ROLIM, MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. O presente resumo aborda a experiência de oficina pedagógica desenvolvida nas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2018, destinada à produção de materiais didáticos a partir da (re) utilização de materiais recicláveis. Essa experiência foi vivenciada nos Anos Finais do Ensino Fundamental da E.E.E.F Matias Duarte Rolim, situada na cidade de Cajazeiras, Região Intermediária de Sousa-Cajazeiras e teve como objetivo abordar a importância da reciclagem e a utilização de resíduos na produção de materiais pedagógicos para o ensino de Geografia.
CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO


Já na parte da noite, tendo inicio às 19h com a mesa: O PIBID e a relação Universidade Escola: os professores supervisores e a formação discente. Essa mesa foi composta pelos supervisores: Odair Francisco Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG, Profa. Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos, Professora Supervisora PIBID CGE/CAMEAM/UERN, Prof. Valderi Idalino da Silva Tavares, Professores Supervisor PIBID CGE/CAMEAM/UERN.
               APRESENTAÇÃO FRANCISCO ODAIR DANTAS    

Em sua fala o professor Aborda que diante do acolhimento do Pibid na escola é notório o aumento da responsabilidade, pois o cargo de supervisor é uma base e espelho para os alunos do Pibid, e diante desse projeto a responsabilidade aumenta. O professor é a todo o momento instigado a estudar e buscar cada vez mais leituras promovendo assim um melhor trabalho e aprendizado para todos.

O Pibid proporciona uma maior diversidade quanto a praticas docentes, a estudos do meio com os alunados, onde o programa facilita a execução dessas ações, tendo desse modo uma troca de aprendizados e experiências, gerando uma motivação quanto ao professor de realização de suas aulas. 


Em sua fala foi abordado o Pibid como um meio de proporcionar momentos para troca de saberes, de integração entre a educação básica e o ensino superior. Podemos nas práticas examinar os melhores caminhos para superar problemas identificados no processo ensino e aprendizagem. Gerando assim múltiplas colaborações no processo formativo como, por exemplo, a viabilização de experiências metodológicas, interdisciplinares de caráter inovador.

O pibid também proporciona uma formação continuada, gerando ações e reflexões na geografia escolar, possibilitando as mudanças nas práticas docentes.
Tendo como foco de sua apresentação o professor abordou três coisas indispensáveis para a nação se desenvolver:
A primeira são as matérias primas, onde sem elas nenhuma nação se desenvolve – o carvão, as técnicas. Quando o homem desenvolveu as técnicas a principio provavelmente foi na agricultura. Começando nos equipamentos como os machados, enxadas, até chegar aos maquinários.
A segunda são as tecnologias.
Com isso abordamos a terceira que são a importância dos professores, que acabam formando os economistas, médicos, engenheiros, como todas as outras profissões. Sendo importante para o desenvolvimento de qualquer nação.
            Com o encerramento do primeiro dia foi entregue dois livros de uma coleção para Francisco Odair Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG e a Coordenadora do Subprojeto PIBID de Geografia: Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG).

ENTREGA DOS LIVROS - COLEÇÃO DE PRODUTOS EDUCATIVO E METODOLOGIAS DE ENSINO VOLUME UM E DOIS



No segundo dia de evento iniciou-se a programação as 08h com as exposições intituladas - Geografias PIBIDeanas Vividas e Sentidas, onde foi apresentado maquetes, banners e apresentação das vídeos aulas de ações desenvolvidas no Pibid e em Práticas de Atividades produzidas pelos alunos.
                                  EXPOSIÇÃO DE BANNER’S
Os banners foram amostra de resumos realizados pelos alunos da UFRN, UERN de pesquisas e observações realizadas no Pibid e Estágio Supervisionado

AMOSTRA DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS
 

Essas amostras foram direcionadas aos alunos, na qual os PIBIDeanos tentaram identificar quais pontos eles tinham mais dificuldades havendo desse modo  um maior engajamento para superar essas dificuldades.  Entre as perguntas foram abordados por exemplo: *saber se os alunos sabiam qual o objeto de estudo da Geografia, com que frequência o professor de Geografia utilizava o livro didático, entre outras. 

EXPOSIÇÃO TIPOLOGIA DE NUVENS



Na noite do encerramento aconteceu uma mesa intitulada: A Formação de Professores para a Educação Básica e o PIBID: múltiplos olhares, escutas e ações de falas, ministrada pela Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG) e pelo Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN). A fala do Prof. Rosalvo objetiva defender a construção de uma competência comunicativa na Escola e na Universidade para proporcionar uma condição para a formação do sujeito/professor.




Certificados emitidos aos participantes e apresentadores de trabalhos científicos.




09/05/2019

No dia nove de maio de dois mil e dezenove, aconteceu à visita da turma do 7° Ano a UFCG- Laboratório de Ciências Biológicas. 





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