No dia dois de setembro finalizamos a oficina: Construção de mapas das Regiões Sul
e Sudeste contendo os Estados e Capitais de cada uma na sala do 7° ano.
04/09/2019
CICLO
DE PALESTRA – SURDEZ PROMOVIDA PELO INCLUIR.
RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO, O INTERPRETE
E O ALUNO SURDO
Nesta palestra foi
apresentada uma experiência de um professor que apresenta como foram os
primeiros contatos com as experiências de surdez. Primeiramente foi na igreja,
pois começou a se comunicar com pessoas surdas, após foi trabalhar em uma
empresa de sandálias (alpargatas), sendo que possibilitou uma abertura de visão
que instigou a necessidade de comunicar-se melhor e dai então procurou meios
para ampliar seus conhecimentos sobre libras.
Estando sempre em contato com pessoas surdas, se
comunicando, assim surgiu o interesse para começar a ser interprete. Em sua
fala aponta que é cobrado do professor uma escola inclusiva, mas não dão apoio
ou uma abrangência para que os professores se especializem na área. Apenas o
curso de libras não faz de uma pessoa um interprete, é preciso ir mais além nas
pesquisas e aprofundar nos estudos.
Assim, salientamos que interprete não faz milagre e nem é
professor, mas sim um mediador em sala de aula. É apenas um colaborador para os
alunos, assim ajudando durante a aula.
04/09/2019 - REUNIÃO COM COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
No dia quatro de
setembro de dois mil e dezenove aconteceu à reunião dos Bolsistas ID juntamente
com a Coordenadora Prof. Drª Ivanalda Dantas Nóbrega DI Lorenzo no laboratório
da ETSC, as 14h.
Esta reunião foi para definir os artigos para os eventos
do PIBID e SEMAGEO, além de falar sobre os valores dos eventos.
Evento do PIBID
1.
Estudo
do meio e influências na aprendizagem em Geografia
(Maria,
Macilândia, Sabrina, Danilo, Francisco Odair e Ivanalda)
2.
Reflexões
sobre aspectos sócio emocionais na construção do conhecimento no PIBID
( Wanessa, Camila, José Pedro, Jefson, Francisco Odair, e Ivanalda)
3.
Cartografia
e saberes tecnológicos no ensino de Geografia
(Alexandre, Júlio, Moema, João Carlos, Micaele e Ivanalda)
Evento da SEMAGEO
1.
Espaços
e tempos da formação inicial e seus reflexos na formação no Ensino Médio
(Danilo, José Pedro, Micaele e Ivanalda)
2.
Materiais
lúdicos no ensino de Geografia
(Camila, Maria, Wanessa, Ivanalda)
3.
Aprendizagem
e relações na formação de grupos
(João Carlos, Micaele e Ivanalda)
4.
A
formação inicial discente a partir do PBID
(Jefson, Moema, Francisco Odair e Ivanalda)
5.
Os
múltiplos espaços da formação inicial discente
(Francisco Odair, Sabrina, Macilândia e Ivanalda)
6.
O
Subprojeto PIBID Geografia do CFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário