04 a 12/09/2018-
05/09/2018
10/09/2019
ID Maciandia
No dia dez de setembro de dois mil e dezoito aconteceu à primeira ação de observação do ambiente da (E.M.E.I.E.F.) Matias Duarte Rolim, principalmente na sala do 7º ano na qual ficamos responsáveis. Neste primeiro encontro, cada Bolsista ID se apresentou aos alunos, podendo também fazer algumas observações de como poderá ser a melhor forma para trabalhar em sala.
05/09/2018
No dia 05/09/2018 ocorreu no IFPB uma reunião com o supervisor professor
Joabson Fernandes para conhecer um pouco sobre cada turma e como funciona a
dinâmica das aulas, em seguida feita a divisão dos bolsistas por turma, ficando
da seguinte forma: Alexandre e Leiliane ficaram com o 1° INTEL. Júlio Cesar e
Guilherme Alexandre ficaram com o 2° INTEL, Danilo e Pedro ficaram com o 2°
INTIN, na quarta feira todos os bolsistas irão para a sala do 3° INTEL, e uma
vez por semana todos os bolsistas fazem o planejamento das aulas junto com o
supervisor.
04/09/2019
No dia quatro de setembro de dois mil e dezoito, as
dezessete e quarenta, na sala 209-CA1, ocorreu à primeira reunião quinzenal do
programa PIBID-Programa institucional de Bolsa a iniciação, juntamente com o
supervisor Francisco Odair Dantas.
Tendo o início a reunião, foi distribuído um roteiro
de como iria decorrer a reunião, na qual iniciamos realizando uma oração,
direcionada pelo supervisor. Tivemos em sequência uma leitura dos dez motivos
pelo qual devemos gostar de geografia, e um poema A Escola de Paulo Freire, já
mencionado em reuniões anteriores, porém com bastante significância.
Adentrando em assuntos escolares, foi apresentado o
PPP da escola, os horários de ensino do professor na referida escola, todo o
cronograma elaborado e aprovado pela comissão de coordenação da escola.
Na reunião foi realizada uma subdivisão de equipes,
para trabalhar com o sexto ano, sétimo ano, oitavo ano e nono ano. Foi entregue
todo o planejamento do Professor Francisco Odair Dantas do mês de setembro,
direcionando livros didáticos para que aja um auxilio no acompanhamento das
aulas. Definindo-se assim também os horários e dias de cada subequipe na
escola.
Ficando determinadas as seguintes divisões:
Wanessa e Camila sexto ano (Quinta feira), Sabrina e
Macilândia sétimo ano (segunda feira), Jonathan e Maria oitavo ano (Quinta
feira) e Jefson e Moema (segunda feira).
Discutiu-se sobre o lugar da Geografia no horário escolar e sua relação com a funcionalidade da educação e da escola..
Foram apresentados e discutidos os conteúdos para o mês:
CRONOGRAMA DE
CONTÉUDOS PARA O MÊS DE SETEMBRO- FUNDAMENTAL II
Orientação para análise do Livro Didático de Geografia
Acesso texto sugerido: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/1870
10/09/2019
ID Maciandia
No dia dez de setembro de dois mil e dezoito aconteceu à primeira ação de observação do ambiente da (E.M.E.I.E.F.) Matias Duarte Rolim, principalmente na sala do 7º ano na qual ficamos responsáveis. Neste primeiro encontro, cada Bolsista ID se apresentou aos alunos, podendo também fazer algumas observações de como poderá ser a melhor forma para trabalhar em sala.
O
Professor Francisco Odair Dantas iniciou a aula lendo um versículo do livro da
sabedoria, uma vez que ressalta que necessitamos ter sabedoria para saber
resolver as situações que surgem na vida. Em seguida, fez uma revisão sobre as
sub-regiões do Nordeste, assim fazendo um debate da pesquisa solicitada na aula
anterior.
Realizou uma leitura de um texto
“Sertão”, sendo que logo após ocorreu uma discussão acerca das características
do Sertão. Também trabalhou o texto: Florestas muito mais do que um conjunto de
árvores; os biomas brasileiros; e a caatinga. Para finalizar, passou uma
atividade de caça palavras relacionada aos temas trabalhados na aula.
No dia 12 de setembro de
2018 houve o primeiro contato com a turma do 8º ano da E. M. E. I. E. F. Matias
Duarte Rolim por parte dos alunos que acompanharão a turma durante as
atividades do PIBID. Na aula o professor trabalhou o livro didático com os
alunos, estudando a América Latina. Em círculo, o professor abordou temas como
a população e a densidade demográfica do lugar com participação total dos
alunos. Por estar trabalhando a América Latina, foi recebida a visita da
coordenadora pedagógica da escola, que relatou aos alunos as experiências de
sua viagem ao Chile e a Cordilheira dos Andes, fazendo uma exposição aos alunos
de fotos tiradas no lugar, auxiliando assim ao professor em sua aula. Após
isso, o professor Odair distribuiu fotos da Colômbia, enviadas por um sobrinho
do mesmo para seus alunos e pediu para que os alunos escolhessem uma e
relatassem individualmente sobre o que mais chamava atenção na foto,
adaptando-as ao tema da aula. No fim, o professor aplicou uma atividade na
lousa para que os alunos respondessem ainda em sala atribuindo a ela uma nota
contínua. Ao fim da aula, o professor comentou sobre um aluno especial que ele
recebe em sua sala de aula, mostrando assim que está focado no trabalho de
inclusão dos alunos, mesmo esse aluno mostrando dificuldade nas atividades
impostas aos outros. Por fim, o professor Odair pediu para que fossemos para a
biblioteca da escola para revisarmos livros que tinham sido recebidos para a
escola, enquanto ele ministrava aula em outras séries.
Nos
dias 12 e 13 de Setembro houveram as primeiras observações feitas em sala de aula.
Na turma do oitavo ano da EMEIEF. Matias Duarte Rolim, onde nos apresentamos e
apresentamos um pouco sobre o subprojeto observamos alguns pontos como,
metodologia do professor, e desempenho e comportamento da turma
durante as aulas.
As duplas do 6° e 8° ano,
dirigiram-se a Escola Matias Duarte Rolim para observarem as aulas de Geografia
ministradas pelo supervisor do subprojeto e professor da educação básica
Francisco Odair Dantas. Conforme estabelecido na reunião que antecedeu a
observação na Escola, a dupla do 6° (da qual faço parte) são as alunas Camila
Saraiva Lacerda e Wanessa Silva de França.
Durante a aula estavam presentes 24 alunos do 6° ano. A sala tem um espaço amplo e
dispõe de ventiladores, carteiras e quadro. O tema da respectiva aula foi
"a interdependência entre os elementos da natureza e a formação dos
solos". No início da aula
utilizou-se de amostras de solo, que na aula
anterior o professor havia encarregado que os alunos da turma trouxessem em um
pote. Através das mostras que alguns dos alunos trouxeram o professor falou sobre os diversos tipos de solo. O
professor utilizou de outros matérias didáticos, o livro didático e o quadro.
Após a explicação sobre tipos de solo, o professor os
guiou para uma atividade, o mesmo distribuiu um desenho em folhas A4 e em
seguida os alunos observaram e em seus cadernos descreveram a paisagem e a
relação entre os elementos da natureza observada na ilustração.
ID Sabrina
ID Sabrina
10-09-2018 a primeira visita onde
foi possível conhecer os espaços educacionais da escola, como as salas de
aulas, de informática/biblioteca, sala dos professores, direção e refeitório.
Assim me direcionei para a sala de aula do sétimo ano onde tivemos o primeiro
contato com a turma que iria trabalhar. No dia 26-09-2018 na referida escola,
tive a oportunidade de conhecer o PPP da escola, onde passamos a tarde para
conhecer melhor o funcionamento da escola.
A
escola é um ambiente bastante agradável, com ambientes espaçosos como as salas
de aulas apenas com pouca ventilação, havendo uma cantina bastante espaçosa, um
ponto a destacar é a não existência de uma separação entre a biblioteca e sala
de computação. A sala dos professores era em conjunto com a da coordenadora,
mas no ano de 2019 houve a separação e os professores ganharam um espaço
melhor. No dia 10-04-2019 fizemos uma catalogação na biblioteca dos livros
relacionados a geografia com todos os membros do PIBID. A análise dos livros
foi feita diante dos empréstimos que os alunos faziam referente às orientações
do professor de Geografia, onde separamos os livros e assim podemos preencher a
ficha com os dados do livro, como: Titulo, determinantes sociais, objetivos,
autores, enredo, se possuem enfoques com a região semiárida.
11/09/2018
Planejamento de aulas com o supervisor Joabson Fernandes
No dia 11/09/2018 as 09h00min Planejamento junto com professor supervisor
Joabson Fernandes para a turma do 3° INTEL sobre as Faces do Terrorismo,
realizando ao fim da aula uma atividade referente ao apresentado em sala de
aula.
12/09/2018
Primeiro contato com a sala de aula do 3° INTEL
No dia 12/09/2018 ocorreu o primeiro contato com a sala de aula do 3°
INTEL após a explicação do conteúdo: As faces do Terrorismo. Foi
realizada uma atividade para melhor fixação do conteúdo.
17/09/2018
No dia
17/09/2018 as 07h00min houve o primeiro contato com a sala do 1° INTEL,
observando a aula do professor supervisor Joabson, com aula explicativa sobre o
assunto: A Teoria da Deriva Continental de Alfred Wagner, no primeiro
momento o correu uma discursão com os alunos sobre uma pesquisa realizada pelos
alunos em casa sobre o assunto da aula, em seguida a explicação do conteúdo
pelo professor, por fim os alunos fizeram uma atividade sobre o conteúdo para a
fixação do mesmo.
Como foi o
primeiro encontro apenas observamos e fizemos anotações sobre a sala de aula,
os alunos, em seguida tiramos dúvidas sobre o conteúdo e o livro usado por o
professor, para que também soubéssemos do conteúdo, o professor pediu para que
a gente se aprofundar ao máximo no conteúdo para que se alguns alunos tivessem
duvidas o mesmo iria pedir para a gente tirar as determinadas dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário