No
dia 04 de setembro de 2018, as 14:00 hrs , na sala 209 CA1, ocorreu a reunião
semanal do PIBID conjuntamente com os educandos do Programa RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, reunião esta ministrada pela Prof. Drª Cícera Cecília Esmeraldo Alves (CFP).
Foi entregue o texto: Os dez motivos para você gostar de Geografia para que se realizasse uma reflexão, bem como o texto: Escola - Paulo Freire.
Foi entregue o texto: Os dez motivos para você gostar de Geografia para que se realizasse uma reflexão, bem como o texto: Escola - Paulo Freire.
Esse poema (A Escola) nos
faz refletir que a escola é muito além que as paredes quadradas que temos,
mostra o desenvolvimento das diferentes relações na escola que muitas vezes nós
não enxergamos, mostra que vivenciando um ambiente de coletividade as coisas se
tornam fáceis, estudar se torna fácil, convívio de amigos e isso proporciona
felicidade.
Nessa reunião teve como primeiro momento
diálogos de como está sendo o primeiro contato com as escolas, discussões dos
participantes sobre os momentos com os professores e alunos, o modo de
acolhimento e início das atividades nas escolas.
Em
um segundo momento foi entregue um texto para reflexão denominado: Espaço
Público de Educação: Um novo contrato educativo. Foi lido em conjunto na sala
pelos participantes. O texto enfoca no papel da escola e da sociedade nos
métodos de aprendizagem dos alunos.
A escola está procurando agir com o papel da formação cidadã. A sociedade exige da escola a sua função inicial de formação, mas, também repassado pelos próprios pais e comunidade em geral o dever de ensinar a cidadania. A escola não careceria tornar-se o único responsável pela formação dos futuros cidadãos da comunidade, mas simultaneamente com ela devem-se surgir como parceria outras instituições - familiar, social, religiosa.
“Espaço Público de Educação: Um novo contrato educativo” de Antônio Nóvoa |
Acessar: https://convivernoexterior.blogspot.com/2013/04/antonio-novoa.html
Neste texto vai fazer relações sobre o papel da escola e da sociedade no processo de aprendizagem dos alunos.
Neste texto vai fazer relações sobre o papel da escola e da sociedade no processo de aprendizagem dos alunos.
Segundo os pensamentos de Antônio Nóvoa,
A frase À escola o que é da
escola, À sociedade o que é da sociedade sintetiza bem as ideias que temos
vindo a apresentar. A proposta anterior - Escola centrada na aprendizagem - só
tem sentido se a sociedade se responsabilizar, progressivamente, por um
conjunto de missões que, até agora, têm sido assumidas pela escola.
A escola estar sendo responsabilizado a atuar com um
papel que deve ser iniciado na sociedade, o formar cidadão. Está-lhe sendo
atribuído o seu papel inicial de aprendizado, mas, também, repassado pelos
próprios pais e comunidade em geral o dever de ensinar a cidadania.
Não deveria a escola tornar-se o único responsável
pela formação dos futuros cidadãos da sociedade, juntamente com ela deve-se
surgir o apoio parceiro de outras instituições- familiar, social, religiosa.
Tendo como enfoque a relação do texto com o programa
ele cita colaborações para a orientação dos processos educativos. Devemos
buscar sempre a inovação, métodos que possibilitem um maior desenvolvimento no
âmbito escolar, observando as peculiaridades de cada espaço escolar, devemos
instigar os diálogos tendo novas visões para a educação.A escola está procurando agir com o papel da formação cidadã. A sociedade exige da escola a sua função inicial de formação, mas, também repassado pelos próprios pais e comunidade em geral o dever de ensinar a cidadania. A escola não careceria tornar-se o único responsável pela formação dos futuros cidadãos da comunidade, mas simultaneamente com ela devem-se surgir como parceria outras instituições - familiar, social, religiosa.
Em
outro momento, ocorreu uma breve apresentação referente ao PIBID, Edital anterior no CFP,
sendo apresentado pelos antigos integrantes, Bolsistas ID, Marisa e Francisco.
Eles
abordaram inicialmente os objetivos do PIBID onde é de suma importância na
formação docente e, em seguida como isso contribui para a relação teoria e
prática. Foi apresentado o Subprojeto em Geografia, relatando o número de vagas
disponíveis no referido ano, a apresentação de todos os bolsistas que fizeram
parte e as descrições das escolas participantes do Programa. Os mesmos
relataram suas experiências na escola e as ações realizadas.
Após as discussões do texto Espaço Público de
Educação: Um novo contrato educativo e de todos os comentários, foi feita uma
breve apresentação referente ao PIBID anterior, onde ministrada por antigos
integrantes Marisa e Francisco.
Eles abordaram inicialmente os objetivos que o PIBID
tem- como é importante na formação profissional de professores, como isso
contribui para a relação teoria e prática. Foi apresentado o Subprojeto em
Geografia, descrevendo o número de vagas disponíveis no referido ano, a
apresentação de todos os bolsistas que participaram as descrições das escolas
participantes do programa. Os mesmos relataram suas experiências no âmbito
escolar e as ações desenvolvidas.
Neste mesmo dia às 17:30 hrs, na sala 209 CA1, UFCG Campus Cajazeiras aconteceu o primeiro encontro somente entre os alunos do PIBID da Escola Matias Duarte Rolim e o Supervisor Professor Francisco Odair Dantas. Nesse primeiro momento foram discutidas diversas pautas, entre elas: os horário e dias que tem aula de Geografia na escola, ocorreu também a divisão dos 8 bolsistas em dupla do 6° ao 9° Ano, onde cada um pode escolher qual colega que quer trabalhar e o ano desejado, se encaixando também a rotina de cada um. Recebemos um plano de aula referente a todo o mês de Setembro com o conteúdo programado pelo professor de Geografia Odair Dantas, em conformidade com o livro didático.
O supervisor iniciou sua reunião com a apresentação de uma pauta de ações para a iniciação do PIBID na Escola campo, bem como a orientação sobre a confecção de planos de aulas seguindo as orientações legais da área de conhecimento, na qual se insere a Geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário