sexta-feira, 1 de maio de 2020

Reunião da Equipe PIBID Geografia - 26 de Setembro de 2018


Ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Campus Cajazeiras - PB, na sala 208 CA1, às 14h30min reunião com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com a Coordenadora Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo. Houve em um primeiro momento a orientação sobre as mudanças pertinentes a Plataforma CAPES, entrando entrou-se em consenso com os bolsista a exemplo do pensamento de Karl Marx sobre o sistema Capitalista relacionando com a atual situação. No entanto, decidimos concluir a primeira atividade na qual tínhamos nos comprometidos que será a elaboração de um questionário com os discentes de cada escola vigente. Em seguida, discutimos sobre a Escola da Ponte, Pedagogia da Autonomia, as viagens de Campo como a de Bananeiras e Tocantins, a elaboração de atividades para a docência compartilhada, a aplicação no estudo do PPC e PPI das escolas. Além disso, nos orientou sobre a entrega do Portfólio na Segunda Feira dia primeiro de Setembro de 2018. Trouxe ainda em pauta as experiências de cada bolsista referente a cada escola, ou seja, Matias Duarte Rolim e o Instituto Federal da Paraíba. Após, houve um diálogo sobre os conflitos e soluções para o crescimento das equipes e nos orientou sobre a gestão do blog e o cuidado sobre o uso da escrita.


Acervo do PIBID, 2018


Orientação de leitura de texto: Livro - Escola da Ponte: autores: Rui Canário, Filomena Matos e Rui Trindade(Orgs.) – Fazer a Leitura com o objetivo de conhecer sobre educação transformadora e participar de estudo do meio na Escola Nossa Senhora do Carmo, em Bananeiras-PB.





Livro: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire 




As leituras acima, obrigatórias e se destinaram a uma visita a Escola Nossa Senhora do Carmo na cidade de Bananeiras/PB. Por fim cada bolsista relatou as suas experiências vividas no subprojeto.

A professora abriu um tempo para que cada aluno falasse um pouco sobre suas primeiras experiências em sala de aula e o que esperar daqui para frente pelo um ponto de vista mais adiantado e conservador para que o aluno admirasse a escola e fosse como uma segunda casa para se adequar ao meio, e não só dentro da sala de aula mas sim com o um todo meio escolar e outros espaços que nos tínhamos direitos e passe livre, como sala de computação, biblioteca e demais espaços pedagógicos que formam a escola como um todo.


26/09/2018 - ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM

PESQUISA RELACIONADA AO PPP DA ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM

No vinte e seis de setembro de dois mil e dezoito, às quatorze horas, em Cajazeiras-PB, UFCG-CFP, na sala 208-CA1, ocorreu à reunião do programa PIBID, juntamente com a coordenadora Prof. Dra. Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo.
Neste referido dia foi solicitada uma pesquisa relacionando o PPP- Projeto Politico Pedagógico relacionado com a Geografia, a atuação do professor, os conteúdos a serem desenvolvidos, as metodologias utilizadas e meios avaliativos.
            A Geografia está presente desde a Educação Infantil – Pré I, onde abordará a Natureza e Sociedade, abordando os cuidados de si mesmo e do ambiente, correlacionados com as convivências nos diversos espaços (Coletivo e individual) e direitos e deveres dos cidadãos. Também presente na Educação Infantil – Pré II, abordando a Natureza e Sociedade como elementos: meio ambiente, seres vivos, recursos naturais, o tempo, modos de ser, viver e trabalhar de diferentes grupos sociais, respeito as regras de convivência.
Já nas series de 1º ano ao 9° ano são abordados temas específicos de geografia, na qual , o primeiro ano trata a Geografia estudando a escola; meios de comunicação e transporte, o transito. O 2º ano estuda as orientações sobre a localização da escola e seu espaço e estrutura. Demonstração de mapas e a cartografia do município de Cajazeiras. É abordado no 3º ANO Transformações nas paisagens. Relações entre a distância de casa para a escola e o centro da cidade. Pesquisa sobre matéria-prima e produtos industrializados. No 4º ANO ocorre a compreensão do mundo através de mapas. As características do planeta terra, os recursos naturais do Brasil. O 5º ANO trata do Brasil: um país de muitas diversidades e sua divisão política e regional.
No 6º ANO trata da Geografia e os lugares, representação e leitura cartográfica, a linguagem dos mapas, aspectos físicos da natureza. No 7º ANO são trabalhadas a formação histórica territorial do Brasil, sua complexidade e diversidade atual do país, o espaço indígena, os problemas urbanos e rurais, características históricas, culturais, econômicas da América. O 8º ANO vai trabalhar com conceitos de fronteiras, fronteiras políticas, culturais e econômicas, regionalização mundial – divisão internacional do trabalho, a Terra e o Sol: as fronteiras do tempo. E no 9º ANO a Geografia vai ser trabalhada com as diversas regionalizações do espaço geográficos, a nova ordem mundial, os territórios supranacionais e os papel do Estado, o Comercio em suas implicações sócio espaciais, a transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população. O espaço em rede: produção, transporte e comunicações na atual configuração territorial.
Os professores vão atuar em relação com os alunos no processo Pautado no respeito mútuo, onde as regras de convivência são discutidas e definidas de forma conjunta entre professores e alunos. Prevalência do diálogo como meio de resolver conflitos e acima de tudo com foco na afetividade.
Os Conteúdos vão ser passados baseados na sua significância com dimensão interdisciplinar que contemple tanto conceitos, como valores e atitudes, e potencialize o conhecimento e respeito a diversidade de etnia e manifestações culturais, bem como questões de gênero.
As Metodologias são baseadas em aulas dinâmicas nas quais o professor atua como mediador nas mais diversas situações para a construção do conhecimento, provocando a interação, participação e pesquisa por parte dos alunos. Vivência da interdisciplinaridade através da realização de projetos, estudos de campo e atividades extraclasses.
Já as Avaliações da aprendizagem ocorrem de forma contínua, cumulativa e sistemática do desempenho do aluno, realizada no dia a dia no contexto da sala de aula.





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