A ação intitulada
“Mapas Temáticos” foi desenvolvida na turma
do 7° ano B do Ensino Fundamental II da E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral desta
ação era apresentar para os alunos a importância dos mapas temáticos no ensino
de Geografia, tendo em vista a grande diversidade de mapas existentes, levando
assim os alunos a observar e compreender o uso dos mapas de forma crítica e
reflexiva.
Nossos objetivos específicos eram: Definir
mapas; Abordar o uso dos mapas pelos seres humanos ao longo dos anos; Identificar
os elementos cartográficos contidos nos mapas destacando a importância de cada
um; Diferenciar mapas de cartas e plantas topográficas e Mostrar os diferentes
tipos de mapas temáticos e sua função. A referente ação correspondeu há um
período de um mês, sucedendo-se em quatro encontros.
Antes de iniciarmos nossa ação, aplicamos
um questionário nas turmas do 7° ano A e B para que pudéssemos conhecermos a
opinião dos alunos, referente ao uso dos mapas nas aulas de Geografia, assim
como, a importância que estes atribui os mapas no processo de ensino e
aprendizagem.
No
primeiro encontro ocorreu a abordagem teórica, onde buscamos inicialmente
conhecer os saberes prévios dos alunos, acerca dos mapas e sua importância na formação
pessoal e profissional. Em seguida, através da exposição de
vários mapas temáticos em sala, apresentamos os seguintes conteúdos: Mapas e
seus elementos cartográficos que o compõem; Uso dos mapas ao longo dos anos;
Diferença entre Mapas, Cartas e Plantas topográficas e Mapas temáticos e sua
função.
Abordagem teórica dos conteúdos. |
Mapas temáticos e mudo do Estado da Paraíba. |
Alunos confeccionado os mapas temáticos. |
No terceiro encontro demos continuidade
as atividades que não tinha sido concluído na aula anterior. Por fim, no quarto
encontro expomos os mapas produzidos pelos alunos. Realizamos uma discussão com
a turma sobre o material produzido em sala e refletimos sobre a importância dos
mapas, assim como dos critérios para a elaboração dos mesmos. Além do mais,
revisamos os assuntos que foram trabalhados
nos encontros anteriores.
Mapas temáticos da Paraíba produzidos pelos alunos |
Reflexão sobre as atividades realizadas em sala e revisão dos conteúdos. |
Nessa perspectiva, podemos afirmar que a ação
dos mapas temáticos desenvolvida na turma do 7° ano B, teve um resultado bastante
significativo, uma vez que a maioria dos alunos apresentavam dificuldades em
interpretar e compreender o significado dos mapas. Identificamos uma evolução
do processo de aprendizagem dos educandos onde, em todos os momentos buscamos
fazer com que os próprios discentes construíssem o conhecimento a partir de uma
abordagem teórico/prático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário