06/05/2019
08h30 – Saída de Cajazeiras.
10:00h – Chegada na UERN-Pau dos Ferros.
10h30 - Credenciamento.
09h – Mesa de
abertura: Geografias PIBIDeanas nordestinas: subprojetos, objetos e
ações (Coordenadores dos Subprojetos
PIBID de Geografia)
Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo
(CFP/UFCG)
Prof. Dr. Diego Salomão Cândido de
Oliveira Salvador (DGC/CERES/UFRN)
Prof Dr. Rosalvo Nobre Carneiro
(CGE/CAMEAM/UERN)
14h – Grupos de Discussão
19h – O PIBID e a relação Universidade Escola:
os professores supervisores e a formação discente.
Francisco Odair Dantas, Professor
Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG
Profa. Kaliana Maria Dantas de Freitas dos
Santos, Professora Supervisora PIBID CGE/CAMEAM/UERN
Prof. Valderi Idalino da Silva Tavares, Professor
Supervisor PIBID CGE/CAMEAM/UERN
07/05/2019
08h – Geografias PIBIDeanas Vividas e Sentidas
(Exposição)
09h30
– Mesa Redonda: Experiências Teórico-Práticas Formativas Discentes no PIBID.
Beatriz Cecilia Silva
Oliveira, Rauny Ravanelly Medeiros Barros e Sorley Lucas Venâncio Bezerra, bolsistas PIBID
Geografia (DGE/CERES/UFRN)
Wanessa Silva de França e
Jefson da Costa Pereira Dantas, bolsistas
PIBID Geografia (CFP/UFCG)
Vinícius Freitas Barros e
Maria Alana do Nascimento Barros, bolsistas PIBID Geografia (CGE/CAMEAM/UERN)
14h – Minicursos, oficinas de produção de
materiais didáticos e estratégias de ensino.
19h30 – Mesa Redonda: A Formação de
Professores para a Educação Básica e o PIBID: múltiplos olhares, escutas e
ações de falas.
Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo
(CFP/UFCG)
Prof. Dr Rosalvo Nobre Carneiro
(CGE/CAMEAM/UERN)
21h – Atividade cultural
Nos
dias seis e sete de maio de dois mil e dezenove aconteceu o evento I ENCONTRO
DE PIBIDs DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIAS PIBIDEANAS NORDESTINAS na UERN, Campus Pau
dos Ferros.
06/07-05-2019
|
Nos dias seis e
sete de maio de dois mil e dezenove ocorreu o evento intitulado: I Encontro de
PIBIDs de Geografia: geografias pibideanas nordestinas, organizado pelo PIBID
de Geografia do Campus de Pau dos Ferros (UERN), com parceria: PIBID de
Geografia da UFCG e da UFRN. Ocorrendo em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte,
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Professora Maria
Elisa de Albuquerque Maia.
O I Encontro de PIBIDs de
Geografia: geografias pibideanas nordestinas visa promover a interação
de Subprojetos, de seus atores (professores e pibideanos) com o propósito de
valorizar as trocas de conhecimentos, experiências e vivências particulares.
Esperando-se contribuir para a formação inicial dos PIBIDeanos, em particular,
e dos discentes de Geografia, em geral, a partir do diálogo entre Sujeitos
Diversos que se formam na diversidade de espaços ou mundos da vida cultural,
social e subjetivo compartilhados.
Tendo
inicio no dia seis de maio pela manha, onde as 08h ocorreram o Credenciamento e
Atividade Cultural, com a Abertura oficial as 08h30 e o lançamento da Cartilha
Produtos Educacionais. Dando continuidade às 09h tiveram o inicio da Mesa de
abertura intitulada: Geografias PIBIDeanas nordestinas: subprojetos, objetos e
ações, sendo esta ministradas pelos Coordenadores dos Subprojetos PIBID de
Geografia: Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG); Prof. Dr.
Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador (DGC/CERES/UFRN); Prof. Dr. Rosalvo
Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN); Prof. Adynamor Lucena de Medeiros
(DGE/CERES/UFRN).
ABERTURA DO I ENCONTRO DE PIBIDS DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIAS PIBIDEANAS NORDESTINAS
Esse evento promovido pelo PIBID buscou promover a interação de Subprojetos, de seus atores (Coordenadores de Áreas, Supervisores e Pibideanos), assim com o propósito de valorizar as trocas de conhecimentos, experiências e vivências. Então, espera-se contribuir para a formação inicial dos Pibideanos a partir do diálogo entre sujeitos que se formam na diversidade de espaços ou em mundos da vida cultural, social e subjetivo compartilhados.
O
evento iniciou no dia seis de maio as 08h, sendo que ocorreu o credenciamento e
a atividade cultural. Assim, a abertura oficial foi as 08h30min juntamente com
o lançamento da Cartilha Produtos Educacionais. E as 09h deu-se inicio a mesa
de abertura intitulada: Geografias PIBIDeanas
nordestinas: subprojetos, objetos e ações, sendo o momento de fala dos Coordenadores dos Subprojetos PIBID de
Geografia, então a mesa foi composta pela Profa.
Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG), Prof. Dr. Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador
(DGC/CERES/UFRN) e Prof Dr.
Rosalvo Nobre Carneiro (CGE/CAMEAM/UERN).
Então,
as 14h teve os GDs, sendo que seriam expostos as experiências dos alunos. Assim,
me direcionei para o GD 05: Formação Docente.
Durante a noite,
as 19h ocorreu a mesa: O
PIBID e a relação Universidade Escola: os professores supervisores e a formação
discente, composta por Francisco Odair Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia
CFP/UFCG,Profa, Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos, Professora Supervisora PIBID
CGE/CAMEAM/UERN, Prof. Valderi Idalino da Silva Tavares, Professor Supervisor PIBID
CGE/CAMEAM/UERN.
Dessa maneira, o Professor Francisco
Odair ressalta que diante do acolhimento do PIBID na Escola é uma grande
responsabilidade, uma vez que ser Supervisor é uma base para os alunos do
PIBID. Salienta que o Professor é instigado a pesquisar e buscar mais leituras,
proporcionando um melhor trabalho e aprendizado a todos.
O Subprojeto PIBID proporciona uma
maior diversidade quanto às práticas docentes, a estudos do meio com os alunos,
uma vez que esse projeto facilita a execução dessas ações, assim havendo uma
troca de aprendizados e experiências, gerando uma motivação quanto ao Professor
durante a realização de suas aulas.
Na fala do Professor Valderi Idalino abordou o PIBID como um meio de proporcionar
momentos para troca de saberes, de integração entre a Educação Básica e o
Ensino Superior. Assim, podemos nas práticas examinar os melhores caminhos para
superar problemas identificados no processo Ensino e Aprendizagem. Dessa
maneira, gerando múltiplas colaborações no processo formativo.
O PIBID também proporciona uma formação continuada,
gerando ações e reflexões na Geografia, assim possibilitando mudanças nas
práticas docentes.
Assim, o Professor salienta três coisas indispensáveis
para a atuação para a nação se desenvolver: sendo que a primeira são as
matérias primas, uma vez que sem elas nenhuma nação se desenvolve. Quando o
homem desenvolveu as técnicas, a principio foi na agricultura, assim começando
dos equipamentos como enxada, machados até chegar aos maquinários. E a segunda
é o avanço das tecnologias.
Então, podemos dizer que a terceira é a importância dos
professores que acabam formando qualquer cidadão em um profissional. Dessa
maneira, podemos perceber a importância que o professor tem para o
desenvolvimento da sociedade.
Encerraram o dia com a entrega de dois livros de uma coleção a
Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo (CFP/UFCG)
e Francisco Odair Dantas, Professor Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG.
No dia sete, as 08h ocorreu a exposição sobre
Geografias PIBIDeanas Vividas e Sentidas, sendo que foi exposto banners,
maquetes, apresentação de vídeos aulas de algumas ações desenvolvidas pelo
PIBID
Logo, as 09h30, aconteceu a mesa
Redonda: Experiências Teórico-Práticas Formativas Discentes no PIBID, composta
por Beatriz Cecilia Silva Oliveira, Rauny
Ravanelly Medeiros Barros e Sorley Lucas Venâncio Bezerra, bolsistas PIBID Geografia (DGE/CERES/UFRN),
Wanessa Silva de França e Jefson da Costa Pereira Dantas, bolsistas PIBID
Geografia (CFP/UFCG), Vinícius Freitas
Barros e Maria Alana do Nascimento Barros, bolsistas PIBID Geografia (CGE/CAMEAM/UERN).
A partir das 14h aconteceu os minicursos,
oficinas de produção de materiais didáticos e estratégias de ensino, então
me direcionei para a Oficina Estudo do Meio na Leitura do Espaço Geográfico,
ministrada pelos Bolsistas Moema Vieira Lima (DGE/CERES/UFCG) e Jefson da Costa Perreira Dantas
(DGE/CERES/UFCG), pelo Supervisor
Prof. Francisco Odair Dantas (DGE/CERES/UFCG) e pela Coordenadora Profa. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo
(DGE/CERES/UFCG).
Textos utilizados:
- Trabalho de campo (Valéria de Marcos)
- Aula de campo (boletim Paulista de Geografia da AGB 1984)
Para a realização do estudo do meio
existem três etapas: antes, durante e depois.
Antes: ocorre a partir de leituras e
pensar nos objetivos para determinado estudo. Ter um intuito para analisar
determinado objeto, sendo que já possui um conhecimento prévio. Além disso,
também é preciso pensar nas vestimentas, uma vez que não é permitido todo tipo
de roupa em um estudo do meio.
Durante: pode ser elaborados questionários
sobre aspectos do lugar onde irá ocorrer o estudo do meio. Sendo que é uma etapa
para colocar em prática toda a parte teórica vista no antes. Além disso, também
as dificuldades irão aparecer durante o estudo.
E como geógrafo, é de suma importância observar os pontos geográficos:
relevo, clima, vegetação, localização.
Depois: nesta etapa, ocorre à
socialização, sendo relatadas as experiências do estudo do meio, assim
apresentando os pontos negativos e positivos, processo que pode ser por meio de
uma exposição para a comunidade escolar dos aspectos físicos, culturais, naturais,
históricos, populacionais, sociais e econômicos do estudo. A aula de campo
favorece a interdisciplinaridade. As atividades que podem ser realizadas na
aula de campo, na parte prática são croquis e entrevistas. Além disso, temos os
conceitos e categorias geográficas, sendo ESPAÇO, LUGAR, PAISAGEM, TERRITÓRIO e
REGIÃO.
Na parte da
tarde às 14h teve os Grupos de Discussão, expondo como contribuição para o
evento um resumo de uma ação realizada na escola, pelo projeto Pibid. No eixo 3.
Metodologias de Ensino, o resumo intitulado: (RE) UTILIZAÇÃO DE MATERIAS
RECICLAVÉIS: CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO 7° ANO DA E.E.E.F MATIAS DUARTE
ROLIM, MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. O presente resumo
aborda a experiência de oficina pedagógica desenvolvida nas atividades do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de
2018, destinada à produção de materiais didáticos a partir da (re) utilização
de materiais recicláveis. Essa experiência foi vivenciada nos Anos Finais do
Ensino Fundamental da E.E.E.F Matias Duarte Rolim, situada na cidade de
Cajazeiras, Região Intermediária de Sousa-Cajazeiras e teve como objetivo
abordar a importância da reciclagem e a utilização de resíduos na produção de
materiais pedagógicos para o ensino de Geografia.
CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Já
na parte da noite, tendo inicio às 19h com a mesa: O PIBID e a relação
Universidade Escola: os professores supervisores e a formação discente. Essa
mesa foi composta pelos supervisores: Odair Francisco Dantas, Professor
Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG, Profa. Kaliana Maria Dantas de Freitas dos
Santos, Professora Supervisora PIBID CGE/CAMEAM/UERN, Prof. Valderi Idalino da
Silva Tavares, Professores Supervisor PIBID CGE/CAMEAM/UERN.
APRESENTAÇÃO FRANCISCO ODAIR DANTAS
Em
sua fala o professor Aborda que diante do acolhimento do Pibid na escola é
notório o aumento da responsabilidade, pois o cargo de supervisor é uma base e
espelho para os alunos do Pibid, e diante desse projeto a responsabilidade
aumenta. O professor é a todo o momento instigado a estudar e buscar cada vez
mais leituras promovendo assim um melhor trabalho e aprendizado para todos.
O
Pibid proporciona uma maior diversidade quanto a praticas docentes, a estudos
do meio com os alunados, onde o programa facilita a execução dessas ações,
tendo desse modo uma troca de aprendizados e experiências, gerando uma
motivação quanto ao professor de realização de suas aulas.
Em
sua fala foi abordado o Pibid como um meio de proporcionar momentos para troca
de saberes, de integração entre a educação básica e o ensino superior. Podemos
nas práticas examinar os melhores caminhos para superar problemas identificados
no processo ensino e aprendizagem. Gerando assim múltiplas colaborações no
processo formativo como, por exemplo, a viabilização de experiências
metodológicas, interdisciplinares de caráter inovador.
O
pibid também proporciona uma formação continuada, gerando ações e reflexões na
geografia escolar, possibilitando as mudanças nas práticas docentes.
Tendo
como foco de sua apresentação o professor abordou três coisas indispensáveis
para a nação se desenvolver:
A
primeira são as matérias primas, onde sem elas nenhuma nação se desenvolve – o
carvão, as técnicas. Quando o homem desenvolveu as técnicas a principio provavelmente
foi na agricultura. Começando nos equipamentos como os machados, enxadas, até
chegar aos maquinários.
A
segunda são as tecnologias.
Com
isso abordamos a terceira que são a importância dos professores, que acabam
formando os economistas, médicos, engenheiros, como todas as outras profissões.
Sendo importante para o desenvolvimento de qualquer nação.
Com o encerramento do primeiro dia
foi entregue dois livros de uma coleção para Francisco Odair Dantas, Professor
Supervisor PIBID Geografia CFP/UFCG e a Coordenadora do Subprojeto PIBID de
Geografia: Profa. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega di Lorenzo (CFP/UFCG).
ENTREGA DOS LIVROS -
COLEÇÃO DE PRODUTOS EDUCATIVO E METODOLOGIAS DE ENSINO VOLUME UM E DOIS
No
segundo dia de evento iniciou-se a programação as 08h com as
exposições intituladas - Geografias PIBIDeanas Vividas e Sentidas, onde foi
apresentado maquetes, banners e apresentação das vídeos aulas de ações
desenvolvidas no Pibid e em Práticas de Atividades produzidas pelos alunos.
EXPOSIÇÃO DE BANNER’S
Os
banners foram amostra de resumos realizados pelos alunos da UFRN, UERN de
pesquisas e observações realizadas no Pibid e Estágio Supervisionado
AMOSTRA DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS
Essas
amostras foram direcionadas aos alunos, na qual os PIBIDeanos tentaram
identificar quais pontos eles tinham mais dificuldades havendo desse modo um maior engajamento para superar essas
dificuldades. Entre as perguntas foram
abordados por exemplo: *saber se os alunos sabiam qual o objeto de estudo da
Geografia, com que frequência o professor de Geografia utilizava o livro
didático, entre outras.
EXPOSIÇÃO TIPOLOGIA DE NUVENS
Certificados emitidos aos participantes e apresentadores de trabalhos científicos.
09/05/2019
No dia nove de maio de dois mil e dezenove, aconteceu à visita da turma do 7° Ano a UFCG- Laboratório de Ciências Biológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário