No
dia quatorze de maio de dois mil e dezenove ocorreu a reunião quinzenal com a
professora Dra. Ivanalda, na sala de reuniões da UFCG campus Cajazeiras
Como
primeiro ponto da pauta, foi discutido sobre a Semageo, evento realizado
anualmente pelo curso de Geografia do CFP. Foi discutida sobre a participação
ativa dos membros do PIBID com as publicações de trabalhos acadêmicos, a
exposição das atividades e experiência.
Abordado
também como ponto de suma importância são as dificuldades que o PIBID perpassa
que afetam toda a classe que dela faz parte, seja alunado ou professores.
Muitas lutas já foram enfrentadas para que o programa não acabasse muitas dificuldades
nós estamos enfrentando, no início o curso de Geografia tinha 14 bolsistas e
atualmente trabalhamos com 8 bolsistas. Visando isso o apoio a AULAS NAS RUAS.
Outro
tema discutido o evento da UEPB, na qual comentamos sobre nossos trabalhos
publicados, as experiências e aprendizados com outros pibidianos de Geografia.
Para concluir a
reunião foi explanado sobre um ponto indispensável para o planejamento das
aulas do PIBID, que é o plano de aula. Toda aula faz-se necessário o plano de
aula.
15.05.2019
No
dia quinze de maio de dois mil e dezenove ocorreu a AULA NAS RUAS, que tinha
como propósito a participação dos alunos em luta pela defesa do futuro da
universidade pública brasileira, na qual defendemos a formação de professores
gratuita. Nessa luta os Institutos Federais de Cajazeiras se juntaram em busca
ao NÃO CORTE das verbas da educação. O IFPB- INSTITUDO FEDERAL DA PARAIBA e
UFCG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.
CARTAZ DO MOVIMENTO EM
DEFESA DA EDUCAÇÃO
EQUIPES PIBID CFP UFCG
16/05/2019
LEITURA E RESUMO
DO TEXTO – FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DE GEOGRAFIA: SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
No
dia dezesseis de maio de dois mil e dezenove foi passado uma leitura, na qual é
intitulada: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E
ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Este texto aborda A docência como uma atividade de
grande relevância social, sobretudo frente ao reconhecimento de seu papel
estratégico no sentido de condicionar decisivamente as oportunidades de
desenvolvimento social e econômico do país.
Ninguém
nasce professor, nós nos formamos professor. Assim, não basta saber os
conteúdos para se exercer o papel de professor. A aula envolve uma série de
conhecimentos e de reflexões que devem ser pautados nos cursos de formação. Em
outras palavras, é importante e necessária a formação dos professores em Nível
Superior, pois só assim teremos profissionais capazes de lidar com diferentes
situações encontradas nas salas de aula, é o treinamento avançado que
possibilita colaboração nestas ações.
A
profissionalização do professor se torna complexa frente ao contingente de
professores que atuam sem formação (48%), ausência de uma cultura profissional,
baixos salários, ou seja, é uma situação dramática. Segundo o relatório
produzido pelo Ministério da Educação temos um grande déficit de professores qualificado
atuante no Ensino Médio em todo o país, apenas metade dos docentes atuantes
possui qualificação para tal serviço. (MEC/INEP/2007).
Um
ponto abordado neste texto foi o posicionamento do autor quanto ser contra
a formação inicial dos professores em cursos à distância, alegando que esta
opção só pode ser considerada numa situação de formação continuada ou em
situação onde o acesso é difícil aos lugares, tendo em vista que se fazem
necessários as observações e o acompanhamento dos alunos em situações
práticas. Pois quando os alunos escolhem
licenciatura e têm a oportunidade, desde o início do curso, de ter a escola
como parâmetro de reflexão e base de conhecimento, poderão, ao longo de suas
trajetórias de formação, aprimorar as suas escolhas profissionais na medida em
que vão compreendendo a escola.
Deste modo salientamos que
o estágio deve ser analisado como uma iniciativa da universidade, sendo
fundamental nos cursos de licenciatura, e que as políticas públicas possam e
venham da à valorização necessária que estes cursos necessitam e merecem.
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