O filme Escritores da Liberdade é um filme
motivacional e ao mesmo tempo revelador sobre a prática docente e os desafios
que os professores deparam no espaço escolar. Um filme que nos leva a refletir
sobre o espaço escolar, os sujeitos internos e externos que o compõem e o
processo de ensino e aprendizagem.
Mediante ao mesmo, concluimos que o professor é
um profissional que está presente na formação do aluno desde o ensino básico ao
ensino superior, tornando-se um instrumento de destaque na vida do indivíduo. Muitos
destes vão além do seu ofício, não se limitando apenas a serem mediadores do
conhecimento, formando para a vida pessoal e profissional.
Nessa perspectiva, podemos afirmar que a
prática do docente na sala de aula pode influenciar de forma total ou parcial
na aprendizagem dos alunos, uma vez que quando o trabalhado não é desenvolvido
com compromisso, seriedade e responsabilidade os discentes terão uma formação
insuficiente e certamente não estarão preparados para o mercado de trabalho e
muito menos para a vida.
O cotidiano da sala de aula é o lugar
onde professor e aluno irão trocar ideias e passar horas do dia. Então é
necessário que ambos tenham uma boa relação para que haja essa troca de
conhecimento e até de amizade. Contudo, as coisas não funcionam sempre assim,
pois muitos alunos não veem professores como amigos ou alguém que possa ser de
grande importância para sua vida. Vê o professor apenas com um receptor de
notas e alguém que fala muito. Devido a isso e outros motivos, ambos (professores
e alunos) acabam não respeitando um ao outro, tornado difícil a manutenção de
uma boa relação.
O ensino e aprendizagem consistem em
ações que requer esforço, empenho e contribuições tanto dos alunos quanto do
professor. Uma vez que não é possível desempenhar com facilidade tais ações na
escola, no contexto atual da sala de aula de forma eficácia e significativa.
A aprendizagem não acontece apenas na sala
de aula com o auxilio do professor preso ao livro didático. Ela acontece em
outras situações, seja através de uma leitura de um livro, relatos de
experiências, observações e entre outras. Todas estas atividades permite também
um novo aprendizado ao sujeito em formação.
O
conteúdo pode está incorporado de forma implícita no livro paradidático, em um
texto, notícia, relato e até mesmo no dia a dia do aluno. Cabe ao professor
ligar essas experiências que o aluno irá vivenciar ao conteúdo que se pretende
abordar de forma sistematizada.
Apesar
de todas as dificuldades o professor precisa apresentar dinâmicas novas e
trazer para a realidade dos alunos novas formas de ensinar e aprender, buscando
acima de tudo conhecer os problemas do aluno para se melhor planejar nas suas
ações. É preciso também firmar parcerias junto a direção para a busca de
soluções eficazes para a prática docente. A ausência dessa parceria ou uma relação
conflituosa com a direção escolar, afeta diretamente o processo de ensino e
aprendizagem na sala de aula.
Diante a isto, indicamos esse filme a
todos os docentes e gestores escolares em atuação e em formação, para que estes
reflitam sobre suas práticas, inspire-se em soluções e visualizem o espaço
escolar como ambiente de formação para além do capital.
Pibidianos da E.M.E.I.F.Cecília Estolano Meireles.
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